Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teste Bicos Injetores, Bobinas de Ignição e outras coisas com este Circuito 1001 Util
#1
Video 

   
fala rapaziada tudo bem seja mais uma vez muito bem-vindos aqui é mais um vídeo aqui no nosso canal e se você não é inscrito no canal já peço para que você desde já se inscreva aí também ative as notificações se você gostar do vídeo tarot a sua colaboração a sua ajuda deixando aquele like esperto para ajudar o canal beleza o vídeo de hoje eu tenho certeza que vai ser muito interessante Então desde já peço para que você presta para as informações que nós para vocês hoje vai ser muito interessante para quem trabalha com manutenção automotiva que trabalham com manutenção de bicos injetores limpeza de bico injetores oficinas mecânicas por exemplo né circuito que nós vamos apresentar aqui hoje Essas pessoas vão ter condições de testar bicos injetores fazer limpeza em bicos injetores testar bobina de ignição E é claro que o circuito ele não vai ficar preso apenas a isso Você tem uma infinidade de coisas que você pode fazer Você pode até mesmo montar um eletrificador de cerca por exemplo né Você pode contar uma ou até mesmo montar uma cerca e para eletrificar um Curral por exemplo olha para você ver até onde vai a utilidade aqui de circo um circuito muito simples de montar na verdade isso daqui é um modulador pwm qualquer pessoa tem condição de montar e obviamente eu vou deixar disponível para todo mundo aqui o diagrama elétrico de circuito e o mais legal de tudo sabe que que é é que a serpente se comportar se ele se comportou de uma forma tão bacana mas tão eficiente que eu mandei produzido essas placas na jlc PCB e logo logo eu vou receber eu vou mostrar aqui para vocês Tá bom então vamos lá eu vou deixar aparecendo aqui na desse circuito e como vocês podem observar aí integrado vocês podem muito bastante característico é muito simples na internet você consegue até mesmo encontrar esse circuito para você faz mas o que diferencia esse circuito dos demais que a gente encontra por aí é que a gente frequência de operação dele e também nós temos aqui alguns níveis de proteção caso a pessoa que vai utilizar o circuito acabe invertendo acidentalmente alimentação do aparelho né então a pessoa pode ficar tranquila que ela não vai ter nenhum tipo de prejuízo caso esse tipo de coisa nós temos aqui na linha de potência aonde nós vamos aqui tem então os pulsos que serão injetados ou enviados né para bicos injetores por exemplo um transistor fet irfz44 mas a pessoa pode utilizar também qualquer outro fetch.ai com acima de 40 amperes por exemplo pode usar o irrf 3205 ou até mesmo um transistor mosfet com potência maior né Também nada impede que você possa colocar outros transistores também Associados aqui nesse ponto pode colocar dois transistores ligados em paralelo por exemplo ajudar corrente de pulsação na saída você pode até mesmo controlar motores DC né controlar velocidade de motores DC com esse circuito a largura de pulsos ela é determinada por rv1 que é um trimpot 10k aqui você vai determinar no caso do bico tempo de abertura desse bico dessa válvula não é você permaneça mais tempo fechado do que aberto ou mais tempo aberto que é fechado no caso de você ter um sistema aí já com uma bomba por exemplo né e precisar apenas de um pulsador de bico eu tenho certeza circuito para você tá bom então nós chegamos aqui no momento mais interessante do vídeo que é nós colocarmos esses circuitos em funcionamento e ver como é que ele se comporta em determinados dispositivos que estão conectados aqui na saída dos pulsos né a alimentação do da placa do circuito ela é até 12 volts né Você pode até passar um pouquinho chega até os 13 volts 13,8 Sem problema nenhum você pode alimentar pode passar com certeza dos 14 vou senão você pode ter prejuízos danificar algum componente aqui então nós não queremos isso você tem a mesma fonte de alimentação de 12V é claro que você pode também utilizar uma bateria automotiva para ligar esse circuito nada impede você de fazer isso né recomendado mesmo que você tem uma fonte de alimentação e que você tem uma fonte de alimentação de pelo menos cinco amperes Porque dependendo do dispositivo que você for ligar aqui na saída por exemplo uma bobina de ignição ela é um dispositivo que exige uma corrente um pouco elevados e sua fonte de alimentação for uma fonte que não fornecer a demanda de corrente exigida pela bobina no momento que você for testar vai haver queda de tensão e isso vai afetar resultado né os testes que você vai Você pode até ter um diagnóstico aí achando que eu ganho de bobina quando não é tá bom o circuito vou ligar o circuito que é minha fonte de bancada de 12 estou só aqui ajustar a corrente dela colocar aqui para para gente poder fazer um Chester então eu vou ligar aqui Pronto já liguei funcionando e como vocês viram aí no no diagrama elétrico eu deixei a opção lá de nós fazemos aqui então ajuste selecionar a frequência de operação no circuito o Jumper por exemplo colocar um janter você pode colocar até uma chavinha por exemplo não tem nenhum problema caso aqui eu pegar o jantar ele colocar numa posição mas vamos ver aqui o circuito pulsando em aproximadamente 10 hz 15 hz por exemplo né no caso Estou utilizando um relé aqui na saída de pulsos para simular o funcionamento de um de uma eletroválvula de um bico injetor por exemplo aqui querendo não é uma solenoide né e aqui se comporta da mesma forma o potenciômetro nós vamos ter condições então de ajustar o tempo em que essa eletroválvula ela vai ser permanecer aberta ou fechada nós mexemos aqui no potenciômetro condições então de fazer isso ajustar o tempo de abertura nessa eletroválvula como vocês podem ver até o som muda Olha só eu vou colocar no tempo de abertura mínimo é um pequeno pulso para abrir e fechar agora vou colocar no tempo de abertura máxima qual a diferença aquele que permanece muito mais aberto do que fechado né então ele fecha em apenas uma fração de segundos e permanece aberta no restante do tempo né condições de abrir ajustar a abertura e o quê agora vou querer fazer isso não vai ficar um pouco colocar aqui r$ 55,60 mais ou menos ele já tá oscilando nessa frequência terminar com certeza o tempo de abertura desce dance Eletro injetor desse bico injetor outro dispositivo que nós estamos conectando aqui na saída ele fica mais tempo aberto e fechado mas tempo fechado Eu também deixei aqui pelo menos aqui nesse circuito a seguinte opção se eu deixar nenhum Jump ele vai oscilar ele vai enviar pulsos na casa dos r$ 200 consigo ter aqui uma pulsação não consigo isso aqui é um pouco alto aqui nesse caso eu não consigo fazer o relê abrir por causa da frequência então se eu remover esse relé Vamos fazer um teste agora ouvir que o relê na saída tá eu não vou mais utilizar o relê no caso se tivesse um bico né você colocasse um bico injetor aqui provavelmente até funcionaria mas Tá então não tem como mostrar para vocês aqui nessa situação que que eu posso fazer vamos fazer o seguinte eu vou mostrar aqui para vocês lição nós podemos utilizar o circuito como controlador pwm colocar o motor aqui ó saída ver como é que ele vai se comportar é muito legal viu funcionamento Com certeza é muito bacana mesmo legal de tudo é que o frete tem que ser pelo menos uns testes e com os dispositivos que utilizei aqui no na bancada ele nem aquece Ele trabalha geladinho que nós temos o circuito o Fernando então em alta frequência aproximadamente 200 250 e agora eu vou modular largura de pulso aqui ó olha só tá vendo vamos fazer então o controle da rotação do motor E é claro que eu posso fazer isso também frequência mais baixa se eu colocar Vampiro aqui ó colocar para r$ 50 E já começa rodando é bem baixo mesmo mas vocês estão conseguindo ver aí não e mais bacana de tubo é o torque daqui mesmo em baixa rotação ele tem um bom Tok consigo através da modulação né do ajuste variar a velocidade Esse motor vai funcionar olha só é até difícil para segurar é bem difícil mesmo você ficar segurando se queima até o dedo por causa da atriz que tem né estamos aqui o motor agora nós vamos fazer uma coisa bem diferente você ligar que é fonte de alimentação eu vou tirar esse motor e agora vamos supor que você tem algum Bina de ignição você queira testar bobina de ignição para saber se ela tá funcionando Vamos colocar aqui então a bobina de ignição na saída como fazer esse teste só pegar a bobina que já vou ponte agora eu conectei aqui na saída dos pulsos uma bobina de ignição automotivo Isso serve para qualquer bobina que tenha dois polos alimentação dos povos de entrada e agora eu vou ligar aqui o circuito vai tá oscilando e média média frequência no caso em 50 55 e olha só ó apagar luz são condições enxergar aqui ó eu posso abrir a mente a frequência expulso da bobina colocar numa frequência mais baixa e o tempo nos olhos também determinar qual ponto eu consigo fazer isso ou posso fazer a oscilar em alta frequência modificar aqui ajuste né Olha que legal gostaram né Então é isso galera é um circuito muito bacana mesmo eu gostei do resultado final
Administrador
Responder


Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)