Fóruns
GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76)
+---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79)
+---- Tópico: GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. (/showthread.php?tid=1761)



GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. - Sr.Big - 28-05-2020

Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: S10
Fabricante: Bosch
Motor: 2.8 Turbo
Versão: EDC 16C9 (Common Rail)
Ano: 2008
Combustível: Diesel

Problema: Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM.

Retorno do scanner: Código P0234 - Falha no controle da pressão do turbo.

Histórico/Causa do Problema:
Esse modelo possui uma eletroválvula de 3 vias de controle da pressão do turbo situada na parte posterior do cabeçote junto ao reservatório de óleo da direção hidráulica.
A eletroválvula atua controlando o vácuo oriundo da câmara de vácuo sobre a válvula "wastegate" (válvula pneumática que controla o fluxo de gases de escape sobre a turbina).

Uma das vias da eletroválvula, é ligada a atmosfera e fica com a tomada (ponta) voltada para cima, sujeita à obstrução por sujeiras do ambiente externo, o que de fato constatamos ao examinarmos a peça.

Com a eletroválvula obstruída não havia controle sobre a pressão do turbo que subia exageradamente ocasionando a falha.
O defeito foi resolvido quando fizemos uma limpeza e eliminamos a obstrução, além disso, para evitar a repetição do problema, instalamos na eletroválvula uma mangueira de 30cm aproximadamente com a ponta voltada para uma região mais protegida no vão do motor.

Solução: Limpeza e eliminação da obstrução na eletroválvula de controle da pressão do, turbo.