Fóruns
Resistência Primária e Secundária da Bobina de Ignição da Fazer 150 2013 Yamaha - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54)
+---- Tópico: Resistência Primária e Secundária da Bobina de Ignição da Fazer 150 2013 Yamaha (/showthread.php?tid=5061)



Resistência Primária e Secundária da Bobina de Ignição da Fazer 150 2013 Yamaha - admin - 14-02-2023



Olá, pessoal, sou o Ivan, mecânico de motos, e hoje vou explicar de forma simples como realizar um teste de resistência primária e secundária na bobina de ignição da Yamaha Fazer 150, modelo 2013.

Primeiro, utilizamos um multímetro na escala de 200 ohms. Colocamos as pontas de prova nos terminais da bobina. Não importa a ordem, pois é uma resistência no tempo. O fio laranja vai aqui e o marrom vai ali. A resistência deve ficar entre dois e três ohms. No teste, obtivemos 2.5 ohms, o que está dentro da faixa esperada. Isso confirma que a resistência primária está ok.

Em seguida, mudamos o multímetro para a escala de 20k. Colocamos a ponta de prova (vermelha ou preta) no cabo da bobina que vai para a vela de ignição. A outra ponta de prova vai no fio marrom. A resistência deve ficar entre 8.000 e 13.000 ohms. No teste, obtivemos 11.370 ohms, o que está dentro da faixa esperada. Isso confirma que tanto a resistência primária quanto a secundária da bobina de ignição da Yamaha Fazer 150, modelo 2013, estão em boas condições.

Então, pessoal, se estiverem enfrentando problemas de ignição, esse teste pode ajudar a determinar se a bobina é a causa do problema. Lembre-se sempre de seguir as especificações do fabricante para garantir um diagnóstico preciso. Se tiverem mais dúvidas, estou à disposição. Até a próxima!