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CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar - Versão de Impressão

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CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar - admin - 25-03-2025



CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar

Olá, aprendizes! Aqui é o Ivan Motos, seu professor de mecânica, e hoje vamos analisar uma Honda CG 150 Fan ESI 2011 modificada com peças da CG 160 – corpo de aceleração e chicote elétrico. Ela não funciona, e o cliente comprou assim. Painel carburado, sem luzes de injeção, bomba liga mas não pega. Vamos diagnosticar o sistema PGM-FI e descobrir o defeito. Vamos lá!

1. Relato do Problema
Moto modificada: corpo de aceleração e chicote da CG 160 (ex.: Titan 160 2016), mas painel de CG carburada – sem luzes MIL/TC. Chave ligada: bomba ativa, mas partida não gira, motor não funciona. Um colega trouxe pra análise. Suspeitas: módulo errado, fiação cortada ou falha no sistema.

2. Inspeção Inicial
Tirei assento e farol com chave Phillips e Allen 5 mm. Chicote é da CG 160, módulo é 38770-KRE-H11 (NXR 150 Bros 2014), não CG 150/160. Conector da lanterna traseira ligado direto, reparos malfeitos. Sem luzes no painel, preciso checar códigos de falha e mapa de combustível.

Ferramentas:
  • Chave Phillips
  • Chave Allen 5 mm

3. Teste de Códigos de Falha
Sem MIL, usei caneta de polaridade (vermelha no positivo da bateria, preta no negativo) nos fios Branco/Azul (MIL) e Rosa/Amarelo (TC) do conector do painel. Jumpeei o DLC (Verde/Preto com Azul) com clipe de metal. Chave ligada:
  • Branco/Azul: 1 longa, 2 longas, 3 rápidas – código 23 (aquecedor da sonda lambda com defeito ou desconectado)
  • Rosa/Amarelo: 3 rápidas – mapa 3 (mais álcool que gasolina)

Materiais:
  • Clipe de metal
  • Alfinetes (2)
Ferramentas:
  • Caneta de polaridade

4. Teste da Linha de Combustível
Usei manômetro na saída da bomba (refil Honda 16700-KVS-901): chave ligada, 5-8 bar – ok! Na linha pro bico injetor, após regulador: 3 bar, vazão 2 L/min – perfeito! Bomba e pressão estão normais.

Ferramentas:
  • Manômetro (0-10 bar)

5. Análise do Sistema
Módulo NXR 2014 (38770-KRE-H11) aceita sonda lambda, mas CG 150 ESI 2011 não tem. Código 23 indica sonda desconectada ou ausente. Mapa 3 sugere ajuste pra álcool, mas pode ser erro do módulo errado ou tanque com álcool puro. Sensor de inclinação (Honda 35160-KVS-900) ok em pé, mas fiação alterada pode confundir. Suspeitas:
  • Módulo incompatível
  • Fios cortados (ex.: Rosa do diodo)
  • Sonda lambda ausente

6. Próximos Passos
Resetar códigos e mapa: jumpear DLC, ligar ignição, desconectar ECT (Honda 37750-KPH-901), esperar 3 piscadas rápidas, desligar, reconectar. Funcionar 10 minutos pra remapear. Se pegar, monitorar mapa. Se não, checar:
  • Alimentação (Preto/Azul, pino 1)
  • Aterramento (Verde, pinos 9/10; Verde/Preto, pino 2)
  • CKP (Azul/Amarelo, pino 12)
  • Bobina (Rosa/Azul, pino 11)
Testar com multímetro: 12V no Preto/Azul, pulsos no CKP.

Ferramentas:
  • Multímetro

7. Conclusão Parcial
Código 23 (sonda) e mapa 3 (álcool) explicam falha – módulo NXR em CG 150 espera sonda, mas não tem. Pressão ok, problema é elétrico/eletrônico. Após reset, verei se pega e por que mudou o mapa.

Dica do Ivan
Estudem o manual! CG 150: 3 bar no bico, 5-8 bar na bomba. Fio Branco/Azul mostra falhas, Rosa/Amarelo o mapa. Uma hora por dia de estudo faz você mestre em um ano! Dúvidas? Fórum Ivan Motos Show! Até a próxima!