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Moto desliga-se ao Acionar o Pisca ou o Freio , CG 125 Titan Kse 2003 - Versão de Impressão

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Moto desliga-se ao Acionar o Pisca ou o Freio , CG 125 Titan Kse 2003 - admin - 27-12-2023



**Modelo da moto:** CG 125 TITAN KSE 2003

**Problema:** A moto desliga ao acionar o pisca ou o freio, indicando possíveis problemas na bateria, sistema elétrico com fiação quebrada ou no sistema de carga irregular.

**Solução passo a passo:**

1. **Verificação da bateria:** O mecânico começa verificando a voltagem da bateria, que inicialmente está em 11,5 volts, indicando uma possível fraqueza na bateria.

2. **Teste de carga:** O mecânico liga a chave de ignição e observa que a voltagem da bateria cai para 8 volts. Isso confirma que a bateria está fraca e precisa ser recarregada.

3. **Teste do estator:** Para verificar o sistema de carga, o mecânico conecta um amperímetro entre o fio amarelo e o fio branco do estator e observa que a corrente elétrica está dentro da faixa esperada, o que sugere que o estator está funcionando corretamente.

4. **Teste de resistência do estator:** O mecânico mede a resistência entre os fios do estator (verde, amarelo e branco) e confirma que as resistências estão dentro dos valores corretos, indicando que o estator está em boas condições.

5. **Teste de voltagem do estator:** O mecânico mede a voltagem do estator entre os fios verde/amarelo e branco e observa que a voltagem está dentro da faixa esperada quando a moto está em funcionamento, o que indica que o estator está gerando a voltagem correta.

6. **Teste com lâmpada:** O mecânico realiza um teste com uma lâmpada conectada ao fio amarelo do estator e ao fio vermelho. A lâmpada acende, o que confirma que a corrente elétrica está fluindo corretamente.

7. **Verificação do retificador:** O mecânico desconecta o retificador e testa a voltagem do fio vermelho/branco, que confirma que a voltagem da bateria está chegando corretamente ao retificador.

8. **Teste com novo retificador:** O mecânico substitui o retificador original por um novo e verifica que a voltagem agora está regulada em torno de 14,4 volts, indicando que o retificador anterior estava defeituoso e não regulava a voltagem corretamente.

9. **Conclusão:** O mecânico identifica que o problema da moto era causado por dois fatores: o fio branco do estator que encostava no chassi, causando um curto e interrompendo o sistema de carga, e o retificador defeituoso que não regulava a voltagem adequadamente. Após a correção desses problemas, a moto deve funcionar normalmente.

Em resumo, os problemas identificados na CG 125 TITAN KSE 2003 eram causados por um fio do estator encostando no chassi e pelo retificador defeituoso. Ao substituir o retificador e corrigir o fio branco, o sistema elétrico da moto foi restaurado ao seu funcionamento normal.