Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pulsador de Bobinas de Ignição Passo a Passo com Oscilador Esaki
#1
Video 


Aparecido Oliveira descreve um projeto para criar um pulsador para bobinas de ignição de automóveis. Este dispositivo é utilizado para gerar pulsos de alta tensão que disparam a bobina de ignição, que por sua vez cria faíscas para acender o combustível no motor. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos:

**Componentes Necessários:**
- Transistor BC547 (transistor de uso geral)
- Transistor de alta tensão (excitador para bobina de ignição)
- Caixa de interruptor de luz (ou outra caixa adequada)
- Fios de ligação
- Placa de circuito impresso (ou placa padrão)
- Resistores de 470 ohms
- Potenciômetro
- Capacitores eletrolíticos
- Pontes de fio (pontes de solda)
- Eletrodos de faísca
- Mola (para regular a distância da faísca)
- Fonte de alimentação (com cabo aterrado)

**Passo a Passo:**

1. **Seleção da Caixa:** Use uma caixa de interruptor de luz sem uso ou prepare uma caixa apropriada para abrigar o circuito.

2. **Preparação da Placa de Circuito Impresso:** Prepare uma placa de circuito impresso com os furos necessários para a montagem dos componentes. Você pode seguir um plano para furar os furos.

3. **Montagem dos Componentes:** Monte os componentes na placa de circuito impresso de acordo com o plano. Inicie com o transistor de alta tensão, seguido pelos resistores e outros componentes.

4. **Ligações Internas:** Use fios para fazer as ligações internas entre os componentes. Assegure-se de que as conexões estejam seguras.

5. **Fechamento da Caixa:** Coloque a placa de circuito impresso na caixa e feche a tampa.

6. **Regulagem da Faísca:** Utilize uma mola para regular a distância da faísca. A mola permitirá ajustar a distância de disparo da bobina de ignição.

7. **Conexão Externa:** Conecte um cabo de faísca de 16 milímetros ou similar para realizar o teste. Certifique-se de utilizar fios apropriados para fazer as ligações externas.

8. **Fonte de Alimentação:** Conecte a fonte de alimentação. O cabo de alimentação deve estar aterrado para garantir segurança.

9. **Teste de Funcionamento:** Ligue o pulsador para bobinas de ignição e observe a faísca gerada. O dispositivo cria pulsos de alta tensão, que podem ser usados para disparar a bobina de ignição.

10. **Precauções:** Lembre-se de que esse sistema lida com alta tensão e é perigoso. Sempre tome precauções e tenha conhecimento sobre o que está fazendo. Use um cabo aterrado e evite choques elétricos.

O dispositivo criado é um pulsador para bobinas de ignição, e sua função é gerar pulsos de alta tensão para disparar a bobina de ignição de um veículo, que, por sua vez, gera faíscas para acender o combustível no motor. É importante ter conhecimento sobre eletrônica e segurança ao trabalhar com componentes de alta tensão como esse.

Vou explicar cada um dos componentes em termos simples para um leigo em eletrônica:

1. **Transistor BC547 (transistor de uso geral):**
  - Um transistor é um componente eletrônico que atua como uma chave para controlar o fluxo de corrente elétrica em um circuito. O BC547 é um tipo específico de transistor comum usado para amplificar sinais elétricos.
DataSheet para Download: 
.pdf   BC546.PDF (Tamanho: 148,79 KB / Downloads: 0)

2. **Transistor de alta tensão (excitador para bobina de ignição):**
  - Este é um tipo especial de transistor projetado para manipular altas tensões. Ele é usado para gerar pulsos de alta tensão que disparam a bobina de ignição em um motor de automóvel, criando faíscas para acender o combustível.

3. **Caixa de interruptor de luz (ou outra caixa adequada):**
  - Essa é uma caixa que pode ter sido usada para um interruptor de luz, mas está sendo reutilizada para abrigar os componentes eletrônicos. Serve para proteger os componentes e manter o circuito organizado.

4. **Fios de ligação:**
  - Os fios são usados para conectar os componentes eletrônicos entre si. Eles transportam eletricidade de um ponto a outro dentro do circuito.

5. **Placa de circuito impresso (ou placa padrão):**
  - É uma placa plana que contém trilhas condutoras e orifícios para conectar os componentes eletrônicos. Os componentes são montados nela para criar um circuito elétrico.

6. **Resistores de 470 ohms:**
  - Os resistores são componentes eletrônicos que limitam o fluxo de corrente em um circuito. Um resistor de 470 ohms impõe uma resistência de 470 ohms à corrente elétrica que passa por ele.

7. **Potenciômetro:**
  - Um potenciômetro é um componente ajustável que permite variar a resistência em um circuito. É usado para ajustar a tensão ou o brilho, por exemplo.

8. **Capacitores eletrolíticos:**
  - Os capacitores armazenam energia elétrica e a liberam quando necessário. Os capacitores eletrolíticos são usados para armazenar uma grande quantidade de energia e estabilizar a tensão em um circuito.

9. **Pontes de fio (pontes de solda):**
  - As pontes de fio são pequenas conexões feitas com fios condutores para unir componentes em uma placa de circuito impresso. Elas ajudam a estabelecer conexões elétricas.

10. **Eletrodos de faísca:**
    - Esses eletrodos são usados para criar faíscas de alta tensão em um circuito. Eles são os responsáveis por gerar a faísca na bobina de ignição de um motor de automóvel.

11. **Mola (para regular a distância da faísca):**
    - A mola é usada para ajustar a distância entre os eletrodos de faísca, o que é importante para garantir que a faísca seja gerada na intensidade certa.

12. **Fonte de alimentação (com cabo aterrado):**
    - A fonte de alimentação é uma fonte de energia que fornece eletricidade ao circuito. O cabo aterrado ajuda a descarregar cargas elétricas indesejadas para garantir a segurança ao trabalhar com componentes de alta tensão.

Espero que essas explicações tenham ajudado a entender a função de cada um desses componentes eletrônicos. Eles são usados em conjunto para criar um dispositivo que gera pulsos de alta tensão para a bobina de ignição de um motor de carro.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Captador Caseiro de Alta Tensão do Secundário da Bobina de Ignição admin 0 164 19-01-2024, 10:21:31
Última Mensagem: admin
Video Conheça a Ignição Eletrônica Mapeada Ezk admin 0 105 18-01-2024, 20:36:00
Última Mensagem: admin
Video Montagem do Pulsador de Bobinas em um Cartão de Plástico admin 0 117 09-01-2024, 19:41:37
Última Mensagem: admin
Video Controlador Pwm Para Bobina de Ignição e Outras Coisas Mais admin 0 156 08-01-2024, 19:41:45
Última Mensagem: admin
Video Exclusivo! Dicas e Teste de Rendimento da Ignição Módulo de 6 Pinos. admin 0 167 29-12-2023, 14:46:02
Última Mensagem: admin
Video Quer Saber Quanto Rende a Bobina de Ignição no Sistema Hall? admin 0 178 26-11-2023, 18:17:44
Última Mensagem: admin
Video Como Medir a Corrente da Bobina de Ignição com Módulo Integrado admin 0 234 09-11-2023, 20:13:56
Última Mensagem: admin
Video O Que Acontece Se Ligarmos a Bobina de Ignição em Corrente Alternada admin 0 281 29-10-2023, 20:02:34
Última Mensagem: admin
Video Como Verificar o Distribuidor de Ignição Passo a Passo admin 0 247 19-10-2023, 16:28:48
Última Mensagem: admin
Video Resolvendo Problemas de Ignição. admin 0 242 17-10-2023, 22:39:50
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)