Fóruns

Versão Completa: Luz de óleo Ascendendo, Piscando? Borra no Motor O Que Fazer?
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.


O mecânico de carros Daniel explica o procedimento para lidar com o problema da luz de óleo do motor que ascende ou pisca no painel de controle, o que pode ser causado por depósitos de borra no motor. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos mencionados:

**Passo 1: Entender o Problema da Luz de Óleo**
  - A luz de óleo do motor ascendendo ou piscando no painel pode indicar problemas mais graves do que mau contato elétrico ou defeitos no sensor.

**Passo 2: Identificar o Acúmulo de Borra no Motor**
  - O problema comum que o mecânico aborda é o acúmulo de borra, uma substância semelhante a graxa, que se descola das paredes internas do motor com o tempo.

**Passo 3: Compreender o Impacto da Borra**
  - As partículas de borra podem se soltar e acabar no cárter de óleo. Essas partículas podem obstruir o pescador, que é responsável por coletar óleo e enviá-lo para a bomba de óleo.

**Passo 4: Efeito na Lubrificação**
  - O entupimento parcial do pescador pode prejudicar a lubrificação do motor, resultando em problemas de óleo que podem levar a danos no motor.

**Passo 5: Evitar Limpezas Químicas Indevidas**
  - O mecânico desaconselha a realização de limpezas químicas inadequadas, como simplesmente adicionar um produto ao óleo sem a devida remoção. Essas ações podem não resolver o problema e até mesmo prejudicar o motor.

**Passo 6: Opções de Limpeza Corretas**
  - Se for necessário lidar com o acúmulo de borra, as opções apropriadas são realizar uma limpeza completa do motor, que envolve retirar o cárter e limpar o pescador, ou desmontar o motor inteiro, limpar e substituir componentes conforme necessário.

**Passo 7: Consultar um Mecânico**
  - É recomendável buscar orientação de um mecânico de confiança para avaliar o problema da luz de óleo e tomar as medidas corretas.

Este vídeo destaca a importância de tratar o problema da luz de óleo adequadamente, evitando soluções simplistas que podem causar danos ao motor. O mecânico enfatiza a necessidade de tomar medidas adequadas para resolver o problema do acúmulo de borra e garantir a lubrificação adequada do motor.