Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Curso de Solda BGA
#1
Video 

Curso de Solda Bga Aula 1 - Apresentação do Curso completo


Curso de Solda Bga Aula 2 - Diferença Entre Processos de Solda


Curso de Solda Bga Aula 3 - Mercado de Atuação


Curso de Solda Bga Aula 4 - Material de Fabricação e desumidificação das Placas


Curso de Solda Bga Aula 5 - Diagnóstico do defeito Bga


Curso de Solda Bga Aula 6 - Máquinas Para Solda Bga


Curso de Solda Bga Aula 7 - Ferramentas Para Bga


Curso de Solda Bga Aula 8 - Insumos Para Bga


Curso de Solda Bga Aula 9 - Fluxo de Qualidade


Curso de Solda Bga Aula 10 - Preparação da Placa


Curso de Solda Bga Aula 11 - Posicionamento da Placa na Máquina


Curso de Solda Bga Aula 12 - Perfil de Tempo e Temperatura


Curso de Solda Bga Aula 13 - Perfil de Tempo e Temperatura 2


Curso de Solda Bga Aula 14 - Perfil das Máquinas Robustas


Curso de Solda Bga Aula 15 - Limpeza do Chip


Curso de Solda Bga Aula 16 - Processo de Reballing do Chip


Curso de Solda Bga Aula 17 - Limpeza da Placa


Curso de Solda Bga Aula 18 - Inspeção do Chip


Curso de Solda Bga Aula 19 - Posicionando e Soldando o Chip na Placa


Curso de Solda Bga Aula 20 - Considerações Finais


Curso de Solda Bga Aula 21 - Reballing Sem Stencil com Suporte Articulado


Curso de Solda Bga Aula 22 - Reballing de Processador Bga com Stencil



Fala galera beleza tudo certo com vocês sejam bem-vindos ao curso de solda BCA da saber da eletrônica 2019 esse curso vai abordar todo o procedimento de solda BGA com utilização das máquinas equipamentos ferramentas e insumos proteções limpezas em dispersões remoção colocação dos componentes e todos os detalhes disse que eu falei O que é solda BGA pessoal só dá beijar um tipo de solda utilizada em que ficam na parte debaixo do componente onde a gente não consegue visualizar aqui para vocês conferir o que eu tô querendo dizer fica mais fácil essa placa que é uma placa de um notebook utiliza componentes com solda BGA no caso aqui eu tenho um processador integrado com o Chipset é um componente com dois são dois componentes no mundo encapsulamentos aqui e se você reparar você não consegue visualizar os contatos porque ele está debaixo do chip então b&g aqui é uma sigla em inglês que quer dizer Bau Grid Array solda por linhas e colunas por esferas se você parar aqui eu tenho uma outra placa onde o chip já não está na placa Foi removido então Aqui nós temos os contatos de ponto de solda né Essa saudação de solda como essas daqui são colocadas nos componentes Ok devido a remoção do chumbo nas esferas de solda de alguns anos para cá foi proibido nas indústrias né prejudicar o meio ambiente e também por causa de da saúde dos funcionários então removeram o chumbo da solda e isso Começou a Cal crescimento e falhas dessa solda nas placas temos na indústria eletrônica nós temos as placas aí que está presente nos equipamentos provavelmente vai ter um componente que utiliza a saudade e provavelmente ele vai com o passar do tempo apresentar defeito Então esse curso vai abordar todo esse procedimento apesar de parecer simples né Aí é só tirar o componente colocar de volta é um processo que requer muitas técnicas ferramentas específicas para que você faça e funcione né retirar o chip colocar é fácil mas você retirar e colocar novamente e funcionar de acordo com que precisa já é um processo mais complicado O que é um técnico em eletrônica é bem diferente você ser um técnico eletrônica e você ser um técnico trabalhar com celular não requer nenhum conhecimento de eletrônica por esse você é um técnico você ter essa qualificação de solda BGA que está presente em todos os equipamentos hoje em dia você tem um diferencial a mais no mercado e aí que a gente quer passar para vocês no curso reballing  existe três nomes que a gente vai encontrar aí no nos grupos né de fóruns de WhatsApp telegram e no mercado no geral reflow e troca de chip existe o nome e tem um aquecimento mínimo aí que o pessoal dá no chip para ver se a placa volta a funcionar Então vamos o refri é você pegar a placa né então Digamos que você tem uma falha na solda e você quer sem certificar gente é uma roda na sogra então o que que a pessoa faz crescimento aqui na região do componente tá tu vai fazer com que a solda volte a entrar em me mostra da contato do chip na placa sim homens foram problema de solda beijar muito provavelmente funcionar né mas voltará David você sabe que realmente o problema tá no na solda o procedimento de refluxo Tem muita gente que faz e entrega para o cliente tá só que não é o correto o correto o ideal o procedimento certo é você apenas como diagnóstico e não como um trabalho para você já entregar para o cliente realmente depois de 23 dias no máximo o cliente vai voltar com o mesmo problema porque você não trocou a Sol prejudicada lá dentro você só fez um aquecimento que fez voltar ao contato Mas isso não vai garantir que o serviço de qualidade né que é o procedimento correto é a remoção do componente a limpeza a espera aqui é sol da presidente no chip na placa não é limpar tudo a gente vai vender esse procedimento quando você tem uma placa original de fábrica você vai encontrar as esferas sem chumbo então o que que a gente faz remove essas essa solda sem chumbo e coloca uma solda com chumbo porque ela tem uma flexibilidade maior a temperatura de fusão é Menor Ela tem mais maleabilidade aqui na hora da soldagem vou explicar esse detalhes no decorrer do ok então esse é o procedimento a gente deve fazer o de reballing existem placas que o componente queima hoje em dia é muito comum o componente queimar você tem duas alternativas ou você pega o componente de uma placa de sucata re móvel da placa que você vai fazer o trabalho remove da placa de sucata coloca as esferas e troco componentes componente rebalado chama que é quase esferas é o seguinte muitas vezes esse componente já pode vir com solda sem chumbo sem chumbo na sua máquina na sua placa porque o açougue ela é um processo mais complicado mais complexo de trabalhar você tem que traçar um perfil muito bem elaborado para aquela placa entender um perfil que a gente usa aqui para trabalhar que maneira geral Se você comprar um chip ele vier com saudade free que é sem chumbo o ideal que você remova solda e coloca com chumbo a gente vai falar os detalhes na no decorrer do curso na sequência em Ok então essa parte que eu queria mostrar para vocês a diferença desses dessas nomenclaturas O que é cada coisa galera tem um assunto delicado aqui para tratar que é o seguinte às vezes você quer saber se vale a pena você fazer um investimento numa máquina de BG a se vale realmente a pena você adquirir esse conhecimento né adquirir essa técnicas para poder fazer esse tipo de serviço então eu vou te falar o mercado de atuação de solda BGA é o mercado mais vai estar presente aí nos equipamentos e hoje em dia ele já representa aí tudo que se imagina tem componentes que utilizam saudáveis escrevi porque é muita coisa na verdade eu tenho um passo-a-passo desse curso né que eu fiz através de um mapa mental então das diretrizes aí da sequência que você tem que seguir eu vou disponibilizar para vocês no pulso Tá e agora que eu vou ler para vocês o que eu anotei componente consulta beijada represente notebooks video game placa mãe de computador desktop em comum tanto o soquete do processador como tem Chipset também nas placas games é videogame Xbox 4 PS3 todos esses são problemas de solda BGA placa de televisão Central Multimídia muita gente aí trabalhando com central multimídia né System centrais de carro aí que hoje em dia é padrão no carro que você compra tá tendo muito problema de solda BGA áudio né toda parte de áudio também já tem processamento digital com componente de solda BGA Trial CNC a indústria toda no geral trabalha com componente de solda beijar é um ramo muito bacana também os médicos hospitalares também bastante cliente que trabalha com esse tipo de placa e dá muito problema só dá esses ar condicionado Split módulos automotivos de carro de tratores e veículos pesados é muito Ampla né você tem várias frentes aí você pode estar trabalhando com esse tipo de serviço que vale a pena vale a pena o investimento não é um investimento muito pequeno mas também não é nada de outro mundo exagerado aí você vai descer uma máquina vai ter algumas ferramentas e alguns insumos compensa né a média de serviço varia de mais de solda BGA depende da região depende do tipo de equipe mas eu vou te dizer varia de r$ 100 a 34 r$ 1000 3 r$ 4 sim se você trabalhar com placas caríssimas de indústria equipamentos área de máquinas pesadas o reparo é muito caro tá então Varia muito notebook por exemplo aqui em São Paulo na região é 250 r$ 300 o serviço maior né também tem tem placas que tem você compra três r$ 4000 Mas você vai ter duas uma planta por mês para trabalhar notebook Gamer C300 r$ 400 mas você tem todos os dias o mercado funciona mais ou menos dessa dessa forma nós estamos em 2019 os preços praticados são esses Maravilha a gente vai falar sobre máquinas para fazer o trabalho de BG Ah tá E por que que a gente precisa de máquinas primeiro a gente tem no mercado tipo de equipamento para solda BGA a gente tem aqui para dormir Infrared a gente tem equipamento por ar quente por 2 zonas três zonas com alinhamento óptico com alinhamento de raio-x e enfim aí depende do bolso da sua demanda de trabalho aí para o que você vai fazer Tá então vamos começar 3 modelos de equipamentos que são os mais uso assistência técnica ok falando sobre até 870 é uma máquina que eu trabalhei há mais de 12 anos atrás essa máquina funcionava da seguinte maneira lá tinha uma base de aquecimento embaixo você colocava a placa tão aqui aqui você tinha um aquecimento aqui você colocava placar Infrared fazia um calor é até bonito a máquina de ver que não tinha um controle muito preciso depois de um tempo conseguia soltar o chip uma máquina pessoal muito precária não tem calor por debaixo do chip a lâmpada não tem um controle é assim não é um procedimento profissional não dá para você querer trabalhar com uma máquina dessa para fazer trabalho de BCA para celular para componentes muito pequeno ainda que ela funciona mas para notebook e para outros equipamentos sem chance aí foi melhorando a tecnologia para pequenas assistências e veio ir6000 ir9000 que até hoje ainda tem tem comércio dessas Max é uma máquina que já é bem melhor que até o 170 Infrared chamado Infrared D'arc não tem uma luz é um calor é um bocal Grande a parte de cima um bocal grande que tem uma resistência que gera um calo na parte de baixo não tem bocal nenhum e ela também tem uma área de aquecimento No meu modo de ver o principal problema dessa máquina não tem um Bocão embaixo um ar para ajudar né porque a Vi esquenta mas não tenho arco e só para ele só aquece ali e o bocal é muito grande você vai abranger uma área de calor muito grande ali é uma máquina que tem um custo médio de 3000 3500 reais eu não sei exatamente que é bem mais barato de uma máquina de ar quente por exemplo que a próxima como falar só que assim você trocar por uma máquina de ar quente vai ser muito difícil eu conseguir vender a máquina pelo preço que você pagou para trocar de máquina muito bem Tem uma máquina que não vai te atender bacana você foi trabalhar você vai ter problema se vai ter dor de cabeça algumas pessoas conseguem fazer o trabalho consegue se adaptar com essa máquina mas a máquina bem difícil bem complicada eu Maurício não recomendo tá Furar com três zonas de trabalho que essa máquina que eu tenho aqui ó mostrar para vocês principalmente pessoal o que nem a marca da máquina nem o modelo da máquina o que realmente determina é o seguinte aqui eu tenho áreas de aquecimento Então essa área toda vai aquecer a placa vai ficar aqui ela vai receber um calor porque eu tenho a hora de aquecimento tem um bocal embaixo Aqui ó que ele regula altura próximo aqui da parte de baixo do chip esse bocal ele vai me transmitir um ar um calor controlado através de rampas que a gente vai ver na sequência do curso então eu tenho calor por cima por baixo e na área de aquecimento o que resfria o processo a hora que você remove O componente que é muito importante isso também pessoal o mínimo que a gente precisa é uma máquina dessa o mínimo também acho que o máximo não não tem necessidade de máquinas melhores do que essa para quem tem uma assistência técnica comum tá eu acho que uma máquina dessa é mais do que suficiente para a gente trabalhar de forma profissional consegui fazer o serviço da maneira correta tá esse modelo aqui é da ROM r690 existe assunto também r490 que a gente comercializa aqui na saber da eletrônica que é o modelo bem mais barato que a roupa quem tem o mesmo sistema de aquecimento três zonas de aquecimento a a partir de controle aqui do painel a programação aqui é mais fácil ela vem com termopar externo tem alguns recursos que r490 não vem o principal que é o aquecimento né da base do bocal inferior superior a r490 também tem então a minha opinião ou é a r490 ou r690 que você deve investir 100 máquinas mais avançadas com alinhamento óptico com uma estrutura de potência muito maior só que no fundo no fundo ela tem três aquecimento Bocão superior e inferior o que que diferencia o nível de automação o alinhamento né que é ótico do chip Então você consegue ver com a placa e fazer alinhamento diz corretamente pensar que automático de chip Realmente são máquinas muito bonitas de ver trabalhando são máquinas muito potentes são máquinas excelentes Só que já já foge de um patamar de 67 mil para 30 40 50 mil justifica o valor do investimento Então o que eu tinha para falar sobre máquinas é isso né Espero que vocês tenha compreendido aí a minha linha de raciocínio e é isso que eu recomendo para vocês uma maquininha r490 r690 tá de excelente tamanho
Administrador
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)