Fóruns
BIZ 125 ES 2013 sem gerar carga para a bateria - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: BIZ 125 ES 2013 sem gerar carga para a bateria (/showthread.php?tid=3307)



BIZ 125 ES 2013 sem gerar carga para a bateria - admin - 03-01-2021

BIZ 125 ES 2013 sem gerar carga para a bateria, passo a passo
ô galera aqui é uma Biz 125 2013 e o seguinte você falou que não tá gerando para bateria certo já foi colocado da bateria e mesmo assim não gera para bateria já descarregou ignição vai descarregar a bateria então queremos fazer primeiro procedimento bateria vou colocar minha bateria de teste perto da magnetron e começar a usar o sistema Primeiramente vou colocar a bateria eu vou verificar se realmente está gerando ou não beleza para a gente começar a fazer os procedimentos de teste vamos lá bateria de teste aqui quando for colocar uma bateria tem que certificar se realmente essa bateria Tá bom preta no aterramento no negativo da bateria e a comprar vermelha no postinho da bateria comprei vou vou ligar a ignição farol ligado sempre com farol ligado acelerando ela está baixando a voltagem então diminui o foco o brilho da lâmpada o brilho do Farol vai diminuindo e a voltagem baixando aumentou acelerar gerador o foco aumentou agora vou acelerar quanto mais acelera mas diminui a luz do farol acelera ao invés de aumentar diminui o brilho do Farol diminuir certo então essa motocicleta Provavelmente tem um curto elétrico nessa nessa motocicleta celular pelo o estator certo protetor de pernas desconectar conector do estator que queremos fazer aqui sem querer lado do estator certo a conexão dele aqui ó fica aqui certo para retirar tem que tirar aquilo tudo tem que retirar o protetor de pernas Branco teto e o fio verde é do estator da bobina do estator queremos fazer e nos CEP do Connect certo e fazer o teste de voltagem do lado do estator de resistência e de voltagem certo vamos lá já desconectei aqui no Rio Branco motivo quanto para vermelha do motivo no Rio Branco ponta de prova preta no fio verde na escala de 200 vamos EA resistência 0.6 ohms certo então quer dizer que aqui está dentro do padrão como tinha que dar de 0,1 a 1,2 ou então tá dentro do padrão certo agora vamos reconectar o conector funciona moto e ver qual a voltagem que vai dar Vamos colocar aqui ó o multímetro na escala de alternador vamos reconectar e fazer o teste vamos lá fazer o teste de voltagem vamos fazer o teste aqui se vai dar continuidade do fio branco certo para o aterramento do motor vamos fazer o teste colocamos um multímetro na escala de continuidade do lado do estator e a preta aqui ó não deu continuidade ela desce continuidade assim ó com defeito como eu tô colocando aqui ó no chassi da moto mesmo no motor desconectado tem que dar continue conectado E se eu encostar aqui ela vai dar continuidade Olha aí porque dá continuidade o fio verde será que está no enrolamento do estator está conectado ao fio verde da instalação elétrica beleza mas antes não pode dar continuidade beleza só uma informativa para fortalecer o conhecimento Então vamos agora faz o teste de voltagem vamos lá já está conectado ponto de prova presa no aterramento para vermelha no fio branco do lado estator vamos funcionar moto então ok certo agora vamos aqui eu não conector do retificador certo já fizemos aqui o teste de voltar de resistência tudo certinho aqui no conector do estator teste no conector do retificador aquela de continuidade ponta de prova preta no aterramento e comprou vermelha com o conector do reproduz conectado no fio verde utilidade para o Terra Ok beleza agora vamos colocar na escala de 200 ohms  pilha no fio branco de 0,1 a 1,2 ohms como se escreve segunda beleza OK agora colocamos isso esse teste é com a ignição desligada agora colocamos à noite na Sky agem quando para Valquíria permanece aterramento com a ignição desligada para comprar vermelha no fio vermelho com a listra branca voltagem da bateria ok agora vamos reconectar o conector do retificador e fazer o teste aqui no fio vermelho com a ignição desligada de 11 a 12 volts certo vamos reconectar vamos lá já reconectei conector do retificador coloquei conector de teste lá no fio vermelho certo e aqui é a outra ponta dele Certo o multímetro continua na escala de 22 continua ia comprar o vermelha aqui ó fio vermelho Lá no perto do mercado 9 volts certo a ignição está desligada esse teste a conexão desl tá tudo OK beleza agora vamos do relé de carga vamos lá carga vamos que desconectar ele para retirar e fazer o teste aqui no conector como conectar o desconectado certo que queremos fazer desligada multímetro na escala de 20 volts continua no ponto de prova preta no aterramento foi para vermelha aqui ó no fio vermelho com listra branca tem que dar a carga da bateria Ok beleza Agora continua com a tensão desligada no fio vermelho certo tem que dar a voltagem de 11 a 12 volts retificador Ok beleza agora vamos colocar escala de continuidade fonte para o cliente permanece no aterramento e a vermelha eu vou colocar aqui ó no fio Amarelo com a lista Verde certo eu vou ligar a ignição e agora eu vou colocar aqui no fio Amarelo chá verde vai ter que dar continuidade constante para o aterramento aí galera o aterramento aqui ok conectado aqui e eu vou desligar a ignição ela vai ter que parar de dar continuidade abeline são para dar continuidade o teste está correto beleza agora vamos fazer o teste em outras conexões vamos lá vamos verificar lâmpadas Stop vamos lá ô galera ânsia gente passar para outros testes vamos fazer o teste aqui de continuidade do fio vermelho com listra amarela que vem lá do retificador que queremos fazer colocar aqui o multímetro na escala de continuidade certo preta no fio pode chamar ela lá no conector do retificador e é para vermelha aqui ó no fio vermelho para chamar ela então continuidade Então quer dizer que está tudo correto aqui no conector do relé deixando de carga Então vamos agora para a verificação de lâmpadas perto do sistema de iluminação vamos lá desconectei aqui visual tá tudo ok a lâmpada também agora aqui no conector do Farol também está ok ó coloquei certo agora vamos verificar lá no conector da lanterna traseira tô aqui do lanterna traseira Tá ok a lâmpada também desconectar conexões elétricas conector da lanterna traseira que causa chuva em curto esse fio amarelo com aterramento ela vai atrapalhar a retificação certo que esse amarelo é de iluminação e também atrapalha na retificação e dando desconectar o conector da do painel certo queremos fazer vários testes vamos lá tá funcionando ponto de prova vermelha no postinho da bateria aqui na escala de 22 contigo certo farol aqui ó tá sem o farol desligar conectado já caiu para 12.2 hoje vamos desconectar e Conectar agora esse e esse aqui vai lá para o painel também esse outro também então vamos desconectar os dois pares conectados então praticamente a parte de dominação foi desconectada e continua a mesma coisa então quando a gente vai ficar aqui ó Qual agente colocar aqui a mão ele não tá já conectei todos ligado aqui lâmpada ligada então depois da moto somente o re o bumbum da gente fazer o teste passo a passo para identificar se tem existe outra peça com defeito ele fazendo um teste estator fazer um teste de continuidade da Fiação de voltagem estator de conexões conectores lâmpadas a gente descobre se o sistema está todo ok muito bem tirar o retificador e conectar o outro aqui e já encontrou defeito só que será que o status está ok está com a regência correta a lâmpada está ok tem que verificar o sistema por causa que o sistema é formado por várias Peças você não começa não passo a passo do início para identificar se se estão corretas você pode colocar o retificador e logo vim da outro defeito praticamente assim de voltar não gerar desistiu da peça com defeito Então você fazendo um teste passo-a-passo você vai identificar se realmente o sistema está correto então defeito da motocicleta somente o retificador