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Como Fazer o Teste no Atuador de Marcha Lenta Fid da Lander Xtz 250 2007 Yamaha - Versão de Impressão

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Como Fazer o Teste no Atuador de Marcha Lenta Fid da Lander Xtz 250 2007 Yamaha - admin - 17-11-2023



Resumo dos procedimentos realizados pelo mecânico de motos Ivan para testar o atuador FID (Atuador Eletrônico marcha lenta) na moto Yamaha Lander XTZ 250 de 2007:

1. Identificação do componente:
  - O mecânico prepara-se para testar o atuador FID, que é o atuador de partida a frio na moto Yamaha Lander XTZ 250 de 2007.

2. Medição da resistência:
  - O primeiro passo é medir a resistência do atuador FID para verificar se está dentro da faixa correta (30 a 40 ohms).
  - Os terminais do multímetro são conectados aos fios do conector do atuador.
  - A resistência medida está correta, indicando que a bobina do atuador está funcionando adequadamente.

3. Teste de funcionamento:
  - O mecânico conecta uma ferramenta de diagnóstico ao atuador FID.
  - A ferramenta de diagnóstico é alimentada com a garra preta no negativo da bateria e a garra vermelha no positivo da bateria.
  - O fio de sinal é desconectado e conectado à ferramenta.
  - A chave de ignição é ligada e o botão da ferramenta de diagnóstico é pressionado para entrar no modo de diagnóstico.
  - O mecânico seleciona a opção de teste específica para o atuador FID (D54) na ferramenta.
  - Ao pressionar o botão de teste, a luz da ferramenta se acende e o atuador FID deve abrir e fechar rapidamente cinco vezes.
  - No teste do atuador FID defeituoso, a abertura e fechamento são inadequados, indicando um problema.

4. Verificação da mola:
  - O mecânico observa a altura da mola do atuador FID em relação à parede, que deve ser de aproximadamente 3,5 a 4 mm.
  - A mola de um atuador defeituoso não apresenta a altura correta.
  - A mola defeituosa não retorna o atuador à posição original após a abertura, mesmo com a resistência da bobina correta.

5. Teste de alimentação elétrica:
  - O mecânico utiliza uma caneta de polaridade para verificar a presença de tensão nos fios do atuador.
  - A garra preta é conectada ao aterramento da bateria, e a garra vermelha é conectada ao fio vermelho com listra branca (positivo).
  - O mecânico liga a chave de ignição e verifica a presença de tensão positiva (12V) no atuador.
  - Em seguida, a caneta de polaridade é usada para verificar a presença de pulso negativo no fio amarelo com listra vermelha ao dar partida na moto.

6. Teste de funcionamento com atuador FID bom:
  - O mecânico mostra o atuador FID em funcionamento correto.
  - Com a chave de ignição ligada, o atuador permanece fechado.
  - Ao dar partida na moto, o atuador FID se abre para permitir a entrada de ar na caixa do filtro de ar, o que afeta a aceleração.
  - Quando a moto atinge uma rotação específica, o atuador fecha novamente.

7. Conclusão:
  - O mecânico realizou testes no atuador FID da Yamaha Lander XTZ 250 de 2007 para verificar sua resistência, funcionamento e alimentação elétrica.
  - A mola defeituosa ou problemas na resistência da bobina podem causar falhas no atuador FID.
  - Os testes com a ferramenta de diagnóstico e a caneta de polaridade ajudam a diagnosticar problemas no sistema de partida a frio da moto.