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Caixa de Câmbio VT2412B
#1
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Caixa de Câmbio VT2412B
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Prefácio
Este pacote de treinamento descreve a caixa de câmbio Volvo VT 2412B, oferecida como opcional para caminhões. A mudança de marchas da VT 2412B é controlada eletronicamente mas também pode ser feita manualmente, se necessário. Além disso, o motorista tem a alternativa de troca de marcha totalmente manual. A embreagem é do tipo monodisco a seco com controle automático total, o que significa a inexistência de pedal de embreagem.
A Volvo do Brasil se reserva no direito de efetuar alterações no conteúdo deste material sem previo aviso .

Índice
1 Introdução...........................................................................3
2 Placa de identificação.........................................................5
3 Carcaça da caixa de câmbio..............................................6
4 Componentes principais.....................................................7
5 Engrenagem(“Split”)...........................................................8
6 Caixa de câmbio básica .....................................................9
7 Grupo Redutor..................................................................10
8 Fluxo de força...................................................................12
9 Embreagem ......................................................................13
10 Curso ................................................................................16
11 Valor X1-X2 ......................................................................17
12 Freio do Eixo Secundário.................................................18
13 Sistema de lubrificação ....................................................19
14 Bomba e filtro de óleo.......................................................20
15 Conexões elétricas e pneumáticas..................................22
16 Carcaça de controle (GCU)..............................................23
17 Cilindros seletores de marcha..........................................24
18 Inibidores e sensores de mudança de marcha................25
19 Válvulas solenóides..........................................................26
20 Placa de circuitos .............................................................27
21 Unidade de controle .........................................................28
22 Seletor de marchas ..........................................................30
23 Display, caminhões ..........................................................32
24 Resumo de sinais, caminhões..........................................34
25 Mudança de marcha.........................................................36
26 Marcha de partida.............................................................38
27 Kick-down .........................................................................39
28 Freios auxiliares................................................................40
29 Softwares de condução................................................... 41
30 Diagnóstico ......................................................................43

1 Introdução
A caixa de transmissão VT2412B, com designação de produto I-shift (transmissão
inteligente) é formada por uma caixa de câmbio básica de 3 velocidades não
sincronizadas, sem a marcha superlenta (crawl). Ela possui o grupo desmultiplicador
sincronizado na parte dianteira da caixa principal e um grupo redutor na parte traseira. A
caixa tem um total de 12 marchas para frente e quatro para trás (Ré).
A caixa de câmbio é mais leve e mais curta que a versão anterior , devido a
mudanças funcionais que mais tarde serão explicadas . O sistema de lubrificação tem
capacidade para 13 litros.
A troca automática das marchas é controlada eletronicamente mas também pode
ser feita manualmente, se necessário. A embreagem é do tipo monodisco a seco com
controle automático total, ou seja, ausência de pedal de embreagem.
A VT2421B contribui para um grau de segurança mais elevado, uma vez que o
motorista fica livre para se concentrar na direção do veículo. O nível de conforto é
também mais alto com trocas de marcha mais suaves e sem solavancos “trancos”, a
maior produtividade é conseguida graças à otimização do consumo de combustível
proporcionado pela caixa de câmbio.
A caixa foi projetada e construída para suportar um torque máximo de 2400 Nm.

O grupor redutor, situado na parte traseira da caixa básica, possui troca de
velocidades sincronizadas, ele contém um sistema planetário com duas relações de
marcha, redutor baixo e redutor alto.
O grupo desmultiplicador “split”, também sincronizado, é localizado na parte
dianteira da caixa de câmbio. O desmultiplicador consiste em um grupo de engrenagens
que divide em duas as marchas à frente e à ré da caixa básica. Assim , as três marchas
do eixo principal da caixa básica são individualmente divididas por dois, aumentando para
seis as opções de marchas. O grupo desmultiplicador e o sistema redutor não podem ser
operados separadamente, a troca de marchas é feita em etapas (Desmultiplicador,
Redutor e Caixa básica), dependendo da marcha escolhida pelo sistema.
A debreagem é feita automaticamente por um cilindro eletro-pneumático
controlado por solenóides. Estes solenóides regulam o ar comprimido para o cilindro da
embreagem que, por sua vez, controla o movimento de desengate. O cilindro eletro-
pneumático da embreagem (CCU) está montado na carcaça da embreagem.
O controle de marchas não é conectado mecanicamente à caixa de câmbio, mas é
controlado eletro-pneumaticamente. Através de um botão na alavanca de marchas
efetuamos a troca de marchas (Modo mecânico) ou selecionamos mudanças automáticas
(Modo automático).

2 Placa de Identificação
VT2412B é a designação do modelo, e a placa de identificação traz as seguintes
informações:
Componente Designação do componente VT2412B.
(SP3190245) Número do componente.
V Volvo
T Transmissão
24 Torque máx. 2400 Nm
12 Marchas à frente
B Modelo (Espiras Envolventes)
Categoria de serviço (ver informação de serviço)
Comp. id Número de peça de produção
Número de série 20014010001
20014010001 Ano de fabricação/semana 40/dia 1/0001 numero seqüencial.

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