Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CG 150 Fan Esi 2011 Honda descarregando
#1
Video 
Oi aqui é uma CG 150 Fan s2011 um colega nosso reparador trouxe essa moto a gente analisar porque porque já foi colocado a bateria e apenas com um dia com ela em funcionamento ela está descarregando a bateria somente um dia já descarregou a bateria Então vamos analisar como está o sistema dessa moto verificar qual é a lâmpada está no local se o a lanterna traseira tá direto o stop então iremos assar várias coisas analisar voltagem do estator regência do estator a corrente do estator verificar o sistema de carga dessa moto certo bom e quando você vai analisar sistema de carga de uma motocicleta você tem que conhecer como funciona ele para você conseguir analisar corretamente todos os parâmetros a motocicleta certo E para isso você tem que ter acesso aos manuais de serviço você tem acesso aos nossos serviços você consegue identificar os parâmetros corretamente no diagnóstico da motocicleta então para você ter acesso é só fazer lá a doação lá no site MS Big e vai ter acesso a diversas vou nós serviço para estudar vamos perder tempo sem perder o nosso tempo vamos estudar então vamos começar aqui os diagnósticos essa motocicleta vamos lá Pronto senhor como é que eu irei fazer aqui ó Primeiro vou medir aqui a resistência do estator verificar voltagem certa EA corrente planta de carro depois Caso esteja correto Aqui irei medir é voltar A bateria está gerando ou não certo porque eu tenho que fazer aqui primeiro porque com quando eu funciona motocicleta a o já tô também vai esquentar isso pode ir mudar os parâmetros de resistência de voltagem estator e eu não identificar corretamente Onde está o Real defeito entre por isso que eu tenho que fazer medições com o motor frio vó está tão totalmente frio aqui pegando aqui na descarga estava totalmente Frio então por isso que tem que fazer a medição aqui primeiro então vamos lá fazer a medição aqui tirar aqui e fazer medição no conector do estator passo a passo vamos lá Pronto eu já desconectei conectei o do estator irei retirar daqui do conector o fio branco e o fio verde certo e medir a resistência depois verificar voltagem depois da corrente elétrica com alta de carro não tem que deixar o fio azul com ele chamar ela e o fio amarelo paulista Branca conectado aqui para poder a funcionar certo que o azul com amarelo é o positivo do ckp que a bobina de pulso e o amarelo com listra branca é o negativo do Cecap que é bobina de pulso Ok então vamos tirar o fio branco e o fio verde para poder fazer o teste e reconectar novamente vamos lá pronta já conectei novamente o conector do status no chicote elétrico e deixei somente o fio verde e o fio branco desconectar iremos medir agora a resistência colocando na escala de 200 pombos sempre quando for medir resistência do estator escala de 200 anos vai medir resistência de bobina de pulso sei que a p ou bobina de faísca em 2000 certo essência de estator 200 pontos como é resistência poder prova preta no fio verde ou no fio branco não existe qualidade e é prova vermelha vai ter no Rio Branco certo então resistência na média de 0.1 a 1,2 ohms tá dando 0,6 então está dentro dos parâmetros OK agora deixamos assim e colocamos agora na escala de 200 volts alternado iremos medir aqui a voltagem ao ligar a chave ignição funcionar motocicleta desligar o pisca fosse uma motocicletas em funcionamento e vamos ver aqui na lenta como vai ficar voltagem na média aí 20 aguentar gosto 25 voos agora vamos acelerar e verificar Qual voltagem chegar tem a ficar na média aí de 120 a 140 eu rosto mais ou menos nós vamos acelerar agora é E aí E aí em 146 volte Ok como desconectar aqui o meu tinha que tirar aqui no time pega a planta de carro o aterramento Atlanta no fio verde e o positivo da lâmpada do Rio Branco não pode acelerar sim acelerar a queima lá tem que acender forte porque entendeu forte e isso quer dizer que o estator está Ok só que lembrem que o cliente falou que um dia depois da Sônia ela descarregou a bateria depois caso tem estudo correto aqui na motocicleta iremos deixar a moto em funcionamento para ver se esses parâmetros de com ela fria quando esquentar vai mudar Ok Atenção senhores então vamos agora conectar e fazer o teste de voltagem para baterias estar dando voltagem aqui na bateria vamos lá e pronto agora vou medir aqui é a voltagem que tá indo para a bateria se realmente está gerando certo ponta de prova preta no aterramento da bateria comprou vermelha no postinho da bateria e e o multímetro na escala de 20 volts continuar certo vamos ligar a chave de ignição Vamos colocar o motor funcionar o ponto 4 telefone da não tem como Pois é que tá o teste farol alto ligado certo já verifiquei a lâmpada é 3585 já verifiquei aqui a lâmpada está queimada não está acendendo o farol de rua lanterna traseira em relação ao estoque não está sendo que a lâmpada está queimada certo então vamos analisar aqui é voltagem e tá vindo para bateria Então vamos acelerar Educacional tá gerando E aí e não alterou nada de voltar a gente para bateria isso aqui é um sintoma bom quando ela dá uma vontade e fica lá 13.4 15.7 13 volt 13.2 certo diga que tem um defeito em um sistema elétrico e aqui não aqui tá dizendo que certo tem um defeito em relação à fio quebrado ou mesma peça totalmente defeituosa pode ser o relé o fio vermelho quando chega Branca rompido o fio vermelho com amarelo saindo do retificador para o relé auxiliar de carga ou fio vermelho com branco sair do relé de carga para a bateria certo ou esse cabo rompido o relé alguma coisa do tipo assim certo então aqui está fácil de encontrar o defeito então quando como está assim é querer e fazer irei te dar que o acento tirar aqui a carenagem e verificar a voltar e sair daqui dor ele achar é carga do fio vermelho com branco para carro certo tá Hei de encontrar aqui o defeito porque não está gerando nada ok então vamos tirar aqui e fazer alguns testes vamos lá prontos eu já retirei aqui a carenagem frontal certo já vi algumas Reparações aqui pro mente foi instalado um bloqueador um alarme aqui eles que está dessa maneira iria analisar aqui também certo vou retirar aqui o modo para ver se não tem nenhum fio rompido aqui no conector do relé certo porque ele está no canto aparentemente não tá nem um filho Comprido então é onde iremos medir aqui as voltagens que tá vindo para cá então vou retirar aqui o relé e fazer as medições de voltagem no conector dele certo para ver se tá chegando tudo certinho certo vamos lá Pronto já retirei o relé vamos lá para os testes multipeças que ela de 20 volts continuo ponta de prova preta no Terra eu ia comprar o vermelha vai aqui no fio vermelho totalmente vermelho esse fio vermelho vem lá do regulador retificador certo esse teste é com a ignição desligada Então vamos lá quando eu colocar aqui no que o vermelho tem que dar a voltagem de 11 a 12 volts 12.1 - volte OK agora vamos colocar aqui no fio vermelho com listra branca que vem lá da bateria certo que na verdade sai daqui para bateria Então vamos lá colocar meu fio vermelho com branco Ok voltagem da bateria ok E como tem voltagem no fio vermelho e vermelho com branco está OK agora vamos verificar se o relé está Armando vamos verificar se está vindo aterramento aqui ó saindo do módulo para o relé certo pelo fio Amarelo converti então como é o teste de ignição me desculpem múltiplos na escala de continuidade ignição vamos ligar chave ignição nesse momento tem que dar continuidade que eu liguei a chave ignição Então vamos colocar aqui para o grau vermelha no fio amarelo com verde olha aí ó não deu continuidade certo ou não tá Dani ficando aqui o fio certo conector tá encaixando só que não está abrindo conector certo Observe ó ó tá encaixa mas não tá dando ficando conector que não pode forçar aqui para poder abrir o terminal então tá aqui ó mas não deu continuidade para o aterramento Isso quer dizer o quê que o módulo não está mandando O negativo certo para armar o relé isso pode acontecer desse fio amarelo com verde está rompido sair do modo até aqui o módulo defeituoso certo para que serve esse fio Amarelo com a lixa verde para quando o regulador retificador entrar em curta já com defeito Zé alterando a voltagem para mais para bateria é aonde o módulo vai receber Alimentação pelo fio preto com a lixa Azul certo ele vai ver carregando muita voltar chega aos 18 volts ele vai bloqueia corta O negativo do Fio amarelo com verde para o relevo ele vai desarma certo é travando a continuidade de do filmar vermelho com amarelo para o vermelho com branco Essa é a função desse fio Tá certo então como ele está rompido não tá dando continuidade certo para o aterramento então aí já tem o erro e o erro tá no módulo de feita no módulo ou fio amarelo com verde rompido Então vamos nalizar por isso que não tá arrumando aí o relé um teste fácil que você pode estar fazendo somente entenda somente para executar o teste você pode estar colocando o relé no canto tô pegando um fio colocando aqui no fio amarelo com verde e colocando ao aterramento da bateria ou no chassi da moto e fazer um teste de voltar sua bateria se a voltar a gente tiver chegando na bateria que é gerando o defeito realmente é esse fio Tá certo somente para poder executar o teste ok mas vamos encontrar aqui aonde tá o fio rompido ou seja feita no modo como iremos fazer vamos retirar novamente o relé aqui colocar um alfinete aqui ó e no pino 7 aqui ó Observe um dois três quatro cinco seis sete amarelo com verde pelo 7 colocam alfinete aqui aí você vai colocar a ponta igual preta do múltiplo aterramento EA vermelha nesse alfinete no pino 7 para verificar que quando você liga a chave ele vai dar continuidade Então vamos lá pegar alfinete para poder colocar aqui pronto já coloquei alfinete aqui no canto ó certo colocado aqui no canto Ok já retirei o relé comprou o bilhete já está no aterramento ignição ligada e quando encostar aqui no alfinete no frio na saída do Fio Amarelo converti tinha que dar continuidade ó o motivo parcial de continuidade que a quantidade para o terra não deu isso quer dizer que o defeito está no módulo certo vou desconectar e colocar em outra posição no mesmo pino certo coloquei somente do outro lado aqui vamos porque não tem fazendo contato lá aí pode dar um diagnóstico errado ok ó eu baixei mais um pouco e mesmo assim não dá continuidade certo não deu continuidade então que queremos fazer iremos retirar que o módulo do Canto e fazer o teste quantidade daqui para cá para ter a certeza absoluta quem vamos lá Pronto já desliguei ignição Retirei o modo está no pino 7 aqui ó Observe ó ó contra os furos aí ó 1 2 3 4 5 6 7 no pino 7 no fio amarelo com verde multímetro na escala de continuidade e a prova vermelha agora aqui ó no fio amarelo com verde vamos ver ó ó eu continuidade ó Tá certo Deu continuidade do fio isso quer dizer o quê que o fio Está ok para você ter mais certeza se o fio Está ok ou não vamos fazer o teste novamente com resistência vamos lá no mesmo pino no pino 7 um dois três quatro cinco seis sete Ok e colocar o multímetro na escala de 200 a resistência que tem que dar zero. 3 a 0. 1 ohms coloquei no frio amarelo com verde e olha a resistência 0.1 Ok então a resistência do Fio está perfeito então defeito realmente está no módulo Ok então modo está com defeito o modo está bloqueando O negativo para armar o relé e vamos entender esse módulo já está com defeito em relação ao aterramento do relé existe a opção de você substituir o módulo para voltar a funcionar corretamente e esse a parte de carga como você pode estar fazendo uma ligação pós chave aqui certo e colocando o aterramento no fio Amarelo por Verde entenda senhores você pode estar pegando o fio do aterramento e colocando aqui no fio amarelo com lixa verde e pegando um fio pós chave Preto certo e colocando aqui no lugar do vermelho para quando você ligar a chave de ignição vinha corrente elétrica para o fio preto quando você desligar a chave de ignição irá cortar essa corrente elétrica irá desarmar o relé porque se você pegar um fio verde e colocar no aterramento e colocar o amarelo com verde o relê vai ficar armado direto por causa que o fio vermelho está direto do retificador e esse observou que o teste que eu fiz no começo do vídeo que ele da voltagem mesmo com a ignição desligada então se você puxar um fio do aterramento para o amarelo com verde vai gerar Ok mas vai descarregar a bateria depois de três a sete dias então não pode fazer isso a maneira correta de se fazer quando não substitui o módulo é um fio verde do aterramento para o local aonde vai o fio amarelo com verde e um pós chave certo para o fio aonde vai o fio vermelho para quando desligar a chave ele cortar a alimentação do relé é dessa forma que é feito o mesmo sistema que é na Bros Ok só que na Bros o fio amarelo com lixa Verde certo ele vem do módulo também lembre disso numa Bros alimentação no fio aqui aonde seria o vermelho vendo pós chave só que o negativo vem do módulo Tá certo nesse caso aqui ou cliente substitui o módulo ou faz dessa maneira que a maneira correta de se fazer quando não vai substituir o modo como a moto está funcionando sem falhamentos em nada pode deixar esse módulo e fazer essa opção só que lembrem-se o regulador retificador entre a em curto e aumentar a voltagem não conseguir controlar vai queimar o módulo mesmo a moto gerando entenderam então a responsabilidade aqui vai ser do cliente iremos passar para o cliente irei falar para ele que eu estou passando para vocês ele vai decidir se ele coloca um módulo novo ou se faz Oi e ele vai assumir a responsabilidade caso o regulador retificador entra em curto entenderam então vocês quando for fazer essa reparação tem que explicar para seu cliente o que pode acontecer e que futuramente vai acontecer certo então vamos conversar com o cliente próxima jogadores já fiz a reparação aqui ó do chicote elétrico certo conversamos com o cliente o cliente disse que poderia deixar o modo de fazer esses tempo ele ia assumir toda a responsabilidade caso Vista danificar o retificador o regulador retificador e Viesse a queimar o modo que Como você sabe já está danificado certo como é somente esse negativo para o relé então vai ficar ele mesmo então aqui por conta do cliente certa responsabilidade do cliente caso vem a queimar o módulo caso o retificador o relógio ficar doente com defeito O que é a fiação aqui é original caso um dia ele queira colocar o módulo novo é só tirar aqui as as capas de proteção né Eu chamo Resgate aí conectar novamente tirar essa fiação aqui dessa alteração Ok coloquei os pinos lá dentro os terminais corretamente Como manda o original comanda uma reparação elétrica OK agora vamos ao Vou ligar a chave e vou ligar e desligar para vocês ouvir o som do relé Armando e desarmando observe ó ó ó em Ok e aqui ó tá vendo aterramento direto e aqui o pós chave desligou e ligou a chave vem corrente eletropositivo Desligou o desliga Ok então vamos lá agora fazer o teste de voltagem a ponta de prova vermelha no Positivo por favor preta no negativo certo agora motivo Na cave 12 volts ignição ligada Oi Célia A Lenda já tá a acelerar a desaceleração E aí E aí o show de bola do 14 pontos do esmalte perfeito certo então defeito da moto módulo certo com defeito defeituoso em relação ao aterramento do relé de carga certo foi feito uma modificação aqui mais com permissão do cliente Ok então caso eu vou fazer essa reparação é dessa forma que tem que fazer mas se poderia também fazer a ligação entre o fio vermelho com deixa branca para o fio vermelho com listra preta isolando o relé que ele ia ficar no mesmo parâmetro Como o modo já está com defeito no pulso negativo Irei ficar da mesma forma mas optamos para fazer dessa maneira Ok então tem feita moto módulo com defeito seja observar o que você indo no passo a passo fazendo e o percurso do início do sistema até chegar no real o valor correto para bateria vocês encontra mais fácil só que vocês tem que estudar vocês tem que ler o manual serviço tem que ter acesso aos manuais de serviço então vamos estudar vamos perder tempo sem perder o nosso tempo vamos estudar o show
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video CB 300 R 2009 descarregando a bateria e sem da partida elétrica admin 0 106 27-03-2024, 19:29:36
Última Mensagem: admin
Video Trocou a Bateria da Xre 300 2010:11 e Continua descarregando a Bateria , Passo a Pass admin 0 211 11-11-2023, 12:00:28
Última Mensagem: admin
Video Biz 125 Es 2011 Sistema de Carga diagrama Elétrico admin 0 322 07-11-2023, 08:16:36
Última Mensagem: admin
Video Biz 125 Es 2011 Sem Gerar e Luz Alc Acesa admin 0 249 26-10-2023, 13:32:17
Última Mensagem: admin
Video CG 150 Ks 2007 , descarregando Bateria chicote Simplificado admin 0 259 22-10-2023, 13:17:34
Última Mensagem: admin
Video Teste de Corrente Ac do Estator na Cb 300 R 2011 com Alicate Amperímetro ac admin 0 1.125 03-02-2023, 09:55:44
Última Mensagem: admin
Video Como se lê e apaga Código de Falhas do Sistema ABS da CB300R 2011 apoio MSBig admin 0 745 25-04-2022, 01:22:47
Última Mensagem: admin
Video Como Analisar e Resetar Concentração de Etanol Mapa combustível na CG150 FAN Esi 2011 Sr.Big 0 1.215 20-01-2022, 11:43:13
Última Mensagem: Sr.Big
Video Resistência Primária e Secundária da Bobina de Ignição da CG125 FAN KS 2011 Honda Sr.Big 0 896 20-01-2022, 10:44:04
Última Mensagem: Sr.Big
Video CG125 FAN KS 2011 sem Funcionar Os Piscas, Passo a Passo sistema de Sinalização Sr.Big 0 861 20-01-2022, 10:40:27
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)