Fóruns
VECTRA 2.2 MPFI - MOTRONIC M1.5.4 – NÃO DESLIGAMENTO DO MOTOR QUANDO QUENTE AO SE DES - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76)
+---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79)
+---- Tópico: VECTRA 2.2 MPFI - MOTRONIC M1.5.4 – NÃO DESLIGAMENTO DO MOTOR QUANDO QUENTE AO SE DES (/showthread.php?tid=1657)



VECTRA 2.2 MPFI - MOTRONIC M1.5.4 – NÃO DESLIGAMENTO DO MOTOR QUANDO QUENTE AO SE DES - Sr.Big - 25-05-2020

Outros detalhes:
•  Mesmo com a chave de ignição desligada o motor permanece em funcionamento por alguns segundos.
Causa:
• Este fato ocorre devido ao movimento de inércia do alternador.
Neste caso existe uma corrente elétrica de retorno que flui através do terminal D+ do alternador, e que passa pela lâmpada de bateria do painel de instrumentos. Este retorno gera uma tensão (de 5 a 6V) pulsante na linha +15 que está sendo transmitida ao terminal 27 da U.C.E.. A U.C.E. nesta condição opera de forma instável e entende que estão sendo dadas várias partidas consecutivas e consequentemente injeta combustível em quantidade elevada.
Solução:
1) Inspecione a válvula de purga do canister quanto ao travamento (permanecendo sempre aberta); nesta condição o motor aspira o vapor de combustível presente na linha, o que seria suficiente para seu funcionamento após o desligamento da chave de ignição. Se o sistema antievaporativo está em perfeito estado, siga então o próximo passo;
2) Solução GM: Substituir o circuito impresso de cor verde pelo de cor azul e com o uso de um scanner, reprogramar a quilometragem correta do veículo;
3) Solução de campo: inserir um diodo (IN4004) entre o terminal D+ do alternador e a lâmpada da bateria no painel, de modo a impedir o retorno de corrente.
[attachment=2662]