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NXR 160 BROS ESD 2015 Sem funcionar sistema elétrico , Sistema de injeção eletrônica - Versão de Impressão

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NXR 160 BROS ESD 2015 Sem funcionar sistema elétrico , Sistema de injeção eletrônica - admin - 19-04-2024



Olá! Sou Ivan, o professor de mecânica de motos. Vou explicar de forma simples e detalhada o que foi abordado no vídeo sobre a NXR 160 BROS ESD 2015, que apresenta problemas no sistema elétrico e no sistema de injeção eletrônica.

A NXR 160 BROS ESD 2015 chegou à oficina com o sistema elétrico inoperante, e já parcialmente desmontada. O primeiro passo foi analisar a ignição. Mesmo com a ignição ligada, nenhum componente elétrico estava funcionando, indicando um problema no sistema elétrico.

**Análise da Bateria:**
- Foi utilizado um multímetro para medir a tensão da bateria, que apresentou 11 volts, uma carga baixa.
- Uma lâmpada de teste confirmou que havia uma corrente fraca na bateria, mas deveria ser suficiente para acender algum componente ao ligar a ignição.

**Verificação do Sistema Elétrico:**
- Seguindo o caminho da corrente elétrica, verificou-se o relé, o fusível, e os fios até chegar ao conector do regulador retificador. A tensão estava presente em todos esses pontos.
- A análise chegou até a chave de ignição, onde se descobriu que o fio vermelho com branco, responsável por fornecer energia a partir da chave de ignição, não estava funcionando corretamente.

**Teste com Conector de Ignição:**
- Um conector de teste foi utilizado para simular a função da chave de ignição. Quando conectado, o sistema elétrico apresentou funcionamento parcial, indicando que a chave de ignição estava defeituosa.

**Sistema de Injeção Eletrônica:**
- Apesar do sistema elétrico parcialmente funcional, o sistema de injeção ainda não operava.
- Foi feita a verificação da bomba de combustível e do seu conector. Testes mostraram que o módulo estava enviando os sinais corretos para a bomba, mas ela não estava funcionando.

**Análise da Bomba de Combustível:**
- A bomba foi removida e testada diretamente com a bateria, revelando que estava defeituosa. O refil da bomba foi substituído.

**Conclusão:**
- Com a substituição da bomba de combustível e a reparação da chave de ignição, a motocicleta voltou a funcionar corretamente. A bateria também precisou ser substituída, pois não estava carregando adequadamente.

Este caso mostra a importância de uma análise detalhada e sistemática dos componentes elétricos e do sistema de injeção eletrônica. Conhecendo cada componente e sua função, é possível identificar e resolver problemas complexos em motocicletas.