Fóruns

Versão Completa: Teste de Resistência e Voltagem do Estator da RTR 150 Apache Dafra 2010/11
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.


Olá pessoal, aqui é o Ivan, mecânico de motos, e hoje vou explicar como fazer o teste de resistência e voltagem no estator da Apache RTR 150 da Dafra, modelo 2010/11.

Aqui na moto, o estator tem dois conectores, um deles conectado à bobina de pulso que vai para o CDI. Para medir a resistência, vamos focar no fio verde e no fio preto para o amarelo, para a resistência da carga, e no fio preto para o fio branco com listra vermelha, para a resistência da iluminação.

Primeiro, usamos um multímetro na escala de 200 ohms para medir a resistência. Conectamos a ponta preta do multímetro no fio preto e a ponta vermelha no fio amarelo. A resistência foi medida em 1,1 ohms, o que está dentro da tolerância. Em seguida, medimos a resistência do fio branco com listra vermelha, que foi de 1,3 ohms, também dentro da tolerância.

Depois, passamos para o teste de voltagem. Colocamos o multímetro na escala de voltagem alternada em 200 volts. Conectamos a ponta vermelha no fio amarelo e a ponta preta no fio preto. A voltagem deve ser superior a 130-140 volts acima de 5.000 RPM. Neste caso, obtivemos 140 volts, o que está ótimo. Em seguida, fizemos o mesmo teste no fio branco com listra vermelha e obtivemos quase 190 volts a 1500 RPM, também dentro dos parâmetros corretos.

Portanto, concluímos que tanto a resistência quanto a voltagem do estator estão corretas. Isso é importante para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico da moto. Se tiverem alguma dúvida, estou à disposição. Show de bola!