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Injeção Parou: NXR 150 Bros 2012 - Parte 3 - admin - 30-03-2025 Injeção Parou: NXR 150 Bros 2012 - Parte 3
Olá, aprendizes! Aqui é o Ivan Motos, concluindo o conserto da Honda NXR 150 Bros ES 2012. Na Parte 2, achamos falhas na sonda lambda, vela e borracha do bico. Agora, testamos a sonda, o sensor ECT, substituímos peças e refizemos o chicote pra ficar original. Vamos ver como ficou e finalizar tudo. Preparados? Vamos lá! 1. Teste da Sonda Lambda Desconectei a sonda (Honda 36532-KVS-901), testei o aquecedor (fios brancos) com multímetro em 200 ohms: 15,6 ohms – descontando 0,1 ohm das pontas, 15,5 ohms. Padrão é 6,7-9,5 ohms – sonda com defeito! Causa do código 23 e mudança de mapa. Ferramentas:
2. Teste do Sensor ECT Retirei o ECT (37750-KPH-901), usei alfinete no Amarelo/Azul (pino 24) e Verde/Branco (pino 4), multímetro em 20k ohms: 1,5 kΩ (1500 ohms) a 30-35°C – ok! Aqueci com secador: caiu pra 1,2 kΩ. Esfriou: subiu pra 1,6 kΩ. Sensor funcionando! Ferramentas:
3. Substituições e Reparos Troquei a sonda por uma original usada (36532-KVS-901). Refiz o chicote com cabo 1,5 mm², fita isolante e borrachinhas: positivo (Preto/Azul), bomba (Marrom), lanterna traseira (Marrom, Verde, Verde/Amarelo). Posicionei sensor de inclinação temporariamente. Materiais:
4. Teste de Funcionamento Resetei códigos e mapa (DLC jumpeado, ECT desconectado, 3 piscadas). Partida: pegou! Funcionou 15 minutos, rotação estável, acelerou perfeito. Chequei com caneta de polaridade: Rosa/Amarelo – 1 piscada (mapa 1); Branco/Azul – sem piscadas (sem falhas). Tudo ok! Ferramentas:
5. Finalização do Chicote Tirei tanque com chave 10 mm, refiz chicote: conectores pra ignição, bomba, stop, estator, neutro (com terminais, capa protetora). Adicionei conector pras luzes MIL/TC (Preto pós-chave, positivo), fixei com presilha. Instalei lâmpada MIL (Honda 37210-KVS-901) – TC encomendada. Materiais:
6. Resultado Final Chave ligada: luz MIL acende e apaga – sistema ok! Chicote organizado, isolado, sensor de inclinação fixo temporariamente (base em breve). Moto pronta pro cliente! 7. Conclusão Defeitos: vela gasta, sonda lambda com aquecedor ruim (15,5 ohms), borracha do bico danificada – causavam código 23 e mapa 3. Após trocas e reparos, funcionou perfeito, mapa 1 estável. Dica do Ivan Sigam o manual! Sonda: 6,7-9,5 ohms; ECT: 1,5 kΩ a 30°C. Testem passo a passo com multímetro, manômetro, compressômetro. Uma hora por dia de estudo te faz mestre! Dúvidas? Fórum Ivan Motos Show! Até a próxima! |