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Teste Prático de uma Bobina de Ignição - Versão de Impressão

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Teste Prático de uma Bobina de Ignição - admin - 11-10-2023



Aparecido Oliveira realiza um teste prático para demonstrar o funcionamento de uma bobina de ignição e a importância do condensador no sistema. Aqui está um resumo dos procedimentos e observações feitas durante o teste:

**Passo a passo:**

1. Aparecido monta uma configuração com os seguintes componentes: uma bobina de ignição cilíndrica, um módulo de ignição (substituindo o platinado), um centelhador e um condensador.

2. Ele conecta o positivo da fonte de alimentação ao positivo da bobina de ignição e o negativo da fonte à carcaça da bobina.

3. Inicialmente, ao ligar a fonte, não há alta tensão visível na bobina, mesmo com a conexão dos componentes.

4. A próxima etapa envolve a adição do condensador, que é conectado ao negativo da bobina de ignição.

5. Ao repetir o teste com o condensador conectado, a bobina começa a armazenar energia na forma de um campo magnético quando o circuito é fechado.

6. Quando o circuito é desligado (interruptor eletrônico ou módulo de ignição), a bobina descarrega a energia armazenada, gerando alta tensão.

7. A presença do condensador faz com que a interrupção da energia seja brusca, resultando em uma faísca de alta intensidade.

8. A distância entre os eletrodos é gradualmente aumentada (de 5 a 14 milímetros), demonstrando que a bobina ainda é capaz de produzir centelhamento eficaz.

9. A importância do condensador é enfatizada, pois ele permite um corte brusco na interrupção da energia, gerando alta tensão de forma mais eficiente.

10. Aparecido destaca que o tempo de ligação da bobina varia dependendo do tipo de bobina e do sistema de ignição.

11. Ele finaliza o teste, ressaltando que o condensador desempenha um papel fundamental na eficácia do sistema de ignição.

Em resumo, o teste prático de Aparecido Oliveira ilustra como uma bobina de ignição funciona e como a adição de um condensador melhora a eficiência do sistema, garantindo um corte brusco na interrupção da energia e gerando alta tensão para a ignição do motor.