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Moto Sem Funcionar , Sem Centelha Elétrica turuna 125 ,1983 Passo a Passo - Versão de Impressão

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Moto Sem Funcionar , Sem Centelha Elétrica turuna 125 ,1983 Passo a Passo - admin - 21-11-2023



O mecânico de motos Ivan realizou uma análise passo a passo para diagnosticar um problema de falta de centelha elétrica em uma moto Honda Turuna 125 de 1983 que não estava funcionando. Aqui está um resumo dos procedimentos que ele seguiu:

1. **Identificação da Moto e do Problema:** A moto em questão é uma Honda Turuna 125 de 1983, e o cliente relatou que ela não estava funcionando devido à falta de centelha elétrica.

2. **Análise do Sistema Elétrico:** Ivan observou o sistema elétrico da moto, que tinha um chicote elétrico modificado com um CDI adaptado. Ele explicou que o chicote elétrico da moto era muito simples, com apenas alguns fios saindo do estator e indo para o CDI e, em seguida, para a bobina de ignição. Além disso, ele mencionou que não havia chave de ignição.

3. **Verificação Inicial:** Ivan começou a verificar se havia centelha elétrica na vela de ignição. Ele removeu a vela e a conectou ao cabo da bobina de ignição, pediu para pedalar a moto, mas não houve centelha elétrica.

4. **Análise do Chicote Elétrico:** Ivan decidiu investigar o chicote elétrico da moto, pois suspeitava que a falta de centelha elétrica poderia estar relacionada a problemas nesse sistema. Ele removeu a fita isolante do chicote elétrico para examinar as conexões e verificar se havia fios desconectados ou mal conectados.

5. **Identificação dos Fios e Conexões:** Ivan identificou os fios do chicote elétrico e encontrou um fio preto com lixa vermelha que estava conectado ao aterramento. Ele explicou que isso não era típico do sistema original da moto, mas ele decidiu investigar mais antes de fazer qualquer alteração.

6. **Medição de Resistência:** Ivan mediu a resistência dos fios para identificar quais deles estavam relacionados à bobina de pulso e à bobina de faísca. Ele confirmou que os fios que representavam essas bobinas tinham resistências adequadas.

7. **Teste de Pico de Voltagem:** Ivan realizou testes de pico de voltagem para verificar se as bobinas estavam gerando a voltagem correta. Ele fez isso para a bobina de pulso e a bobina de faísca, e ambas produziram leituras adequadas.

8. **Teste de Pico de Voltagem da Bobina de Ignição:** Ele também realizou um teste de pico de voltagem na bobina de ignição e obteve uma leitura adequada.

9. **Teste da Bobina de Ignição:** Para confirmar o problema, Ivan realizou um teste de resistência na bobina de ignição e descobriu que a resistência secundária estava muito alta, indicando um defeito na bobina.

10. **Substituição da Bobina de Ignição:** Como a bobina de ignição estava defeituosa, Ivan substituiu-a por uma bobina funcional.

11. **Verificação da Centelha Elétrica:** Com a nova bobina de ignição instalada, ele verificou a centelha elétrica na vela de ignição e confirmou que estava funcionando corretamente.

12. **Teste de Funcionamento:** Ivan recolocou a vela de ignição, pediu para pedalar a moto e confirmou que ela estava funcionando corretamente.

Em resumo, o problema de falta de centelha elétrica na moto foi resolvido ao substituir a bobina de ignição defeituosa. Ivan enfatiza a importância de conhecer bem o sistema elétrico da moto, realizar medições adequadas e seguir um processo sistemático para diagnosticar e solucionar problemas elétricos em motocicletas.