Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Consertando Painel , Iluminação e Marcador combustível da YBR 125 2004 passo a Passo
#1
Video 
Oi aqui é um painel da YBR 125 em 2004 o seguinte um cliente trouxe para a gente fazer uma análise nele porque é não está marcando e não está aqui ascendendo aqui as luzes do pisca pro lado esquerdo para o direito certo vamos analisar ele tá acontecendo só tô aqui são os conectores esse painel não é original ele é uma marca paralela certo aqui esse Verde está correto o que é o sinal do marcador de combustível ou azul escuro aqui é da minha luz certo que acender que o painel ó aqui aqui esse cinza aqui era para ser um fio azul claro que é o do neutro certo ele é muito pele ficar sem almoçar correto o amarelo Aqui é do indicador de luz alta E aí ó dica luz alta esse fio preto com branco ele não é pagam aqui mas pode ser do PIS do lado esquerdo lado direito esse marrom claro aqui eu positivo certo no vídeo aí tá parecendo um cinza mas não é cinza é um cinza esse aqui ó tanto que ter uma ROM claro o que o preto aqui todo preto é o aterramento e esse fio aqui branco que parece ser rosa aqui certo ele pessoalmente é de um pisca do lado direito lado esquerdo certo então vamos fazer umas Reparações aqui e vamos analisar porque não tá aqui marcando combustível nesse lendo aqui as lá certo que querer fazer e fazer é daqui aqui na bateria te dá magnética vão você do mar me achou um devemos confiar eu confio nas peças da máquina pronto então vamos aqui em bateria detesta magnetron para executar aqui Tá certo irei fazer 2 os dois conectores né dois fios aqui para alimentar com carga positiva e negativa foi e fazer os testes aqui para ele ficar como está funcionando e o que está funcionando certo Vamos lá fazer os conectores e e pronto que é o seguinte coloquei um fio fiz aqui os terminar Zinho ó que você tivesse ver poder fazer festinha outros outros painéis certo então coloquei um aterramento daqui a do negativo da bateria até o fio preto que é o negativo do painel peguei um fio aqui é o do curso da bateria e puxei para o fio marrom claro quer alimentação positiva no painel certo e coloquei outro fio aqui ó junto com o positivo para mim aí que esse aqui ó para me encostar indeterminado o fio aqui para poder ver se vai acender as lâmpadas e coloquei outro fio aqui é o negativo para colocar em um dos pontos para poder ver se o painel Vai acender algumas lâmpadas não então vamos começar aqui pelo negativo certo eu vou colocar e esse fio aqui que está no negativo da bateria nesse fio cinza aqui ó certo esse fio cinza aqui que ele provavelmente é que vai acender o neutro Como já tem carga positiva no fio marrom certo esse fio marrom ele vai aqui para o marcador de combustível e para o deu certo alimentar com carga positiva Então vou colocar aqui ó o aterramento no fio cinza e tem que acender a luz do neutro u é porque aqui ó aí ó e olha lâmpada do neutro vou tirar ó apagou certo vou colocar novamente ó acender certo então a luz do neutro Está ok o fio cinza realmente aqui é o neutro só que tá com a cor errada certo mas como está no conector aqui não seria preciso substituir ele porque não tem como errar a conexão que não chicote elétrico não tem como errar Certo OK agora vamos para o fio positivo que vem aqui da bateria ó Então esse aqui iremos gostar nesse fio que provavelmente é do pisca Tô encostando e não acende nenhuma lâmpada vou colocar agora aqui no fio preto com branco que é prometido outro pisca Tô encostando e também não senti nenhuma lâmpada certo agora vou encostar o fio positivo que sai da bateria no fio amarelo e se tem que acender o indicador de luz alta aqui ó olha aí ó o Koch nele ó e assim a gente fica de Luiz alto então a luz do neutro e o indicador de luz alto está OK aí agora no fio azul escuro certo ele vai ter que acender a iluminação aqui do lado de cá e desse lado certo eu também te amei a luz então vamos colocar aqui o positivo no fio azul escuro Olha aí acendeu aqui ó só que eu acho que ela não acendeu ó vou tirar o pior tô tirando e colocando as entendeu só que do lado de cá não se detem prova está queimada aqui a lâmpada certo ou aterramento daqui está com defeito Então vamos analisar certo agora outro ponto o que é analisar aqui ó a voltagem nesse fio no fio verde que é do marcador de combustível Como já tem intenção antiga no positivo no fio marrom que vem para cá Como já tenho aterramento aqui ó O negativo da bateria Então nesse fio verde aqui tem que chegar uma tensão de 5 volts certo tá entregando 12 e vem para ele sim que eu vou então vamos pegar o multímetro aqui e fazer esse teste certo vamos lá pegar o último um e pronto ponta de prova preta do múltiplo negativo da bateria né que é o aterramento certo e comprova e o a escala do multímetro na escala de 20 e vou de continuar e comprar uma vermelha aqui ó no seu Verde certo aqui ó no Rio Verde não da voltagem nenhuma certo no cio verde não da voltagem nenhuma então isso quer dizer que esse fio verde e não está sendo alimentado o fio marrom não tá chegando alimentação positiva ou fio preto estavam pedido Ou o marcador a bobina está com defeito é aqui no painel certo então vamos desmontar o painel para poder fazer essas verificações Ok então vamos desmontar e analisar vamos lá Pronto já desmontei aqui o painel certo e ao balança ele aqui ó tem algo solto aqui realmente do lado de cá ué lâmpadas certo tem algo sou tô quebrado aqui ok então e aqui ó Tá faltando as lâmpadas certo que sinaliza os piscas perto aqui no painel o certamente aqui e aqui ó Observe aqui é um fio branco o lado de cal eu chamei acho que sinaliza o pisca do lado esquerdo e aqui é um fio preto com branco que sinaliza o pisca do lado direito certo como ele é assim ó Observe ó é preto com branco lado direito branco do lado esquerdo Então são os piscas certo então vamos lá observar o ok ó ó e aqui tá tudo certinho tudo ok então fica queremos fazer agora como tem um barulho aqui ó iremos retirar aquela esses três parafuso Quando vocês foram desmontar algo assim que não tem referência certo de posição do Fio Tira uma foto antes para poder ver a posição certo Observe aqui ó aqui é o fio verde certo aqui é o fio preto e aqui é o fio marrom então sempre bota uma foto antes de desmontar quando for remontar montar na posição certa certo essa posição correta aqui ok então vamos tirar fora e três parafusos para tirar aqui o marcador de combustível que tem aqui dentro vamos lá Pronto Ó eu tirei os parafusos aqui ó soltei a hora que caiu o resistor eles estão aqui de 51 anos certo não somente o grande ó esse aqui é Rachel de em 62 somos esse ok isso original né esse aqui não é mais original e como essa peça que não é original então mudaram aqui o resistor certo colocaram outro de outra referência certo vamos já ver a referência dele e aqui ó deve ter um curto aqui e queimou o resistor Então vamos substituir se registrou colocar outro aqui certo para ver se ela vai voltar a funcionar ok e não tem nenhum fio rompido aqui tudo certinho ó o OK agora vamos analisar aqui [Música] aqui instalando né Jessica tá funcionando e do lado de cá iremos verificar que ser ele está queimado ou não é a rota queimada lâmpada aqui ó certo observe a lâmpada está queimada E aí é por isso que não Tá acendendo Então vamos surgir a planta e faz a reparação aqui do resistor vamos lá e pronto já coloquei aqui o resistor certo de 52 homens esse aqui é de 100 anos só que ele não é original do modelo original do marcador de combustível que você quer paralelo certo o original aqui seria 62 anos Ok então vamos lá remontar o marcador lá no painel e fazer o teste vamos lá Pronto já montei aqui lâmpadas do PIS que já está no canto Alan tá aqui tá iluminação já está também no canto aqui ó o marrom do lado de cá preto no meio e o verde do lado direito aqui certo então tá tudo certinho já e agora vamos já coloquei o cabo negativo da bateria certo no fio preto o fio vermelho aqui ó o chá de bateria no fio marrom pressão positiva certo ok aí agora como já tá ligado aí consegue nem se eu tivesse ligado para o painel certo então agora ó much into quando a preta no aterramento a escala de 20 volts e comprar o vermelho aqui no fio verde perto quer do marcador de combustível e seus muitos é o sinal e olha aí ó 6.2 hoje por criança voltagem por causa que a bobina certo e o resistor não é de acordo com o original por isso dessa voltagem mas o original da média de 5 volts aí certo mas vai funcionar corretamente Ok então já vimos aqui ó que já chegou voltar esse aqui ó e novamente aqui só para mostrar ó vocês hoje na América original vai chegar 5 volts certo então quer dizer que já tá entregando voltagem no fio marrom certo tá passando pela bobina pelo resistor certo e tá vindo para cá e agora só falta o sinal do marcador da bóia de combustível no tanque Então vou colocar aqui uma boia para simular aqui se ele vai fazer essa variação mas para identificar se está correto ou não é só pegarmos aqui o aterramento do negativo da bateria e colocar aqui ó no teu verde é o sinal certo coloca aqui ó e aqui ó e observe ó já subiu ó é como você que tivesse o tanque cheio ó certo eu vou tirar ó tirei ó tá descendo Ok mas ele colocar um marcador de combustível aqui que a boia para fazer a variação Aqui de acordo com a resistência que vem lá do tanque de combustível quando eu fazer esse teste certo vocês vão ver que a ponta vermelha vai ficar aqui e essa variação de resistência vai mudar a voltagem aqui que justamente é o sinal para poder indicar Em qual posição de do marcador de combustível à gasolina estava lá no tanque certo então vamos continuar aqui como já coloquei as lâmpadas certa esse aqui é o positivo da bateria Então vou colocar aqui no fio branco que é o do pisca do lado esquerdo ó ó qui ó pisca do lado esquerdo no fio preto com branco certo pisca do lado direito Lembrando que esse aqui são as cores o teto de uma fiação paralela original seria aqui o fio branco seria o fio marrom e o preto com branco seria o fio verde então quando você for ligar em um chicote elétrico original esse fio branco vai ficar no fio marrom e esse preto com branco no frio verde ok certo mais em alguns chicotes elétricos alguns chicotes do painel paralelo essas cores podem mudar é o que não deveriam vir assim serve em cima cor tá legal ok muito das vezes quando vai instalar um painel desse tem que tirar que aquela ficasse poder ver qual é a função de cada fio aqui certo quando não vê no padrão o amarelo aqui está ok na luz alta Tá certo ó o salto que acabou de Juiz alto e o fio azul aqui ó que é a minha luz perto Vai acender aqui ó no painel ó dos dois lados Agora Tanto do lado de cá vamos lá de carro então está ok e agora o neutro aqui certo o aterramento a bateria certo no fio cinza certo aqui ó só para mostrar aqui ó o Neuza ó Ok então tudo ok já tá tudo funcionando OK agora vamos só colocar uma bóia de combustível certo para fazer o teste aqui de verificação se ele vai alterar Aqui de acordo com a resistência que vai mudar lá dentro do tanque combustível de acordo com a resistência que vai mudar no na bóia certo irei colocar aqui um conector certo irei fazer o conector da bóia poder fazer esse teste vamos conseguir avó e vamos lá Pronto já consegui uma boia aqui certo essa Boy que está ok sempre quando vou executar o teste tem que saber se tá com tá boa ou não certo irei fazer um conector Zinho daqui ó para cá certo colocar a fiação Zinha para poder fazer o teste Legal vamos lá Pronto fiz aquilo conecto ó se o verde com fio verde e o preto com fio preto o fio preto aqui ó vai para o aterramento da bateria certo que é como se fosse o quadro a moto e o fio verde vai para o fio verde que é o sinal do marcador de combustível no painel certo Silver tirei que ele conecta poder facilitar a visualização aqui melhor certo então aqui irei conectar aqui ó conectei e observe já começou subir para o subiu porquê Porque está aqui ó quando eu baixar já tá baixando ó ó tá certa mas tá baixando Law certo aqui é como estivesse vazio tanque ó ó qui ó agora eu vou levantando aqui ó o e observe lá no painel vou levantando ele vai mudando já lá Observe o ponteiro lá tô mudando aqui ó e ele já tá levantando lá subindo ó ó o ok ó segurar aqui ele vai subindo lá Observe ó o seu puxar Total constante tanque cheio ó ele já vai lá para o f indicando que tá cheio de combustível certo irei soltar aqui agora um pouco ele agora colocar te agarra aqui para poder fazer o teste certo com o multímetro e verificando a voltagem certo vamos lá vamos colocar aquela no fio vermelho e observe ó 2.7 porque diminui o que era 6 volts porque agora tem uma resistência aqui ó controlando essa vou tá já soltei Ó e agora quatro pontos 5 volts de acordo com a resistência aqui do grau de resistência essa voltagem vai alterando Então vamos puxar para cá E observa eu vou levantando aqui ó ó e já vai diminuindo lá voltar já certo Observe ó ó ó e ao mesmo tempo está subindo aqui ó como esquece o tanque cheio certo Observe eu vou puxar puxar Total ó já cai lá para 0,900 millivolt aqui o tanque está cheio ó certo interessa e fazemos o teste aqui no marcador de combustível a bóia tomar aquele combustível vou soltar ó há mais ou menos meu tanque aí certo ó tá parando lá e meio tanque ó e aqui ó três outros certo então vai ter que mudar essa voltagem de acordo com a resistência que está aqui certo ok ó Então observa o tanque cheio - voltagem tem que vazio mas voltagem certo então agora o painel está funcionando corretamente ó tudo marcando corretamente então e quando temos as informações quando sabemos como funciona é o que tem que entrar do que tem que sair porque chegou a voltagem Por que tá saindo por que alterou o ponteiro porque subiu porque chegou a resistência aqui porque tá sendo resistência clica Você não é voltagem porque mudou a voltagem quando você entende como funciona o sistema de sinalização de marcação você consegue reparar qualquer componente ou qualquer sistema de qualquer motocicleta certo mas para isso você tem que estudar tem que estudar os manuais de serviço você estudo dos manuais de serviços e faz as Reparações nas motocicletas mas tem que fazer um treinamento com multímetro certo tem que ajudar e para você estudar é só você ter acesso lá o site MS Big lá você faz a doação certo tem acesso baixo os manuais estudo online e faz o estudo perfeito nos manuais de serviço certo e aqui também no canal e vamos Auto Show certo estamos aqui para ajudar então vamos perder tempo sem perder o nosso tempo vamos estudar estou aqui juntamente para ajudar a todos vocês certo então Vamos citar Então é assim que fazemos a Reparações certo do painel certo de qualquer motocicleta entendendo como funciona o que tem que ligar o que não tem que ligar para fazer uma reparação com precisão e perfeita o show
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video YS 250 FAZER 2010 Código 46 , passo a passo ( bateria descarregando ) admin 0 47 17-04-2024, 08:57:58
Última Mensagem: admin
Video Ybr 125 e 2004 Yamaha Reparação do Chicote Elétrico admin 0 284 31-01-2024, 20:55:43
Última Mensagem: admin
Video Moto com Lanterna Traseira Tudo Apagado, CG 150 Titan Es 2009 passo a Passo admin 0 380 22-11-2023, 10:48:41
Última Mensagem: admin
Video Moto Sem Funcionar , Sem Centelha Elétrica turuna 125 ,1983 Passo a Passo admin 0 341 21-11-2023, 20:20:27
Última Mensagem: admin
Video Aprenda como Testar Estator Yamaha - Iluminação e Carga admin 0 773 15-11-2023, 12:02:33
Última Mensagem: admin
Video Xt 225 2004 Yamaha Queimando Fusível Reparação no Chicote Elétrico admin 0 265 18-10-2023, 21:59:11
Última Mensagem: admin
Video Como Indentificar Pinagem do Conector do Regulador Retificador da Xt 225 2004 Yamaha admin 0 280 18-10-2023, 09:58:02
Última Mensagem: admin
Video Yamaha XTZ 125 e 2011, com As Lâmpadas do Neutro e Pisca Piscando Sozinhas no Painel admin 0 485 04-04-2023, 08:18:36
Última Mensagem: admin
Video YS 250 Fazer 2008 Yamaha, Sem Funcionar, Código de Falha N12 Piscando no Painel admin 0 500 21-02-2023, 10:42:48
Última Mensagem: admin
Video Teste da Pressão da Bomba de combustível da XTZ 250 Lander Blue Flex 2020 Yamaha pass admin 0 1.584 19-04-2022, 09:22:36
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)