Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Curso Básico Reparo Módulos UCE Central Injeção Eletrônica. introdução Aula 01
#1
Video 

Curso Básico Reparo Módulos uce Central Injeção Eletrônica. introdução Aula 01
E aí a beleza pessoal ag200 são celestes estamos aqui com nosso computador né nós estamos aqui no slide do nosso treinamento 2019 esse material geralmente é vendido né e nós vamos estar agora fazendo um treinamento aí reparo de módulo e para quem for membro do canal vai ter acesso todo o conteúdo esse treinamento vamos dividir um pouco do nosso conhecimento que não é muito né Mas pela misericórdia de Deus nós vamos dividir com vocês o nosso corpo pouco conhecimento quero te pedir para você entrar lá na Raíssa eletrônica tá caneta deles a Raíssa eletrônica e se inscrever no canal deles no Instagram no Facebook se precisar de algum material elétrico Compra lá pessoal A Raíssa tá que é uma das empresas que nós estamos fazendo parceria estamos aqui com o nosso manual de reparo de módulos agroservice 2019 e Aqui nós temos a parte teórica do treinamento né E aí obviamente a parte prática né na parte prática nós temos aqui a nossa bancada já um módulo já aberto estão moto já no já é tudo SMD 1 e já todo compacto né é um modo do Fiat Mobi daí é é os galos um processador e da infineon tri-core aí ó é um módulo já novo nós vamos trabalhar nesse moto também vamos estar trabalhando nele e vamos dividir um pouco nosso conhecimento com você aí tá você que ainda não tem o suporte aqui ó se você adquira que eu vou até aqui vai lá no www.rae.es eletrônica compra lá com o pessoal da Raíssa Entra no WhatsApp fala que você viu aqui no canal aqui do SESC e nós recomendamos suporte para o seu modo é regular e de lá para cá a para lá aqui você coloca todo tipo de modo que você precisar painel de instrumento Você vai precisar é cento e pouco reais aqui em baratinho vai lá de que o seu na Raíssa eletrônica e agradece você companheiro da água do Celta beleza com isso você vai me ajudar e eu naturalmente vou estar te ajudando também dividir no meu conhecimento com você por que que eu faço para trabalhar no módulo precisar remover um componente você vira faz a remoção faz a solda perfeitamente e aqui você trabalha tranquilamente não se esqueça também de comprar o seu esse ursinho GT3 pro mais daí nova alto livre tá lá no Instagram também igual alto Livre Oi se inscreve lá no Instagram deles agradece você parceiro da área dos céus Auto Elétrica que também é seu parceiro beleza então vamos voltando aqui com o nosso slide que nós temos o a imagem que é bom você estudar na prática e também na teoria tá a parte teórica é essa aqui nós temos a imagem de uma bateria né automotiva o seu lado negativo e o seu lado positivo ó e aqui dentro mais temos a uma parte da estrutura do funcionamento de um de uma Essa é CEO é o nome técnico do módulo né é CEO Alguns chamam de scm mas o nome correto é essa Electronic control unit unidade de controle Eletrônico em inglês e no a língua portuguesa Alguns chamam de unidade comanda eletrônica tem suas traduções é cm então o nome técnico correto é é CEO da o nome técnico é essa eu tô aqui nós temos uma é CEO vamos chamar o modo por esse nome né é Tecnicamente vou trazer você pergunta assim qual é esse o que tá usando o carro cara que que é isso porque ele conhece como Central Como o modo né mas ele não conhece o nome técnico então pronto canal chama pelo nome técnico é seu quando a conversa dessa unir você baixa pra Central famosos mas para conversar com o engenheiro com alguém que entende e você vai chamar pelo nome técnico é seu quando eu trabalhava na Volkswagen o engenheiro ligava para mim falava ter Qual a para que tá dando na é CEO tá eu aprendi chamar dias eu tão o nome correto é s o u e obviamente Paraguaia seu funcionar ela precisa de quê de alimentação elétrica e são três as alimentações uma alimentação negativa e duas alimentações positiva tá essa alimentação negativa pode-se derivar em três conexões 4 até mais até modo que tem 34 negativos mas obviamente só sai um da bateria né então são três Alimentações é uma negativa direta e duas positivas sendo uma linha trinta e a outra linha 15 aqui tem os seus derivados né então como o iogurte é um derivado do leite quando chega aquilo o terra tem os seus derivados ou seja outros aterramento mas a princípio são três as alimentações que você precisa encontrar no modo negativo e dois positivos linha trinta e linha quis que que a linha 30 linha 30 é um corrente que vem direto da bateria passando apenas por um fusível e passa pelo cozidos vai para o módulo essa alimentação nunca é desligada e o que acontece com isso módulo nunca perde as suas informações quem está mais tempo na área de reparo lembro que quando você desligava o carro de bateria antigamente o modo eu esqueci as falhas hoje em dia não acontece mais isso porque a memória grava o erro se eu só consegue apagar com scanner e scanner você sabe você vai comprar na napro scanner É napro tá muito bom scanner para trabalhar com programações é um scanner que tem máxima e Binho é o scanner que te ajuda a trabalhar eu tenho scanner aqui que ele é muito bom ele entra até de bicicletinha elétrica Mas ele tem um defeito ele não consegue ser rápido na leitura dos parâmetros ele também não tem máxima e mínima você tem muita dificuldade com esse cara então o napro é um scanner é perfeito tá ele tem uma velocidade de super rápido para diagnóstico você vê sonda trabalhar você ver sinal de pedal é muito a onda senoidal é o na puro ele é bom para programações fazer casamento de módulos é perfeito então é para lá no telefone que está aí no seu vídeo aí entra em contato com o pessoal da napro pede os clã de seu fala que você foi recomendado pela aí do certo Auto Elétrica em seu desconto e eles é parceiro nosso aqui do canal água dos céus e nos ajuda a ensinar você trabalhar então o módulo eu cheguei no carro não quer pegar qual a primeira coisa que eu faço checar as alimentações deixa eu ver se tem negativo desse modo tem negativo tem pode usar lápis de teste mesmo para ver o negativo tá você coloca vai lá no Terra do módulo no sinal negativo dele coloca agarrar falam detesto do Positivo encosta aqui a lâmpada tem que acender de preferência uma lâmpada de 21 vagas aquela lâmpada de seta E se ela acendeu é sinal que o seu aterramento tá bom tá não meça alimentação de modo como time o teste por motivo não é conclusivo tá o motivo qualquer aterramento que ele pega e marca que tá o terra boa e não tá tá porque o multimedia ele não consegue fazer o teste a quente chamado teste a 15 a lâmpada de 21 watts com ela pudesse é perfeito você vai estar aterramento você bota agarra positivo aqui vem com a pontinha costas e acendeu a lâmpada de 21 watts lá na 37 é sinal que o seu módulo Está bem até errado a mesma coisa para chegar alimentação positiva vem aqui largar na bateria ou na lata né de preferência na bateria coloca agarra vem aqui no Positivo do modo e peça está acendendo a lâmpada se acendeu uma lata de 21 watts ou seja aquela nada de certa grande é sinal que o seu positivo está bom também tá um dos grandes vilões de módulo é o sua alimentação ruim fio isolando aqui no fusível lembre-se de alimentação vem passa pelo fusível e vem para o módulo e pode ser que no próprio inclusive é fragmentação ela passa isolar cria alguma resistência sujeira aí a voltagem Ou seja a vontade não a tensão elétrica não chega perfeitamente aí você vai ter um problema de queda de tensão no modo e automaticamente gestores vão trabalhar com dificuldade então é importantíssimo checar alimentação do módulo antes você começar a desmanchar o modo mexer nele cutucar você tem que primeiro chegar sua alimentação eu só tenho linha 30 na bateria lindo para o modo e acende uma lâmpada de 21 watts aqui no conector lá dentro do conector acende então é sinal de Positivo tá bom que dá o conector aqui ó [Música] Observe que tem uns fios mais grossos geralmente é a parte de força Então você tem que vir aqui no pezinho aqui e testar se o conector está chegando alimentação depois que você abre o modo você dessa por trás aqui se alimentação tá chegando aqui porque pode ser que chega até aqui no conector mas não é trailer do modo aí o problema não está no móvel problema está abalando todo entendeu a bateria ficando fraca telemóvel Ah então deixa que essa alimentação positiva essa aqui ó e se essa alimentação tá chegando aqui na unidade o 12 Volts tem que chegar no conector filha checa se está chegando aqui dentro e depois chega se ele tá saindo aqui ó Tá chegando lá tá saindo aqui agora você vai vir aqui atrás e ver se ele tá chegando aqui na solta aqui ó e se tiver isola aqui na só você já tem um problema então a primeira parte do diagnóstico começa Aí chegando alimentação de dentro até aqui da placa se chegou na placa e tenho o modo não funciona esse de um defeito na placa Então fui ver o diagnóstico começa no teste de alimentação positiva linha 30 depois você vai lá e checa se está chegando alimentação e a 15 liga a chave para mim aí você liga a chave bota uma lâmpada de teste aqui e ver se ela quisesse acende uma lâmpada 21 watts entendeu ficou forte então é sinal que o positivo tá bom e depois de feito isso é mais a mesma coisa com o Terra vem aqui no modo checa se o aterramento na chegando até aqui com o conector tá Tá chegando o modo aqui tá você vem aqui por trás também confere tá chegando E aí você vira o módulo também tá chegando aqui dentro também tá mas tem uma solta aqui em casa aqui então defeito pode ser já começar aqui então o primeiro passo de um diagnóstico de um homem injeção é testar a sua alimentação é de entrada alimentação positiva a linha 30 linha 15 os seus respectivos aterramento linha 15 para quem não sabe é após chave 12 volts linha 30 é alimentação direto na bateria e o Terra é o negativo obviamente Então essas três alimentações você tem que encontrar já no conector da unidade eu cheguei essa Alimentação está perfeito Então eu tenho alimentação Perfeita meu fusível de tomar OK muitas vezes ruim que não quer pegar porque tem alimentação linha 30 mas não tem alimentação e a 15 então modo nunca poltrona tá essa alimentação aqui é como se fosse um estandebai do controle da televisão televisão estar lá todas as ezinha vermelhinha mais fácil então se liga o perto o botão do controle essa alimentação aqui que entra Oi e aí o pai do veículo armar o moto Beleza então esse é o primeiro diagnóstico se atende a isso fique ligado na parte da alimentação de entrada e vamos Seguindo aqui com o nosso treinamento de reparo e mola Beleza querida Então o que acontece quando essa alimentação entra para dentro do modo essa tensão ela vai agora ser tratada né Aqui nós temos um exemplo que tá o carregador do meu celular ou seja aqui ele tá entrando 220 volts mas quando sai no cabinho aqui para carregar ele não sai 220 volts mas ele sai aqui 5 volts aqui deve ter um circuito que quebra 220 quatro cinco vou se faz alimentar meu celular obviamente com o celular não trabalha como 220 volts né Isso é ó Então o que acontece na unidade de comando é a mesma coisa o módulo a e ela não trabalha com 12 volts ela trabalha com 5 volts vamos voltar aqui para nossa placa a alimentação era passa aqui ó esse aqui é um é capacitor Ana essa chamada parte retificação aqui ela é tratada a voltagem 12 volts a derrubada para 5 volts processador aqui trabalha com 5 volts os sensores aqui ó o circuito integrado trabalha tudo com 5 volts aqui não trabalha com 12 volts essa intenção é só para chegar até a base aqui ela é tratada para cinco vou tô aqui o nosso desenho tem basicamente isso Esse é um desenho bem simples para que você entenda geralmente um reparo de módulos começa assim ensinando módulos antigos para você poder entender os módulos mais novos não tem como você começar a estudar reparo de moto com módulos novos modos novos você não vai conseguir entender bem você tem que começar com o velho e depois ir para o módulos mais novos Então essa alimentação ela vem aqui e passa pelo diodo todas as alimentações passa por de outro tá vendo aqui se é um chamado diodo e odioso tem o seu anodo e cátodo Ou seja a vontade entra e sai se eu colocar aqui uma essa voltar essa tensão meu celular tá dando Avenida que a madeira vai ir embora então essa tensão negativa se ela entrar ao contrário aqui O Diogo não deixa ela passar porque ele só aceita com a a imagem o atenção positiva ele não aceita uma tensão negativa o diodo é para isso tá E aqui do lado nós temos só de outro protege o sentido da corrente ou seja se entrar uma corrente elétrica uma tensão elétrica aqui né Tem muitas pessoas para voltagem tensão corrente tem diferença tá a voltagem é A nomenclatura usada para medir a tensão o nome correto é tensão elétrica tá vai me desculpando aí sua região fala diferente mas o nome correto atenção elétrico EA sua unidade de medida é o voos então atenção que está saindo aqui é de 12 volts Então vou dizer a unidade de medida Tá mas vamos usando aí tanto tensão como voltagem se eu trocar as bola aí não não se irritar porque às vezes a gente esquece mas para frente nós vamos falar mais sobre tensão corrente e a imagem vai ficar mais claro você quer só introdução ao curso Então a o diodo ele tem a função de proteger o sentido da corrente aqui ó diodo protege o sentido da corrente ou seja ele não deixa passar aqui uma tensão negativa só passa por aqui positivo se por acaso eu inverter a bateria trocar os polos o que acontece muito as vezes né o módulo não queima porque ele tem um diodo e proteção ele não aceita né os modos antigos até que queimava né mas os mais novos não aceita bom então aqui dentro essa atenção vem passa pelo diodo né Depois nós vamos ter uma aula e não vai cantar de nomenclaturas e vamos mostrar o quê que é de outro que que é resistor o que que vale tou que quer transistor capacitor você quer só uma introdução ao nosso curso tem pessoas que já compreendi que ai avançado e Deus que não entendi porque vai começando Mas nós vamos ter uma aula exclusiva sobre então o diodo serve para quê que a nota no seu papel aí primeiro de outro protege o sentido da corrente a nota em de ouro protege o sentido da corrente a atenção de onde capacitor tem lado ou seja o diodo e o capacitor tem lado se você inverter os lados o capacitor ele não funcionam ele tem um lado certo de você usar o capacitor da mesma forma capacitor também tem lado o capacitou a sua faixa ele mostra o sentido o lado negativo em Positivo né vamos ver aqui esse modo já é um módulo que usa capacitor eletrolítico mais a FM de né e esse é um capacitor eletrolítico Mas já snd Ele tá é o modelo mais novo é mais visível pegar aqui um outro módulo eu tô com moda Ducato diesel módulo dito precisa de muito capacitor que precisa de muita atenção aqui ó ó e tem um capacitor eletrolítico dos antigos é só um pouco empoeirado aqui mas Observe que ele tem uma faca aqui ó ele dá uma faixa preta e tem que mostra o lado dele é o seu lado negativo se você inverter você vai ter problema porque ele tem o seu lado certo você tem que prestar atenção nisso né só esse aqui é o nosso capacitor que está aqui na foto os dois aqui é o diodo esse aqui é o capacitor e esse aqui é o transistor prazer capacitou para ver de outro e Prazer regulador ou transistor né regulador de voltagem também então o que acontece com a tensão elétrica quando ela entra ela passa pelo de outro obviamente se esse de outro queimar o modo fica morto O rottweiler Você vai testar o modo que ele tem alimentação Entrou mas o modo tá morto como é que eu sei que o módulo está morto agroserviço Auto Elétrica eu pego o meu multímetro vou lá no sensor de temperatura da água ou no Sensor Map coloco a ponta negativa do multímetro no negativo vou lá nenhum dos dois fios do conector da sensor de temperatura e procure 5 volts se eu não achar cinco rosto não sensor de temperatura da água no map do posição da borboleta meu módulo está morto ele não está liberando tensão para os sensores Então quem pode ser o causador de outro desse aqui ó um funil dos desse aqui estourar você não consegue fazer é o modo funcionar porque o diodo rompeu e essa alimentação Não tá passando para dentro do modo que você vem aqui troca um de outro resolve o problema do carro então o teste também passa pelo de outro tem que prestar o diodo entradas estão bem não tá queimado né a mesma coisa para alimentação pós chave cesta de outro aqui queimar o nosso modo vai ficar morto então é basicamente isso então o atenção 12 volts vem tu vem aqui na seta ele passou pelo de ouro E aí filho de 12 volts aqui ele se divide ó e ele vem para o capacitor Oi e essa tensão negativa vem para o capacitor e com isso o capacitor ciente de lençol Oi e o capacitor Qual que é a função dele assim bem simplesmente falando a função dele é bem simples mente é como uma caixa d'água a água vem da rua e fica armazenada na caixa d'água é uma vez que a água da rua acaba nunca vai faltar água na torneira porque porque a caixa tá aqui então o capacitor ele tem mais ou menos essa função essa tensão Vem encher ele de tensão quando tem alguma queda de tensão rápida algum pico alguma falha na pensão e leve vindo aqui ó O módulo já pega daqui do capacitor a se alimentar Então dessa forma ele mantém estabiliza a atenção Tais porque quando paga vindo aqui Isso é óbvio que a questão de segundos né o capacitor fornece essa tensão é Até que a tensão elétrica e estabiliza né às vezes Desliga a bateria rapidamente o capacitor mantém o modo funcionando também porque ele tem energia armazenada aqui dentro ó funciona o capacitor de armazenar atenção tanto positiva como negativa tá então uma vez que essa tensão entrou aqui no regulador de voltagem ela entrou 12 volts não tá vendo a perninha aqui aqui no centro tem O negativo o e aves esse negativo entre acquire E cria uma situação aqui dentro que essa atenção ela é baixada de 12 para 15 o outro aqui ó E aí o modo não tem regulador de tensão sai 5 volts e vai alimentar toda a placa da é CEO então a tensão do regulador a função uma função do regulador de tensão é baixar a tensão de 12 volts para 5 volts beleza querido então regulador libera cinco outros para toda a sentar à mesa pessoal então o regulador libera 5 volts para toda a central tá o capacitor funciona como um filtro e estabiliza a corrente bom então essa função do capacitor estabilizar a corrente aqui dentro ele trabalha como um filtro né ele filtra as turbulências que a voltagem tem né a tensão elétrica tem as suas alterações ele fica filtrando aí se ele mantém é um filtro ele mantém uma criação contínua aqui para o regulador de voltagem muita pessoa usa o capacitor em corneta de som e alto-falante para tirar os ruídos né então o capacitor também faz ele filtra as impurezas atenção as suas oscilações e estabiliza muitas vezes temos um problema de alternador fica alternando de mais atenção elétrika o regulador ele estabiliza essa tensão Essa é a função dele além de armazenar cargas para o regulador de voltagem o jogador de Bela 5 volts para todo o módulo Como já foi passado né do módulo recebe 12 volts que tá o nosso capacitor eletrolítico que do latão de ouro ó ao sentido a faixinha aqui ó bom e se sentir lei da não a faixa dele é lindo dica sua posição no lugar aqui a nossa lupa fala a faixa deira tem uma faixa e essa farta é o sentido da corrente dele e esse módulo módulo do Fiat Mobi né 2021 modo mais novo já usa o capacitor bem mais moderno e do lado nós temos um moda Ducato 2010 o capacitor já é bem antigo o tamanho dos capacitor é o capacitor eletrolítico comum esse aqui sabe ó e aqui nós já temos um capacitor já é assim ele é bem mais rápido acabado já tem o tamanho reduzido ele é saudado por cima da placa né só mesmo só encosta ele aqui na Faca Oi e ele fica encaixadinho na paz esses antigos aqui tá tem que ser saudado por trás e o rock é saudável o soldado na placa tem que furar a placa esses novos Já não são mais alta então basicamente é isso até a introdução Nossa ferramenta que nós temos um módulo dinossauro esse módulo que é o módulo da Fiat uh-huh 97 Aqui nós temos o regulador de voltagem ó ó o que o capacitor eletrolítico estabilizando atenção e aqui o regulador esse aqui é com 5 15 bits né É uma pena dessa aqui para você chamada de vídeo também tá em informática é então esse aqui são um regulador com 5 saídas né a tensão 12 volts entra por aqui tem um negativo ali e nem o outro dessa aqui libera 5 volts e tem outras funções também que isso daqui usa que não vem ao caso falamos agora mas é basicamente isso até São entre aqui 12 a tratada e cai para 5 volts que vem para alimentar aqui o nosso arcaico processador aqui a nossa memória Então esse modo aqui é o modo Bem antigo mesmo é do Uno né 97 que nós temos um várias estou aqui ó ó e ele protege da invenção da bateria de vez queimar o módulo quando você liga aconteceu muito legal os cabo ao contrário ele história aqui ele pode de vez que matou da placa ele pode mas o problema é que o curso é muito grande que às vezes ele acaba estragando a placa também então basicamente é isso tá no nosso próximo vídeo nós vamos se aprofundar mais o nosso treinamento que você gostou deixe seu like se inscreva no canal vai lá no Instagram Me segue lá roubar tudo certo me segue também o canal da napro se escreve lá no também na inova autolimpe pessoal da sos in GT3 pro mais na inova autorizou o seu simulador de moto você vai comprar lá com ele nos ajuda aí do nosso canal sendo membro do canal e filho essas próximas vídeo aulas vai voltar quem é mesmo no canal E aí você vai ter acesso a todo esse conteúdo aqui nós vamos fazer agora um treinamento bem profunda aí e nós vamos te dar uma nova profissão você vai começar a trabalhar com reparo de módulo e você também vai ficar mais fácil para mexer com o funcionamento com repasse de carro né é uma vez que você é conhece a estrutura do módulo por dentro fica mais fácil também fazer diagnóstico automotivo nos próprios veículos tá então se inscreve no meu canal por favor seja membro tá me ajude aí a colocar mais conteúdo para você pessoal não gosta muito de ensinar essas coisas assim no YouTube aí faz mais faz por cima né ou dá para entender muito bem tá vindo aí agora o carro elétrico Talvez isso aqui vai se tornar mais obsoleto no futuro e nós temos que buscar para te tarde eu disse que é dando que se recebe e vamos avançando no nosso treinamento Beleza querida que deu certo Auto Elétrica mais completa se inscreve no nosso canal deixa seu like vou deixar meu bico aí também vai ficar fazer uma graça comigo beleza querida um abraço fica com Deus aí de qualquer motocicleta mas para isso você tem que estudar e para você estudar é só ter acesso aos manuais de serviço e para ter acesso para o serviço é ter acesso ao site MSB e lá você faz a doação e tem acesso a diversos para serviço e é só estudar vamos perder tempo sem perder o nosso tempo vamos estudar então de efeito da motocicleta somente CDI defeituoso show
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Conheça a Ignição Eletrônica Mapeada Ezk admin 0 104 18-01-2024, 20:36:00
Última Mensagem: admin
Video Conserto de injeção Eletrônica: dicas valiosas admin 0 215 18-10-2023, 22:34:41
Última Mensagem: admin
Video Super Dicas Para Solucionar defeitos da Ignição Eletrônica de 6 Pinos admin 0 220 14-10-2023, 14:36:07
Última Mensagem: admin
Video Curso Ar condicionado Automotivo Básico admin 0 403 28-11-2022, 22:55:47
Última Mensagem: admin
Video Semana Black - Aula 01 - O início para se tornar um Reparador de Sucesso admin 0 358 28-11-2022, 21:00:28
Última Mensagem: admin
Video Primeiros Passos: Mapeamento de Central de Injeção admin 0 343 18-06-2022, 19:55:00
Última Mensagem: admin
Video Aula 3 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar. PARTE 2 admin 0 914 09-07-2020, 00:43:09
Última Mensagem: admin
Video Aula 02- Desvendando a sonda Lambda Pré e Pós Catalisador admin 0 843 03-07-2020, 10:12:30
Última Mensagem: admin
Video Aula 01 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar! | Boa Tarde Oficina admin 0 750 03-07-2020, 10:10:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)