Fóruns

Versão Completa: Saiba como Testar o Regulador de Tensão do Alternador
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.


Aparecido Oliveira demonstra como testar reguladores eletrônicos de tensão usados em alternadores de carros. Ele menciona que há dois tipos de reguladores: o de montagem direta no alternador (chamado de Campo positivo) e o regulador externo (chamado de Campo negativo). Ele explica que esses reguladores não regulam a tensão exatamente, mas, em vez disso, limitam a tensão máxima a um valor programado, como 14 volts.

O processo de teste envolve o uso de um multímetro, uma lâmpada de 12 volts e dois reguladores eletrônicos. O regulador é conectado a uma fonte de tensão e uma lâmpada é usada para simular o rotor do alternador. O multímetro é conectado para monitorar a tensão. O regulador liga e desliga o campo do alternador para manter a tensão próxima a 14 volts.

A ideia principal é que o regulador mantém a tensão do alternador próxima ao valor programado, desligando o campo quando a tensão se aproxima de 14 volts e ligando-o novamente quando a tensão cai. Isso é feito muitas vezes por segundo para manter a tensão constante.

O teste demonstrado é realizado em bancada e pode ser feito com ambas as versões de reguladores (Campo positivo e Campo negativo), monitorando a tensão e observando a lâmpada durante o processo para verificar se o regulador está funcionando corretamente. O objetivo é garantir que a tensão não ultrapasse o limite programado.