Fóruns

Versão Completa: Conheça a Ignição Eletrônica Mapeada Ezk
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.


Neste vídeo, Aparecido Oliveira descreve os componentes da ignição eletrônica EZk e seu diagnóstico. Aqui está um resumo dos procedimentos:

**Descrição dos Componentes:**
1. **Módulo de Ignição EZk:** Este módulo é o componente principal da ignição eletrônica EZk. Possui várias funções, incluindo controle do avanço de ignição, estabilização da marcha lenta, controle de ignição em função da temperatura do motor e diagnóstico automático.
2. **Sensor de Pressão Absoluta (MAP):** Conectado ao coletor de admissão, este sensor fornece informações sobre a carga do motor.
3. **Sensor de Detonação:** Este sensor está ligado ao bloco do motor e detecta as batidas de pino ou detonação, permitindo o ajuste do ponto de ignição.
4. **Sensor de Temperatura do Motor:** Mede a temperatura do motor e fornece informações ao módulo de ignição para controlar o avanço de ignição em função da temperatura.
5. **Distribuidor:** O distribuidor é responsável por fornecer os pulsos de ignição às velas de ignição com base nas informações recebidas do módulo de ignição.

**Funções Principais:**
- Controle do Avanço de Ignição: O módulo de ignição EZk controla o avanço de ignição com base na rotação e na carga do motor, otimizando o desempenho e a eficiência.
- Estabilização da Marcha Lenta: Quando o motor está em marcha lenta, o módulo mantém a rotação estável, respondendo rapidamente a mudanças nas condições.
- Controle de Ignição em Função da Temperatura: O módulo ajusta o avanço de ignição com base na temperatura do motor.
- Diagnóstico Automático: O sistema possui uma função de diagnóstico automático que emite códigos de falha por meio de um LED no painel, indicando problemas nos sensores ou circuitos.
 
**Auto Diagnóstico:**
- O sistema possui uma função de diagnóstico automático que emite códigos de falha por meio de um LED no painel.
- Códigos de Falha: O LED pisca um número específico de vezes para indicar o tipo de falha. Por exemplo, duas piscadas podem indicar um problema no sensor de temperatura, quatro piscadas no sensor de detonação e assim por diante.
- Este sistema de diagnóstico ajuda a identificar problemas nos sensores e circuitos rapidamente.

Lidar com a ignição eletrônica EZk envolve entender como esses componentes funcionam juntos para otimizar o desempenho do motor e como usar o diagnóstico automático para solucionar problemas.