Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como testar sensor CKP - pulsador quando a moto não dá faisca.
#1
Video 

O sensor CKP (Crankshaft Position Sensor), também conhecido como sensor de posição do virabrequim, é um componente importante em sistemas de ignição e injeção eletrônica de motocicletas. Ele é responsável por monitorar a posição e a velocidade de rotação do virabrequim do motor.

O sensor CKP é geralmente instalado próximo ao virabrequim ou ao volante do motor, onde ele detecta as mudanças no campo magnético gerado pelo movimento do virabrequim. Ele utiliza tecnologia de sensor magnético ou sensor Hall para realizar essa detecção.

A partir das informações fornecidas pelo sensor CKP, a unidade de controle eletrônico (ECU) da motocicleta pode determinar a posição exata do virabrequim em relação ao ciclo de combustão, permitindo que ela controle adequadamente a ignição e a injeção de combustível.

As principais funções do sensor CKP em uma motocicleta incluem:

1. Detecção da posição do virabrequim: O sensor CKP fornece informações em tempo real sobre a posição angular do virabrequim, permitindo que a ECU sincronize a ignição e a injeção de combustível com as necessidades do motor em diferentes condições de operação.

2. Determinação da velocidade de rotação: Com base nos sinais do sensor CKP, a ECU pode calcular a velocidade de rotação do virabrequim e utilizar essa informação para ajustar parâmetros do motor, como tempo de ignição e tempo de injeção.

3. Diagnóstico de falhas: O sensor CKP também desempenha um papel importante no diagnóstico de falhas do sistema de ignição e injeção. A ECU monitora constantemente o sinal do sensor CKP para verificar se há problemas de sincronização ou falhas de operação.

Em resumo, o sensor CKP em motocicletas é responsável por fornecer informações precisas sobre a posição e a velocidade de rotação do virabrequim do motor. Essas informações são essenciais para o correto funcionamento do sistema de ignição e injeção, permitindo que a ECU controle os processos de combustão e desempenho do motor de maneira eficiente.


Aqui o Alemão para fazer mais um vídeo para o canal hoje aqui você tá aqui pessoal 2013/2014 Deu um probleminha nela Difícil de acontecer por ser novidade no caso e ensinar vocês como é que mede o pulsador ó chamada de sensor ckp o que aconteceu a moto com 12.000km essa moto aqui eu danadinho queimou Difícil de acontecer na verdade mas é possível sintomas se ele parar não vai ter centelha na moto não vai ter faísca então ela vai acionar boba ela vai acender a luz do neutro lá em cima ela vai dar partida mas não vai ter Faísca Então não vai funcionar moto você vai ficar curioso né vai buscar o olhar fusível um monte de coisa aí aí eu vou ensinar vocês agora um teste básico para você não ficar quebrando muito cabeça vai descobrir o problema do sensor ckp do pulsador pessoa que o seguinte são dois fios vai ter um azul com amarelo e um branco com listra amarela você vai colocar um multímetro no caso aqui ó dois cavamos aqui ó E aí você vai fazer a seguinte medida pessoal sem desmontar a moto no caso lugar aqui ó a chave desligada lá pegar qualquer uma das duas pontas vai dar certo aqui ó no azul com amarelo e vai colocar outra pontinha no branco com amarelo lá no multímetro pessoal lá ele tem que idade 240/270 porque que tem essa variação temperatura do motor nesse caso aqui como eu já troquei ele porque esse aqui que tava na moto tava queimado eu já dei uma volta com a moto ele esquentou ele subiu a medida para 254 53 agora qual a temperatura ambiente 20° no caso antigo tudo aí ele vai marcar 240 mais ou menos mas Resumindo tem que idade 240 para cima agora vou mostrar para vocês esse aqui ó que tava na moto que era o defeito vamos ver se eu consigo segurar aqui as pontinhas no friozinho conectado as duas pontas e ele não sai do lugar ele não tá não tá fazendo papel dele não tá marcando mais nada aqui o problema da moto não não gerava centelha uma moto nova com 12.000 km Você nunca viu o que mais só daqui um dia que aparecer para você o problema de Se você não souber medir você vai quebrar a cabeça cara até achar que o defeito é isso daqui ó vai demorar acende o farol ligava bomba não tinha saído vamos para medir almoçando dissolver a pecinha Agora conseguiu na hora serviço concluído pessoal beleza vocês amiguinho sensor ckp o pulsador vou nessa aí dá um like lá se inscreve no nosso canal E compartilhe o canal do Alemão é sempre tô colocando novidade coisa interessante no mundo da mecânica da moto para vocês ir embora coroa para você que quer aprender tá aí mais um vídeo legal um teste básico e simples com multímetro cozinhado mais impossível já você consegue a medida desse daí beleza pessoal Fico por aqui um abraço

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Como Testar Bobina de Pulso Carburada ou Sensor Ckp Moto Injetada admin 0 179 21-02-2024, 11:18:35
Última Mensagem: admin
Video Desmontagem e Assentamento Válvulas Moto - Dica da Retífica Caseira - Montagem Cabeço admin 0 147 14-02-2024, 13:35:19
Última Mensagem: admin
Video Elétrica Moto Honda - Rele, Chave de Luz, Motor Partida, Piscas - Faça Sua Chave de T admin 0 210 09-02-2024, 20:43:43
Última Mensagem: admin
Video Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo admin 0 195 06-02-2024, 20:28:51
Última Mensagem: admin
Video Moto Cbx 200 S 1999 , Falha , desliga-se ao Ser Molhada dica de Reparador Para Repara admin 0 172 11-01-2024, 23:48:10
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo admin 0 200 10-01-2024, 23:28:57
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas admin 0 252 31-12-2023, 23:57:00
Última Mensagem: admin
Video Moto desliga-se ao Acionar o Pisca ou o Freio , CG 125 Titan Kse 2003 admin 0 233 27-12-2023, 14:24:23
Última Mensagem: admin
Video Como Regular O Parafuso do Acelerador - Injeção Eletrônica, Sensor Tp admin 0 312 09-12-2023, 20:39:47
Última Mensagem: admin
Video Como Testar A Chave de Piscas Com O Multímetro. admin 0 221 26-11-2023, 12:36:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)