22-05-2020, 17:03:48
Causa:
• Chicote interrompido próximo ao terminal 85 do relê do eletro-ventilador 1.
1.Observe que na 1a velocidade o circuito é fechado da seguinte forma: Fusível de proteção 20 – eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 – contato 30/87A do relê
reversível – eletroventilador 2 – massa. Como o contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 permanecia sempre aberto devido à falta de comando da bobina pelo terminal 85, o sistema estava sem os dois eletro-ventiladores na 1a velocidade
2. Na 2a velocidade, temos o eletro-ventilador 1 no seguinte circuito: Fusível de proteção 20 – eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê
reversível – massa. Novamente o problema do contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 sempre aberto mantendo o eletro-ventilador 1 desligado.
3. Já na 2a velocidade do eletro-ventilador 2 temos o circuito: Fusível de proteção 7 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 2 – eletro-ventilador 2 – massa. O acionamento do segundo
eletro-ventilador na segunda velocidade não depende do relê defeituoso.
Solução:
Refazer o chicote, eliminando a interrupção.
• Chicote interrompido próximo ao terminal 85 do relê do eletro-ventilador 1.
1.Observe que na 1a velocidade o circuito é fechado da seguinte forma: Fusível de proteção 20 – eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 – contato 30/87A do relê
reversível – eletroventilador 2 – massa. Como o contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 permanecia sempre aberto devido à falta de comando da bobina pelo terminal 85, o sistema estava sem os dois eletro-ventiladores na 1a velocidade
2. Na 2a velocidade, temos o eletro-ventilador 1 no seguinte circuito: Fusível de proteção 20 – eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 – contato 30/87 do relê
reversível – massa. Novamente o problema do contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 1 sempre aberto mantendo o eletro-ventilador 1 desligado.
3. Já na 2a velocidade do eletro-ventilador 2 temos o circuito: Fusível de proteção 7 – contato 30/87 do relê do eletro-ventilador 2 – eletro-ventilador 2 – massa. O acionamento do segundo
eletro-ventilador na segunda velocidade não depende do relê defeituoso.
Solução:
Refazer o chicote, eliminando a interrupção.