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Moto Não Carrega Bateria e Não Funciona Farol - Voltagem Corrente Alternada e no Fina - Versão de Impressão

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Moto Não Carrega Bateria e Não Funciona Farol - Voltagem Corrente Alternada e no Fina - admin - 19-11-2023



Olá, pessoal! No vídeo de hoje, vou explicar como testar o estator da moto CG Mix CG150, um processo semelhante para a CG150 F. Além disso, no final, teremos um bônus sobre o relé de partida, que costuma apresentar problemas nessa moto.

**Passo 1: Retirar e Carregar a Bateria**

O primeiro passo é retirar a bateria da motocicleta e colocá-la para carregar. Para realizar o teste de carga, a bateria deve ter no mínimo 12,5 volts, idealmente 12,8 volts.

**Passo 2: Testar a Voltagem de Corrente Alternada do Estator**

Com um multímetro na escala de 200 volts de corrente alternada, mediremos a tensão vinda da bobina do estator. Utilizando as pontas de prova, conecte uma no negativo ou na carcaça do motor e a outra no fio branco da bobina. Em marcha lenta, a média deve ser em torno de 30 volts. Ao acelerar, a voltagem deve atingir até 150-160 volts. Se estiver abaixo de 120 volts, a bobina pode ser considerada fraca.

**Passo 3: Testar o Sensor CKP e Aterramento**

Certifique-se de que o sensor CKP está conectado e o aterramento da bobina está adequado. Desconecte o fio branco que vai para o regulador retificador e meça a voltagem por baixo. Em marcha lenta, a média deve ser em torno de 30 volts.

**Passo 4: Bônus - Problemas no Relé de Partida**

Se a moto não estiver carregando a bateria mesmo com o estator funcionando, ou se a voltagem estiver abaixo do esperado, é hora de verificar o regulador retificador ou o relé de partida. O relé de partida pode apresentar problemas, especialmente se a voltagem não estiver sendo transferida adequadamente do regulador para o fio que vai para a bateria.

**Conclusão: Estator Funcionando Corretamente**

Se o estator estiver gerando a voltagem esperada e a moto não estiver carregando a bateria, é hora de investigar o regulador retificador ou o relé de partida.

Espero que essas explicações simples ajudem a entender como realizar esse teste essencial na moto CG Mix CG150. Se tiverem dúvidas, estou à disposição para ajudar!