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YBR 125 ES 2000/2001: Bateria Descarrega em 2-3 Dias - Versão de Impressão

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YBR 125 ES 2000/2001: Bateria Descarrega em 2-3 Dias - admin - 09-03-2025



YBR 125 ES 2000/2001: Bateria Descarrega em 2-3 Dias

Olá, aprendizes! Aqui é o Ivan Motos, seu professor de mecânica, e hoje vamos resolver o caso de uma Yamaha YBR 125 ES 2000/2001 que descarrega a bateria em 2 a 3 dias. O cliente trouxe a moto, e eu já achei o defeito. Vou mostrar como identificar isso rápido, seguindo o manual e as dicas do Ivan Motos Show. Estudem o passo a passo que o conserto fica fácil! Vamos lá!

1. Relato do Problema
Cliente disse: bateria descarrega em 2-3 dias, mesmo funcionando. Testei com multímetro (escala 20V DC): bateria parada, 13,2V. Ignição ligada, motor em marcha lenta: caiu pra 12,9V, subiu a 13V com farol ligado. Acelerei a 5.000 RPM: nada de subir pra 14V! Farol (H4 35/35W) e lanterna ok, mas stop não acende – não tá em curto. Sistema de carga falhando!

Ferramentas Iniciais:
  • Multímetro

2. Diagnóstico do Estator
Testei o estator (Yamaha 5HH-H5510-00) com multímetro em 200V AC, ponta preta no aterramento:
  • Fio Branco (conectado): 11,4V sem acelerar
  • Fio Amarelo (conectado): 14,5V sem acelerar
  • Desconectado, fio Branco: 12,6V
  • Desconectado, fio Amarelo: 16V
  • Acelerado (8.000 RPM): Branco 93V, Amarelo 117V
Estranho! O Branco (saída principal do estator) devia gerar mais (100-120V) que o Amarelo (80-100V, pro farol). Estator novo, mas invertido internamente!

3. Entendendo o Sistema
Na YBR 125, o estator bifásico tem duas saídas: Branco vai pro regulador-retificador (Yamaha 5HH-H1960-00), que manda Vermelho/Amarelo pra bateria. Amarelo vai pro farol e lanterna. Se invertidos, o regulador recebe menos voltagem, não carrega a bateria, e ela descarrega em repouso por consumo normal (ex.: relógio do painel).

4. Reparação Provisória
Inverti os fios no conector com chave de fenda fina: Branco no lugar do Amarelo, Amarelo no do Branco. Testei (20V DC, vermelho no positivo da bateria): 12,6V em repouso, 14V a 5.000 RPM com farol ligado. Perfeito! Mas isso é paliativo – o defeito tá na montagem do estator.

Ferramentas:
  • Chave de fenda fina

5. Consertando o Estator
Tirei a tampa do magneto com chave Allen 5 mm e junta nova (Yamaha 4FP-H5461-00). O estator tava com fios trocados na solda interna – Branco no Amarelo e vice-versa. Refiz as conexões com cabo 1,5 mm², solda estanho e termo retrátil. Testei acelerado: 15V no máximo, sistema ok!

Materiais Usados:
  • Junta do magneto Yamaha 4FP-H5461-00
  • Cabo 1,5 mm² – 0,5 metro
  • Solda estanho
  • Termo retrátil
Ferramentas:
  • Chave Allen 5 mm
  • Ferro de solda
  • Alicate de corte

6. Conclusão
Defeito: fios do estator invertidos na montagem. Branco (alta voltagem) tava no Amarelo (farol), e Amarelo no Branco (regulador). Resultado: bateria não carregava e descarregava em 2-3 dias. Após correção, carga estabilizou em 14-15V.

Dica do Ivan
Estudem o manual! YBR 125: Branco 100-120V, Amarelo 80-100V. Testem com multímetro antes e depois de instalar peças – estator novo não é garantia! Passo a passo evita retrabalho. Dúvidas? Fórum Ivan Motos Show! Até a próxima!