Fóruns
Ybr 125 e 2002 Só da Partida Segurando a Manete de Embreagem - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54)
+---- Tópico: Ybr 125 e 2002 Só da Partida Segurando a Manete de Embreagem (/showthread.php?tid=5306)



Ybr 125 e 2002 Só da Partida Segurando a Manete de Embreagem - admin - 16-10-2023



O mecânico de motos Ivan explicou o procedimento para identificar um problema em um relé em uma moto Yamaha YBR 2002, que só dava partida quando a manete de embreagem estava sendo segurada. Aqui está um resumo passo a passo desse procedimento:

1. **Configuração do Multímetro**: Ivan começou configurando o multímetro na escala de diodo.

2. **Conexões no Relé**: Ele explicou que as conexões no relé incluem o fio azul claro (vem do neutro), fio marrom claro (pós-chave), fio vermelho com preto (vem do interruptor de embreagem), e fio azul com listra branca (vai para o relé de partida).

3. **Teste de Resistência**: Ivan mediu a resistência entre os fios azul claro e vermelho com preto. A resistência deve ser alta nesse ponto, indicando que o diodo interno está bloqueando a corrente elétrica.

4. **Teste de Continuidade**: Ele inverteu as pontas de prova e mostrou que não deve haver continuidade entre os fios azul claro e vermelho com preto.

5. **Teste com Bateria e Lâmpada**: Ivan simulou a operação real usando uma bateria e uma lâmpada. Ele conectou o fio marrom claro à bateria como corrente positiva e o fio azul claro ao negativo da bateria como se fosse o neutro. O relé deveria ser acionado, mas não estava funcionando.

6. **Simulação de Segurar a Manete de Embreagem**: Para simular o efeito de segurar a manete de embreagem, ele conectou o fio vermelho com preto ao negativo da bateria. Isso fez com que o relé fosse acionado e a lâmpada se acendesse.

Com esses testes, Ivan conseguiu identificar que o problema estava no relé, pois ele não estava funcionando corretamente, e a moto só dava partida quando a manete de embreagem estava sendo segurada. Esse procedimento ajuda a determinar se o defeito está no relé ou na instalação elétrica da moto.