Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Scanner | Quase Trocou Catalisador... Mas Não Era!
#1
Video 


Neste vídeo, o técnico automotivo trata de um problema comum em diagnósticos de veículos, particularmente em um GM Corsa 1.0 com motor VHC flex. O veículo estava apresentando problemas de partida e funcionamento irregular. Vamos detalhar o processo de diagnóstico e correção do problema, de forma simples para aprendizes de mecânica:

### Problema do Veículo:
- **Modelo**: GM Corsa 1.0 motor VHC flex.
- **Sintomas**: Dificuldade na partida, funcionamento irregular e falhas no motor.

### Diagnóstico com Scanner:
1. **Verificação Inicial**:
  - Nenhuma falha armazenada foi encontrada inicialmente no sistema de diagnóstico do veículo.

2. **Reconhecimento do Combustível**:
  - Foi identificado que o carro estava rodando com etanol, mas possivelmente o sistema estava reconhecendo como gasolina.
  - O técnico reprogramou o sistema para reconhecer corretamente o etanol.

3. **Teste de Partida e Funcionamento**:
  - Após a reprogramação, o veículo iniciou e funcionou corretamente, sem os estouros anteriores.

4. **Análise das Sondas Lambda**:
  - Foram realizadas leituras das sondas lambda (sensores de oxigênio) antes e depois do catalisador, utilizando o gráfico do scanner.
  - A sonda 1 (antes do catalisador) deve variar entre 100 a 1000 milivolts, indicando uma mistura rica ou pobre de combustível.
  - A sonda 2 (depois do catalisador) deve manter uma leitura mais estável, em torno de 600 a 700 milivolts.

### Conclusão:
- **Correção do Problema**: A reprogramação do sistema para reconhecer corretamente o etanol foi suficiente para corrigir o problema de partida e funcionamento.
- **Importância do Diagnóstico Correto**: O técnico enfatiza a importância de não trocar peças desnecessariamente e de realizar um diagnóstico preciso antes de proceder com reparos.
- **Uso do Scanner**: Ferramenta crucial para diagnóstico, permitindo uma análise detalhada e correta do sistema do veículo.

### Lições para Aprendizes:
- **Diagnóstico Antes de Reparo**: Sempre diagnostique o problema completamente antes de substituir peças.
- **Compreensão dos Sintomas**: Entender os sintomas e como eles se relacionam com diferentes sistemas do veículo é fundamental.
- **Habilidade no Uso de Ferramentas**: Aprender a interpretar corretamente os dados fornecidos por scanners e outras ferramentas de diagnóstico é essencial.

Este vídeo é um exemplo prático de como um diagnóstico bem executado pode evitar reparos desnecessários e custosos, enfatizando a importância da compreensão técnica e do uso correto das ferramentas de diagnóstico.

Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Omega 4.1 – Motor falhando e cheiro forte do catalisador Sr.Big 0 1.053 01-06-2020, 12:57:34
Última Mensagem: Sr.Big
  GM Gran Blazer 4.1 - ABS atuando em quase todos os acionamentos do pedal de freio Sr.Big 0 821 26-05-2020, 15:16:06
Última Mensagem: Sr.Big
  VECTRA 2.2 – MOTOR PERDE ROTAÇÃO ATÉ QUASE APAGAR Sr.Big 0 826 25-05-2020, 16:03:20
Última Mensagem: Sr.Big
  S10 / BLAZER – SCANNER SEM COMUNICAÇÃO COM A UNIDADE DE INJEÇÃO Sr.Big 0 826 25-05-2020, 12:42:22
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)