Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
3 Testes Rápidos | Marcha Lenta Oscilando
#1
Video 

três testes rápidos para você fazer quando o carro chega na oficina quando você tem um problema de oscilação de marcha lenta ou falta de potência no motor e a gente vai fazer esses três peças somente com multímetro pessoal é bem simples vamos ver como é que é Então venha no vídeo Olá meus amigos tudo bem com vocês meu nome Nivaldo oragio sou Técnico Automotivo E hoje nós vamos falar de um probleminha muito cruel né Cruel que acontece que aparece na oficina aí as vezes a gente fica apanhando para lá panhando para cá é só esse carro é uma Santana Quantum não é por sinal muito bem cuidada do meu amigo Thiago de Guarulhos São Paulo a gente trocou e-mail E no fim a gente acabou agendando aí já faz dois meses trocando de mês né é muito corrido bom que acontece o seguinte por vários probleminhas aqui no fim não conseguiu corrigir o problema então né e acabou vindo aqui para mim tem uma oscilação de marcha lenta E aí ele tem uma avaliação né muito grande na marcha lenta aí descobrimos aqui vários probleminhas tá primeiro a gente tinha uma correia dentada aqui fora de ponto eu achei que tinha um dentro e tava dois dentro fora inclusive o distribuidor estava totalmente colado no bloco do motor foi difícil de tirar ele dali né eu tava totalmente adiantado Porque deixaram atrasada dois dentes da correia então tentaram compensar por ali tudo bem humano todo mundo erra também né mas preguiça né o cara viu que tava errado tentou jogar toda do Servidor para todo lado ali para o lado medo né você fazendo movimento com distribuidor pro lado direito você está adiantando o ponto virando para o lado esquerdo você está atrasando ele estava totalmente adiantado estou muito fora de posição outro probleminha que a gente encontrou aqui já vou mostrar para vocês aqui de fácil medição mas primeiramente pessoal quando o carro chega na oficina com oscilação de marcha lenta uma falta de potência antes de colocar scanner osciloscópio transdutor antes disso vamos seguir três testes Três Passos muito rápido que a gente pode muitas vezes tirar um monte de defeito que tem no carro tá certo então até senão vou fazer bem simples Olha só eu vou usar um multímetro as que eu tenho eu vou usar o mais simplesinho aqui pronto só isso aqui ó bem simplesinho usam amarelinho para Duzão mais atual não tem problema nenhum senão vou fazer o seguinte vamos seguir o primeiro passo aqui ó colocar eu vou medir a tensão da bateria e depois com na com motor desligado e depois com motor ligado esse é o primeiro passo cala-te tensão continuar não descer quero encontrar aqui próximo de 12 volts meio quase 13 então eu vou usar escala aqui mais próximo aqui é de 20 volts Então vamos lá vamos testar aqui ponteira positiva no Positivo ponteira negativa no negativo da bateria a gente tem aqui está baixinho em 12 volts Olha só então agora a gente vai ligar o motor vamos ver se vai próximo lá de 14 volts vamos deixar estabilizar 13,8 ou seja 13 volts 800 milivolts Tá certo então tá bem próximo de 14 agora parece que nós vamos fazer o segundo é medir no alternador como colocar positivo terminal positivo do alternador você mais cedo e bacia no negativo do alternador temos aqui 14 volts 140 atores do outro e sempre Contra 3 Senta aqui na bateria a gente está tendo uma vez aqui de 350 milivolts aproximadamente Esse é o segundo teste testar o alternador nesse segundo teste a gente viu que tem essa diferença de quase 350.000 e volts meio volt né nos sistemas atuais quando você tem alternadores do tipo RC ou seja alternadores pilotados né são controlados pela Unidade de comando do motor nesse caso muitas vezes a gente tem a linha S que é de sensor de bateria ou seja o alternador o regulador de tensão inteligente comunicando com a unidade de comando ele sabe que tá por exemplo 14 volts chega na bateria 13.7 ou seja tá com a diferença de 300.000 e volts CVC quando tem a linha S ele sabe dessa diferença de 300ml volts e sabe que vai poder interferir nos sistemas eletrônicos do carro então que que o módulo faz manda o alternador gerar 300 milivolts a mais 13 no alternador chegando , 7 na bateria com alternador para gerar 14.3 para compensar esses 300 milivolts tá certo mas quero não o defeito ainda existe o módulo apenas tenta corrigir para não deixar na mão motorista né isso então tá então basta o profissional seguir né esses procedimentos e analisar onde é que tá perdido esses 300 milímetros nesse caso aqui 350 milivolts onde será que tá né então vamos chegar no defeito vamos ver se a gente consegue descobrir onde é que tá esse é o nosso terceiro teste pessoal como nós temos 300 e poucos milivolts aí perdidos né Nós vamos ter que encontrar eles então para isso nós vamos pegar a escala do multímetro colocar numa escala mais próxima de 300 milivolts maior aqui eu tenho uma escala de 200 é pouco então vamos colocar em 2 volts Tá certo liga o motor e vamos para o procedimento escala do multímetro em dois votos ponteira do multímetro positiva no Positivo dar uma raspada ponteira negativa do multímetro positivo do alternador É isso mesmo nós vamos ver aqui ó olha só 120 120 milivolts de diferença a gente tá mentindo toda a extensão do cabo positivo ia até o alternador tá perdido no Positivo Agora falta aí ainda uns 200 ml volts Claro que vai estar no cabo nega Então vamos lá agora a gente inverte colocamos a ponteira negativa do negativo da bateria Aninha falar um bom contato e ponteira positiva no negativo do alternador É isso mesmo 220 milivolts os 300 mil volts você assim nós fizemos no primeiro e no segundo teste estão espalhados ac120 milivolt perdido no cabo positivo e 220.000 bolsa perdido no cabo negativo como é que agente faz para corrigir vamos lá para eliminar esse probleminha pessoal vamos primeiro eliminado o cabo positivo do alternador Então vamos soltar o cabo positivo aqui com muito cuidado muitas vezes o probleminha pode ser só assim o fato de você dar uma mexidinha no terminal dá uma raspadinha aqui tá vendo e reapertado novamente melhorar o salário de 16 probleminha tá estação que acontece ali na na rosca na porca né é o ideal é tirar fora e fazer uma boa limpeza aqui a gente vai fazer só para fazer um teste para ver como é que reagiu aqui pronto reapertado vamos ao teste agora multímetro no Positivo da bateria negativo do multímetro no Positivo novamente do alternador vamos ver a diferença que deu aqui na escala de 2 volts vamos lá vamos dar partida 83012 já melhorou Melhorou e uns 40 minutos né só eu posso ter uma oxidação no cabo positivo mas também está sol eu posso ter um problema lá diodo na placa retificadora de repente o parafuso positivo ligado a placa tem um mau contato lá dentro tá certo então quando a gente tem um problema se maior que meio Volte por exemplo a diferença é grande assim que abriu a vereador tirar placa retificadora fora a placa de diodos fazer uma limpeza no terminal do parafuso positivo ou muitas vezes substituir a placa Tá bom vamos agora ver onde é que tá o probleminha lá no no cabo negativo da bateria agora vamos ao negativo negativo do multímetro negativo da bateria positivo do multímetro negativo do alternador ainda tá lá com 180 próximo de 200ml volts uma coisa interessante aqui olha só a gente tem uma chave geral instalada nesse carro essa chave geral você não pode instalar no carro que tenha sistema de injeção eletrônica Palmas injeção eletrônica que tem o aprendizado né então o cara não conseguiu descobrir o defeito aqui tem esse carro também que é de consumo da bateria tá roubando carga da bateria o cara tentou falar tentou para cá e falou para o dono do carro olha vamos colocar uma chave geral você liga e desliga todo dia ela tem que abrir o capô desse carro todo dia Desliga a chave-geral liga a chave geral sabe aquelas do Fusquinha falava muito fusquinha Brasília se tiver contato aqui olha só como vai crescendo a minha atenção aqui não pode isso é problema sério Mesmo apertando ele dá mal contato Então vamos eliminar essa chave geral como eliminar tentar buscar minha mensalidade e negativo do famoso cabo terra né eu a gente chama de aterramento mas na verdade aterramento para eletricidade felicidade dele das nossas casas né que tem cabo Terra já que trabalha com tensão alternada massa né beleza terra que ligar na chave geral eu vou deixar ele aqui do lado e original tá aqui o cara deixou Ainda bem né deixou o cabo original aqui para muitas vezes o pessoal bate com a chave fenda Alguma chave um aterramento em cima do terminal ele não entra não pode tá você tem que abrir procurar Abrir tem até ferramentas próprias para isso vai abrir com uma chave de fenda aqui e o terminal vai entrando aproveita tira esse parafuso Terra aqui também nos parafusos que fixa todos os cabos negativo aqui né tá soltinha também fazendo vamos por enquanto reapertar depois com calma eu vou tirar todos esses carros e dar uma geral né negativo do multímetro negativo da bateria positivo do multímetro no negativo do alternador Olha aí quando melhorou Melhorou aí 150 150 me ligou os pessoal da Usaflex em milivolts apenas observo procurar e mais alguns pontos esse mau contato que está tendo provavelmente é naquela coisa ali naquela parte do cabo que liga até o bloco do motor até lá caseiro do motor ali só de bola vamos ver como é que ficou a Vamos ver até agora como é que tá o resultado aqui são Divino positivo multímetro na escala de 20 volts né vamos lá 90 alternador positivo do multímetro no Positivo aqui deu negativo no negativo 170 praticamente milivolts da 160 1011 na verdade a metade tava no início a gente tem ainda pessoal uma pequena perda em algum. não prejudica em nada tá se fosse acima de 400.000 de voz meio voz Aí sim a forma como a gente vai dar uma revisão em tudo aqui acabaram tirasse chave geral fora pensando nisso minha mãe Maria Clara jogar fora vamos fazer uma boa de uma regulagem de motor e deixar ele Zerado no a parte de ponto no motor a gente já já corrigiu a correia dentada Será que o motor já melhorou muito né marcha lenta já tá redondinho antes ou se lava demais show de bola Pessoal espero então ter ajudado vocês faça pessoal faça sem dó sem medo esse tipo de teste essas três esses três procedimentos em todos os carros que entraram na oficina antes de fazer qualquer tipo de reparo na parte de injeção eletrônica eletrônica embarcada do carro show de bola tá isso aí pessoal continua escrevendo no canal você que não é escrito vem aqui para família horário tá bom redes sociais também não deixa de seguir o nosso Uno de corrida@no ponto track Day lá no Instagram Valeu pessoal forte abraço para vocês até o próximo vídeo tchau fui
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Lâmpada do EPC acesa e oscila marcha lenta. - Família Power 1.0 - 16V Sr.Big 0 976 19-06-2020, 17:40:26
Última Mensagem: Sr.Big
  Santana 2.0 - O motor apresentava oscilação da marcha lenta Sr.Big 0 1.587 19-06-2020, 16:57:14
Última Mensagem: Sr.Big
  Gol CLI ou Fiat Uno i.e. – Marcha lenta irregular Sr.Big 0 807 19-06-2020, 14:52:44
Última Mensagem: Sr.Big
Video Curso - Testes conectores A e K da Volkswagen Amarok Sr.Big 0 754 19-06-2020, 14:39:17
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Kombi - 1.6 - Motor sem marcha-lenta. Sr.Big 0 869 18-06-2020, 13:53:59
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Golf 1.8 - Marcha-lenta instável, oscilando muito. Sr.Big 0 1.161 18-06-2020, 13:28:17
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Parati Mi 1.8 8V - Marcha lenta oscilando muito. Sr.Big 0 813 18-06-2020, 13:25:30
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol 1.6 8V - Marcha-lenta instável, luz da injeção acesa. Sr.Big 0 751 16-06-2020, 16:16:05
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Kombi 1.6 - Motor com marcha-lenta alta. Sr.Big 0 808 16-06-2020, 16:08:18
Última Mensagem: Sr.Big
  VW Gol 1.0 AT - Marcha-lenta oscilando e motor apagando. Sr.Big 0 2.939 16-06-2020, 16:07:42
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)