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CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar - Parte 2 - admin - 28-03-2025 CG 150 com Peças da CG 160: Moto Sem Funcionar - Parte 2
Olá, aprendizes! Aqui é o Ivan Motos, continuando o diagnóstico da Honda CG 150 Fan ESI 2011 com chicote e corpo de aceleração da CG 160. Resetamos códigos e mapa, ela pegou, mas desligou sozinha. Vamos apagar falhas, testar componentes e descobrir o defeito. Vamos aprender juntos! 1. Reset dos Códigos e Mapa Usei caneta de polaridade (vermelha no positivo, preta no negativo) nos fios Branco/Azul (MIL) e Rosa/Amarelo (TC). Jumpeei o DLC (Verde/Preto com Azul) com clipe:
Materiais:
2. Teste Inicial Chave ligada, partida: pegou, mas desligou rápido. Suspeitei de bico injetor (Honda 16450-KVS-901). Retirei: borracha de vedação danificada – troquei por nova (Honda 16432-KVS-901). Testei com máquina de limpeza: 3 bar, 45s = 12 ml (ok, 10-12 ml); vazão 2min15s = 40 ml (ok, 35-40 ml). Bico perfeito! Materiais:
3. Teste de Vela e Compressão Vela (NGK CPR8EA-9) carbonizada – troquei por nova. Testei compressão com compressômetro, punho aberto, bomba desconectada: 170 PSI (ok, 160-180 PSI pra CG 150). Folga de válvulas (com calibrador): 0,10 mm admissão, 0,12 mm escape – dentro do padrão (0,08-0,12 mm). Materiais:
4. Novo Teste de Funcionamento Bico e vela novos, bomba conectada, partida: pegou! Funcionou 5-7 minutos e desligou sozinha. Jumpeei DLC, chequei:
5. Análise da Sonda Lambda Módulo 38770-KRE-H11 (NXR 2014) espera sonda, mas CG 150 ESI não tem. Testei fiação com multímetro: continuidade ok nos fios Branco e Branco/Preto do conector da sonda (Honda 36532-KVS-901). Resistência do aquecedor: 12 ohms (ok, 10-14 ohms). Sonda funciona, mas não está instalada – código 23 é por ausência! Ferramentas:
6. Outras Descobertas Interruptor de embreagem com jumper – remove potência em marcha (fio Verde/Vermelho aterrado). Borracha do bico causava entrada de ar, alterando mapa. Vela ruim impedia ignição. Mas desligamento persiste – sensor ECT (37750-KPH-901) ou módulo incompatível são suspeitos. 7. Próximos Passos Testar ECT com multímetro: 2-2,5V a 30-35°C (cai com calor). Se ok, módulo NXR em CG 150 é o problema – trocar por 38770-KVS-901 (CG 150 ESI). Instalar sonda ou adaptar chicote pra ignorá-la. Conclusão Parcial Vela, borracha e sonda explicam falhas iniciais. Mapa 3 e desligamento indicam ECT ou módulo errado. Após testes, resolvo na Parte 3! Dica do Ivan Sem MIL, usem caneta de polaridade! Estudem o manual: mapa 1 é gasolina, 3 é álcool. Uma hora por dia de estudo te faz expert! Dúvidas? Fórum Ivan Motos Show! |