Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Simulador de ECU - Motor Diesel
#1
Video 
Link para download do Projeto, projeto amador desenvolvido passo a passo com vídeos no Youtube -> Link do Projeto

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 1

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 2

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 3

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 4

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 5

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 6

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 7

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 8

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 9

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 10

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy - Parte 11

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy - Parte 12

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Diy Parte 13

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Tomada Obdii - Parte 16

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - detalhes da Montagem e Pinagem Esp32

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Sinais Diesel Release Ver2.30

Simulador Ecu Motor Diesel Caseiro do Zero - Release Ver2.30 Parte2

Injetor de Sinais Motor Diesel - Montagem na Placa Parte1

Injetor de Sinais Motor Diesel - Confecção da Placa do Injetor de Sinais no Site Jlcpcb

Injetor de Sinais Motor Diesel - Diagrama e Lista de Materiais


Carregadeira Liber Pelo menos foi bem eu não tinha reparado tinha vista do Dodge Dodge tem uma sim né ela é aberta né aqui 14 cliente comprou a nova e deixou essa comigo para fazer um reparo para ele Central ele não vai precisar não a máquina está parada né e falou que eu poderia ficar com ela mas vai até resolver tô aproveitando a oportunidade eu Nem coloquei no os três cabos só liguei os cabos todos os três terminais É muita gente tem me perguntado como é que eu fiz o simulador do projeto eu posso passar o projeto elétrica construindo surgiu essa daqui surgiu a necessidade de fazer um simulador para ela porque o meu eu tenho que fazer muito adaptação para de funcionar esquema eu fiz uma operação para ter apagado tem menino tá só rodando aqui o sinal de injetor e é peguei a saída começar um projeto tem que mandar aqui ó eu sou porque o Terra ligado aqui no Zap aqui Chaves e aí dificuldade né não funciona seus bicos procura de procura na internet procura daqui procura dali aí não consegui o que que o bico não conseguiu a carga né uma corrente de uma resistência de uma voltagem sinal de interrogação o defeito dela é o bico é o bico 54 queimado pode ver que o quarto aqui não acende e o bico um aqui por falta dos demais sensores Tá bom por enquanto é esse é esse já falei né bicos injetores tá então eu coloquei ela falou se tem ela que não tem nenhum instrumento o sensor ligado 6mm eu ganhei uma caixa de ganhar uma caixa de uma central multimídia vocês estão vendo aí ó gostei bastante do papelão dela né papelão bem tudo bem ido tava bem reto também bem Limpo vou tentar fazer essa caixa com esse papelão aí vai ficar leve se não der certo depois eu faço um com o outro lá mas para comprar 11 DF para que é bom ele tá vendo ele é bem rígido bem retinho bem denso não aquele papelão que é pouca pouca força interior né aí ó tá vendo como uma e o mato no fundo eu já fiz ela já recortei toda já recortei já colei ideia para tirar o custo e seguir aquela do meu do meu simulador atual E aí botõezinhos de menu de navegação três menos né e 9 potenciômetros a principal deus virar 12 vou esperar receber os knobs foi o Anjo aí coloca o 12 de 12 seria ideal Aí você usa as teclas a igual do viu o tempo como linha 30 linha 15 e ligar um injetor de sinais e as lâmpadas bicos e as lâmpadas aí 4 lâmpadas e 6 bips jogadores dos ventiladores para simular e o ventilador do motor sensor de temperatura e vai servir para refrigerar a caixinha também 77 uma linha de 7 LED três linhas de 7 21 anos né onde vai ser o suficiente para no meu eu coloquei ficou ruim escrever ficou ruim ali então eu botei mais espaçado para poder ficar melhor aí e o fundo vai e você exemplo potenciômetro para simular um sensor lâmpada para verificar o funcionamento de uma válvula entendeu conceito conceito do da injeção eletrônica módulos de som para venda né que você precisa para simular os sensores Simulator eu quero simplesmente mostrar como eu faço Então quem quiser participar do projeto mecânico aí os mecânicos que tem mais acesso aí os motores a partir de sincronismo dos motores quiser ajudar quiser participar é muito bem-vindo que no final vocês vão ter um minha palavra é essa se você não tem um gestor de sinais você pode pegar e ir lá usar no caminhão na máquina que for de graça mas é nesse nesse nesse centrais eletrônicas não tem muita colaboração né pessoa mostra muito vídeo eu tenho visto muito vídeo de gente que não vender fazendo propaganda do produto eu não tô aqui na propaganda no produto eu tô querendo proporção de 100g de resina 25 gotas de catalisador é o fabricante manda como por cento porque ela não vai deixar tão rápido não vai curar tão rápido e não vai encontrar em tanto né porque essa resenha tem uma bastante mexe meu fundo 2002 Altina de acabamento o que acontece aí deixar o papel de mais mas ela tá vendo tá puxando bem vamos ver vamos ver a luta aí vamos ver o que acontece vai dar um pouco de trabalho já tô imaginando para a condição de ter que aplicar interna e externa a posição as lágrimas posteriores a engrossar né agora dá para botar onde é morfina eu vou complicar assim mostrar para vocês vai para sua caixinha pronta ela ela ficou ela deu bastante trabalho em deu mais trabalho do que eu pensei a resina porque ela tem foto dela se tem que fazer por dentro né Aí tem que fazer uma parte de cada vez tem que preparar bastante resina esses furos aí também para passar resina penetron no papelão para dar mais rigidez sou um pouco de resina né mas ficou muito assim sou muito rígida e eu não sei se eu vou pintar ela não porque ela ficou com aparência rústica assim né ficou parecendo ferro e quando você pega leve né leve com papelão Então eu não sei mundo né É isso aí tá bom pessoal obrigado aí por ter assistido espero que vocês curtam aí eu vou começar eu vou fazer chicote para fonte dois Bornes para plug banana aqueles com furinhos ali né bolo de banana aí ó naquele Caixa conexão bem boa aí vai ficar na lateral aí dos dois Bornes e uma chave esse lado aí esses dois na frente depois que define o layout aí da frente definir melhor vamos aguardar eles agora vamos fazer um alinhamento aí marcação já já fiz uma linha principal para fazer uma linha Central aí aí nós centralizada pessoal é eu preferia até para dar um pouco mais para cima e facilitando o encaixe tá você é mas você não tem interferência lá dentro vamos vamos já tá já tá no tamanho uma fonte bem mesmo aí dentro Eu tenho uma fonte de 20 amperes aí do lado aí eu vou colocar para vocês ver aí para mim a senhora comporta muito bem tá vendo fica bem legal Eu não vou usar fonte da eu vou fazer sem a fonte eu vou ligar direto ali e vou botar os componentes aí no fundo e vou vou já externo até porque você precisa usar no campo eu não tenho eu vou precisar de espaço aí que eu vou colocar os Transformadores vão ser 24 transformadores aí né função dos 6 bicos 6 Bios 3232 ele é o processador que a gente vai usar aí para fazer um injetor de sinais e controlar algumas funções também ele é alimentado ele carregado o programa por esse cabo USB por isso ele tem que ficar na posição ele tem que ser feito um furo na lateral e permita você carregar o programa desmontar abrir o furo então eu tô pensando em colocar ele numa posição ali atrás baixo do painel da parte de ou na parte dos Fundos aí na parte do Por que tem que pensar que vai ficar bem ocupado da parte de cima né foi mais ou menos assim ele vai ficar mais ou menos numa posição assim e aí tem que já conheceu que vai usar eu acho que usando esse telefone aí que é o maior deles que eu conheço até hoje esse branco E aí na hora que for fixar ele já fiz alinhado né já fica já na posição para carregar o programa quando for preciso vai baixar a tensão de 24 volts para 5 volts 5 volts a gente alimenta os componentes aí dentro do processadores Play ou outra plaquinha que eventualmente preciso colocar aí para alimentar com 5 volts não sei não se eu vou colocar ali esse módulo aí o módulo de medição de corrente eu pensei em usar esse módulo mas caso fosse casa vai usar fora do campo né na bateria Não sei acho que ele é barato e tudo mas eu acho que ele vai complicar muito agora pensar nisso agora deixar ele de lado pensar aqui na parte do que é mais importante e depois a gente volta aí nessas nesses complementos aí chave liga-desliga né aqui aqui oh regulador 24 volts sai 5 volts alimentar com 5 volts LED 32 display que vai controlar o menu para controlar a rotação vai controlar os elevador duas plaquinhas aqui vai fazer a pistão e prestadores do acelerador acelerador que solta sinal que é real pwm né então vai ter as duas vai entrar receber sinal do Cristão emprestar dois e vai ter a saída O que é o sinal de rotação também vai receber um sinal hall E aí vai converter sinal analógico ao esse não é útil esse coisa aqui ainda vou detalhar ele mais para frente para a gente poder aqui em cima a chavinha aqui em cima chave que vai servir de votação eaq o display display de 128 ou 64 Play gráfico de Arduino 2864 esses quatro fios com o processador esse aqui é o Encoder ele alimentação no Terra ele tem três filhos de Encoder e mais um filho para o para chave quando ele quando você pressiona ele dá o pulso né frases tipo aqui não já tem hoje vai ser até fazer a montagem aqui essa montagem aqui eu não recebi ainda hoje Play né posso evoluir muito assim display 32 só você 12 transformadores aí sim eu vou poder botar o LED agora no começo de trabalhar com lâmpada aqui vai ser linha 30 linha 15 da partida e aqui vai ser o negócio diagrama potenciômetro 18 potenciômetros aqui e aqui os LEDs sensores e resistências aqui sensores e atuadores botar mais ou menos aqui nós temos três bolsos terra e esses aqui vão ser bolas as válvulas que vão colocar a lâmpada simular as válvulas pwm a lâmpada vai dar uma visualização ele lá e também vai dar uma carga mais aproximada ainda da carga real da vó lâmpada de 24 volts 12 de 12 é só o display primeiro você tem que furar na caixa isso aqui mas aqui furar o incômodo ele vai ficar mais ou menos por aqui bota mais para o cantinho aqui para mandar para uns papos casa para depois dar meu tempo né para vocês né quem aí que aproveitar esses transistores transformadores aí para para enrolar o nosso sensor indutivo aí do nosso gestor de fase e rotação transformador é esse daí que eu eu já tenho dois Enrolados vídeo do terceiro aqui tá vídeo do quarto ele tem 21 mm os 5 por 10 que a gente tira essa tira com cuidado aí essa fita adesiva aí depois dá para não deixar cair para não quebrar núcleo né eu falei que eu tenho quatro mas eu tenho quatro porque eu vou fazer dois simuladores né vou deixar de dois né Eu tenho quatro aqui tô enrolando mais dois aqui que tá até com um amigo aqui com cuidado a gente descola essa é só colado aí nuvem que fica presa no verniz aí ele e esse carretel tira essa fita adesiva aí desmonta o enrolamento aí do Desenrola aí o rolamento do dessa é o indutor né então ele tem seis pernas seis penas de cabo resultado enrolado paralelo não são 6 m uma pena de 6 pernas de 6 m perna de 3 metros você pode dividir essas pernas de seis pernas e dois grupos de três Ligar ligarem CL seis pernas de seis minutos esses três esses três três fios ligados esses seis fios dois grupos de três Você vai ligar em série vai dar uma pena de 18 metros 2:18 aí você enrola essa pena aí duas bobinas como é que você vai separar o carretel você vai criar um isolamento isolamento carretel aí você vai rolar uma bobina de um lado novo bem de outro sobreposta não tem problema você vai ter que usar o isolamento aí para separar eu acho que tá muito espaço espaço de isolamento é mínimo né transformador aí eu tomando de 12 volts como eu não usei aqueles filhos guardei transformador de 12 volts que eu já tenho que dizer bastante ele eu tiro primário armador de 12 volts por r$ 500 eu tiro tiro no cara Tira o primário e o secundário caixa para encaixar e o para fazer os dois circuitos ferramenta muito boa ela é uma é um pouco cara frágil Mas sabendo usar ela com a mão na roda circuito tá aí ó nosso s32 que vai geral Nossa sinal lá de rotação né vai gerar vai simular Nossa Roda fônica eu acho 32 ele tem um limitador de corrente de 10mm Como trabalhar com 10 que eu mais segura aí são de 3,3 Volts no nível alto 30 km a pé eu eu dá para jogar direto né não dá para usar direto e alimenta um resistor alimentar um transistor É eu sei e limita a corrente mas ainda né hino lá do sensor da central então quando você tiver um nível alto na base ele vai chaviar para terra o sinal fazendo a minha que valeu quando passa o dente dá E aí você vai ter o chaveamento da terra limitando sempre a corrente de base e o trânsito quando for 3 volts E aí eu tenho eu tenho uma onda espelhada né e com a tensão equivalente a tensão lado 58 ele vai servir e jogar para terra e vai ser protegê-la s32 circuito padrão que eu uso aí para para fazer o sensor hall tá bom do outro lado aqui na parte de baixo a gente tem um sensor indutivo sensor indutivo vocês são do dia eu vou circuito transistor aqui ele transformador vai passar vai ser chaveado pelo transistor recebe o sinal positivo joga a terra circula uma corrente sinal do Lenovo circuito secundário transformador e corrente baixa entendeu numa onda do da bobina do sistema depende do Rolo precisa ter ele chegou trazendo a minha encomenda isso aí eu comprei na usinainfo no MercadoLivre mas quando eu tinha que juntar muita coisa numa compra só eu Ele comprando na usina Eu também não é ruim eu só que o frete Sai mais caro é bom aí tá aí a dois pacotinhos tudo para o simulador não um pacote quantidade de óleo por exemplo tem umas mãos umas obras aí nesse saquinho aqui dão eu comprei usando aí no simulador eu vou passando as etapas eu vou escrevendo um esquema elétrico aqui por enquanto fica aqui as duas ventoinhas que eu cheguei a falar que eu queria colocar lá para relação do motor de motor da refrigeração do motor do ventilador do eletroventilador entrasse né mas amo você espaço lá igreja aí agora vamos concentrar no principal para funcionar o seu saquinho aqui eu só tenho embalagem aqui saquinho que parece que estão as outras coisas que mais importam para gente agora realidade eu tô procurando a ponta do ferro de solda senão eu não faço nada minha filha só tá queimada knobs aqui que eu comprei dos padrões aí esse pulsador aí eu comprei para trocar do meu do meu aqui que ele tá é um computador diferente é metálico tem um acabamento bem legal aí esse esse esse simulador esse já tô eu tô fazendo com as pontinhas toda do ferro de solda aí duas uma de reserva e ele quebra esse baterite aí a minha quebrou esse baquelite preta ele quebra E aí fica solta. Ele pediu quebrar resistência cerâmica né tá quebrado viu nome de cachorro direitinho perfeita já posso trabalhar essa aí é LED principal para gente essa passa a tela aí e conferir essa tranqueira toda ainda e eu vou estando aí conforme bombom para gente agora nesse momento tô esperando ansioso chegar display display de 128 por 64 do atual Play não tem existiu 40 20 linhas por 40 o 4 coluna um 24120 coluna você tem especificado Jaú área de cada característica aí não são pontos nessa 128 pontos 128 colunas por 64 linhas aí você tem as fontes já determinado você vai você acha melhor aí para como montar essa conta a diferença daqui que eu essa conta é aquela ponta de picadinho e ela essa é a média eu tinha pequeno aí você não tava achando essa essa minha oportunidade para comprar essa média aí quando meu viu prestar conta que eu mais uso aí soldar circuito integrado para soldar SMD pequeno isso aí passou os melhores vinhos agora testando aqui para experimentar Carpina faca programa ele vai mandar informação para essas portas você ligaram trocarem as portas nada então Segue o diagrama direitinho eu só pede diagrama diagrama eu tô fazendo nada Todo mundo vai ter um esquema é até o projeto eu tô fazendo e tô postando projeto antes Eu postei um projeto expliquei um projeto agora fazendo parte do projeto montando parte do projeto alimentação seguir para poder entender direitinho lá Ah é para direitinho aí esse soldado ali né colar da Alice essa plaquinha da Princesa 2 a posição que já tem um furo ali aí vocês vão eu tô de encaixar lá o o cabo do USB alimentação antes de fazer eu já tinha colocado a fonte e regulado 5 volts fundamental recurso fundamental o regulador na fonte põe 24 volts regula a saída parafuso sentido horário atenção ao parafuso em sentido anti-horário a tensão diminui 5 volts passa por aí vai para lá o Terra Não tem problema se preocupe com positivo só falar alimentando da fonte já Olha esse 12 volts aí é outra coisa não se preocupe 25 volts tá vendo 25 volts jogando direto no direto no terminal passando pela chave no na fonte aí sai 5 volts para aí eu posso ligar meu tá regulada eu posso ligar né eu coloquei para fazer a navegação como eu falei para você não vou usar aquelas teclas vou tentar fazer com Encoder para fazer diferente tá liguei também não tem linha principal aí mostrando aí conforme independente do acelerador e independente dos dois conjugados quando você faz o teste na central diesel quando você acelera acelera rotação se você não aumenta rotação se você não acelerar e corta meus bicos descendo a serra alimentação a rotação da que tende a subir você tira o pé dela tá em 4 dias o que acontece tá falando que o motor tá girando tá acelerado ele entende que motor para girar uma descida alguma coisa ele corta os bicos para tomar no freio motor normalmente assim você tem que acelerar um pouquinho e aumentando E aí pessoal tudo bem tô montando montando e mostrando a montagem desse terminal aí vocês para explicar para vocês uma coisa eu fiz um eu coloquei um terminal db25 na lateral do simulador pronto a saída para ligar os bicos externos caso entendeu peguei um bebê 25 solteiro soldando os fios aí olha o que que eu soltei dois filhos em cada terminal é porque um fio botar lá no terminal 50 que eu recebi o sinal do módulo vai lá para o terminal né que o filho sai lá do DB 2050 passa nesse aí vai lá para o que vai lá para o médico pede um ficar em paralelo paralelo com conector externo com eu tô externo cajuada também eu tô cortando os fios aí na perna mais curta mais Comprida tô com saudade querida vai o LED vai ligar vai ter o LED lá só explicando a alteração que eu fiz aí Então tá quando chegar um bico externo unidade injetora externa do lado aí ó eu fiz esse furo aí assim agora hoje Já botei a chave linha 30 dia 30 a linha 15 dia 30 a linha 15 Você sabe se tem um maior contato Zinho todas elas nova vem com mal contato eu botei de azul para o ar cada cada vida coloquei dois leds bobina do Volvo que ele é com com quatro né botei os potenciômetros de primeira linha de Protestantes com seis potenciômetros aí um ficou meio um ficou meio fora e nós troca correu talvez eu vou passar mais um pouco tá para escuros fazer furos novas tem cinco aí onde vai você ligar dos bicos na caso caso tenha bico externo tá vendo o chicote que eu fiz a chave que quebrou a resina aí na hora de furar eu vou ter que tampar de novo botar resina de novo 50 ele sai passa pelo db25 E aí vai para os LEDs dia 25 vai para o LED porque como eu expliquei o bico do Volvo ele tem duas bobinas para o bico tem duas duas funções no bico também duas bobinas já fica pronto para testar esse tipo de bico também consertar esse detalhezinho sair da resina que lascou essa essa coisinha essa sacolinha aí ela soltou também eu tenho que colar de novo não tá aí pessoal amanhã eu já amanhã eu tô mandando um vídeo por dia né trabalhando de dia agitando vídeo a noite colocando para vocês talvez eu já vá começar a ligar o simulador nela tá injetor de sinal está funcionando e só tá com esse esse sinal mas depois a gente vai colocando outros aí é só questão de programação Amanhã eu vou abrir esquema elétrico para vocês eu vou começar a ligar aí 30 ou 1538 conectores dos bicos E aí a gente vai a gente vai começar esquema elétrico agora né lá no google drive lá você já pode baixar tá primeira etapa lá mostrou as chaves aí tá mostrando conector tá vendo conector B eu conector 50 pinos conector C eu falei que tô de 25 kilos o sinal de chega pela central E aí vai para o bico vai para o conector C quando ele chega aí vai para o conector C no conector cedo não fica ligado os bicos externo vai para o LED que então já foi já fica se você pode ter ou não os bicos mas o LED estão tão ligado lá ok pessoal então isso aí
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Apostila - Reparo de Centrais Diesel admin 0 987 28-04-2020, 20:14:40
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)