05-06-2020, 13:52:03
DEFEITO: Este Palio 1.0 16V Fire (Bosch M7.3H4) tinha um funcionamento normal, mas de repente o motor perdia a aceleração e a luz de injeção acendia. Após desligar o motor e religa-ló o problema sumia.
palio-1.0-16v-rire
DIAGNOSTICO: Como a luz de anomalias acendia quando o defeito ocorria, decidimos fazer o rastreamento com o uso do Scanner Automotivo, sendo que ao ler a memoria de avarias da unidade de comando ( local onde fica gravado os erros no sistema de injeção eletrônica) foi detectado um erro no sensor da borboleta. Após este fato começou realmente uma batalha.
Em primeiro lugar verificamos se não havia algum mau contato no conector do corpo da borboleta ( este corpo de borboleta é eletrônico) e na unidade de comando que fica em cima deste corpo. Não foi encontrado problema algum. Fizemos a substituição do TBI (corpo da borboleta) e após alguns testes o defeito voltou, realizamos também a troca do chicote da injeção eletrônica, mas não tivemos sucesso pois o problema retornou.
Após muita luta e procura de informações com outros profissionais, decidimos trocar a unidade de comando (que é bem cara por sinal) e só assim conseguimos solucionar este problema.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da central (Bosch M7.3H4) e o problema foi resolvido.
Gostaria de deixar uma observação sobre este defeito, pois este fato ocorre com frequência na família Fire 1.0 16V (Bosch M7.3H4) e a solução deste problema pode ser qualquer das opções citadas acima,ou seja, pode ser o corpo da borboleta, o chicote ou a central. Por isso este defeito tira o sono dos mecânicos com tanta frequência.
Na minha opinião o maior problema não esta na solução do defeito, mas sim no preço das peças o que deixam muitos clientes descontentes e muitas vezes desconfiados do profissional porque o problema pode não ser resolvido ao trocar a primeira peça. Mas acredito que a solução deste defeito passa pela troca das peças até achar a solução, pelo menos até hoje nunca vi um mecânico que fizesse um teste que identificasse com precisão qual das três peças esta com problema.
A única coisa que resta é ter paciência, pois este defeito realmente “bate”.
palio-1.0-16v-rire
DIAGNOSTICO: Como a luz de anomalias acendia quando o defeito ocorria, decidimos fazer o rastreamento com o uso do Scanner Automotivo, sendo que ao ler a memoria de avarias da unidade de comando ( local onde fica gravado os erros no sistema de injeção eletrônica) foi detectado um erro no sensor da borboleta. Após este fato começou realmente uma batalha.
Em primeiro lugar verificamos se não havia algum mau contato no conector do corpo da borboleta ( este corpo de borboleta é eletrônico) e na unidade de comando que fica em cima deste corpo. Não foi encontrado problema algum. Fizemos a substituição do TBI (corpo da borboleta) e após alguns testes o defeito voltou, realizamos também a troca do chicote da injeção eletrônica, mas não tivemos sucesso pois o problema retornou.
Após muita luta e procura de informações com outros profissionais, decidimos trocar a unidade de comando (que é bem cara por sinal) e só assim conseguimos solucionar este problema.
SOLUÇÃO: Foi feito a substituição da central (Bosch M7.3H4) e o problema foi resolvido.
Gostaria de deixar uma observação sobre este defeito, pois este fato ocorre com frequência na família Fire 1.0 16V (Bosch M7.3H4) e a solução deste problema pode ser qualquer das opções citadas acima,ou seja, pode ser o corpo da borboleta, o chicote ou a central. Por isso este defeito tira o sono dos mecânicos com tanta frequência.
Na minha opinião o maior problema não esta na solução do defeito, mas sim no preço das peças o que deixam muitos clientes descontentes e muitas vezes desconfiados do profissional porque o problema pode não ser resolvido ao trocar a primeira peça. Mas acredito que a solução deste defeito passa pela troca das peças até achar a solução, pelo menos até hoje nunca vi um mecânico que fizesse um teste que identificasse com precisão qual das três peças esta com problema.
A única coisa que resta é ter paciência, pois este defeito realmente “bate”.