Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Recuperação Engrenagem Balanceiro Riva 150
#1
Video 

Olá pessoal, beleza? Hoje vou mostrar a vocês como trocar as molas de borracha da engrenagem balanceiro da Dafra Riva 150. Aqui está a engrenagem da minha moto, e vamos abrir isso usando um alicate específico para anéis elásticos, encontrado em qualquer loja de ferramentas.

Colocamos os biquinhos do alicate nos furos da trava, apertamos e retiramos a tampa para ter acesso ao interior. Estou simulando aqui, pois a engrenagem da minha moto está boa, mas coloquei molas quebradas para mostrar um defeito comum. Essas molas podem se quebrar, como mostrado aqui, devido ao movimento constante e à vibração do motor.

Aqui, uma das borrachas está rachada, o que é bastante comum. Essas molas de borracha absorvem a vibração do motor, proporcionando um funcionamento mais silencioso. Para trocar, é simples: empurramos as duas partes para baixo, separando-as. É comum encontrar as molas nesse estado.

Felizmente, a troca é fácil. Basta colocar a nova engrenagem, encaixando as duas peças. Ela só tem uma posição, pois é assimétrica. Se você der um giro e inverter, não vai encaixar.

Recomendo trocar somente as molas, pois a parte metálica da engrenagem é resistente. Colocando isso resolve o problema. Encaixe nas quatro molas, use uma chave de fenda para apoiar e um pouco de força para encaixar. Depois, feche o anel elástico com um alicate.

Pronto, a engrenagem balanceiro está recuperada, e não precisa comprar uma peça completa. É um serviço simples de fazer e de retirar da moto. Sempre lembre da sincronia e verifique a marca de sincronia. Espero que isso ajude. Valeu!
Administrador
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)