Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Porque deve-se Usar Aditivo? defeito no Sistema de Arrefecimento do Fiesta Motor Zete
#1
Video 


Neste vídeo, o mecânico de carros Daniel aborda os problemas e prejuízos que podem ocorrer devido à falta de aditivo no sistema de arrefecimento de um carro, com foco em um Ford Fiesta com motor Zetec Rocam. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados por Daniel:

1. Introdução:
  - Daniel cumprimenta a audiência e menciona que dará dicas sobre o sistema de arrefecimento de um Ford Fiesta com motor Zetec Rocam.

2. Identificação do Problema:
  - O carro apresentou problemas de vazamento no sistema de arrefecimento, e a válvula termostática estava corroída.

3. Importância do Aditivo:
  - Daniel explica que a corrosão e a ferrugem no sistema de arrefecimento ocorrem devido à falta de aditivo. Ele destaca a importância de adicionar aditivo ao sistema.

4. Válvula Termostática:
  - Daniel mostra a válvula termostática e explica que ela é controlada pela central do carro para regular a passagem de água e manter o motor na temperatura adequada.

5. Manutenção Preventiva:
  - Ele enfatiza a importância de realizar manutenção preventiva, como a limpeza do sistema de arrefecimento com uma máquina apropriada, a cada três meses.

6. Substituição de Componentes:
  - Daniel substitui a válvula termostática e o sensor de temperatura defeituoso.

7. Prevenção de Vazamentos:
  - Ele aconselha a não ignorar vazamentos de água no motor, pois a água pode vazar juntamente com o aditivo, causando problemas no sistema de arrefecimento.

8. Observação do Scanner:
  - Daniel mostra o scanner e verifica a temperatura do motor, destacando a importância de monitorar a temperatura para evitar superaquecimento.

9. Conclusão:
  - Ele conclui com uma dica para proprietários de carros Ford Fiesta 1.0 ou 1.6 com motor Zetec Rocam: manter o sistema de arrefecimento em boas condições e adicionar aditivo para evitar prejuízos.

10. Encerramento:
  - Daniel agradece à audiência e encerra o vídeo.

Este resumo descreve os principais passos e pontos-chave do vídeo de Daniel sobre os problemas causados pela falta de aditivo no sistema de arrefecimento de um carro.

A válvula termostática e o sensor de temperatura são dois componentes essenciais do sistema de arrefecimento de um carro. Eles desempenham papéis cruciais no controle da temperatura do motor e no monitoramento do seu funcionamento. Aqui está uma explicação mais detalhada de cada um desses componentes e suas aplicações:

**Válvula Termostática:**

1. **O que é:** A válvula termostática é um componente mecânico que regula o fluxo de líquido de arrefecimento (normalmente água e anticongelante) entre o motor e o radiador do carro.

2. **Como funciona:** Ela contém uma cápsula de cera que responde à temperatura. Quando o motor está frio, a válvula termostática permanece fechada, direcionando o líquido de arrefecimento para circular apenas dentro do motor. Conforme o motor esquenta, a cápsula de cera se expande, abrindo a válvula e permitindo que o líquido de arrefecimento flua para o radiador, onde é resfriado antes de retornar ao motor.

3. **Função principal:** Manter a temperatura do motor dentro de uma faixa ideal para o funcionamento eficiente, geralmente entre 90 e 100 graus Celsius. Isso otimiza o desempenho do motor, economiza combustível e reduz o desgaste.

4. **Aplicação:** A válvula termostática é encontrada em praticamente todos os motores de veículos, sendo um componente crítico para o controle da temperatura do motor.

**Sensor de Temperatura:**

1. **O que é:** O sensor de temperatura, também conhecido como sensor de temperatura do líquido de arrefecimento, é um dispositivo que mede a temperatura do líquido de arrefecimento no sistema de arrefecimento do carro.

2. **Como funciona:** O sensor de temperatura utiliza uma resistência que muda de valor conforme a temperatura do líquido de arrefecimento muda. Essa resistência é conectada a um circuito elétrico que fornece informações à unidade de controle do motor (ECU).

3. **Função principal:** O sensor de temperatura monitora a temperatura do líquido de arrefecimento e envia os dados para a ECU. Com base nessa informação, a ECU pode ajustar o tempo de injeção de combustível, a ignição e outras configurações do motor para garantir que ele funcione de forma eficiente e mantenha a temperatura ideal.

4. **Aplicação:** O sensor de temperatura é encontrado em veículos com injeção eletrônica de combustível. Ele desempenha um papel fundamental no controle do motor e na otimização de desempenho e economia de combustível.

Em resumo, a válvula termostática controla o fluxo de líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador para manter a temperatura do motor dentro de uma faixa ideal, enquanto o sensor de temperatura mede a temperatura do líquido de arrefecimento e fornece informações à ECU para ajustar o funcionamento do motor. Ambos os componentes desempenham papéis cruciais para garantir o funcionamento eficiente e confiável do sistema de arrefecimento e do motor de um veículo.


Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Pontos de Vazamento de água e óleo do Motor do Fiesta Zetec Rocan 1.6 Ou 1.0 admin 0 124 11-04-2024, 14:59:58
Última Mensagem: admin
Video Defeito Comum nos Motores 1.5 3 Cilindro Ford Ka admin 0 247 12-10-2023, 22:46:15
Última Mensagem: admin
Video Ford Fiesta 1.0 falhando código P0300 cuidado não e a bobina! Sr.Big 0 1.781 09-06-2020, 15:59:40
Última Mensagem: Sr.Big
Video Como Tirar o Ar do Sistema de Arrefecimento Sr.Big 0 1.379 09-06-2020, 15:51:41
Última Mensagem: Sr.Big
Video Conserto Módulo Fiesta 2008 - IAW 4CFR.AR Pt 1 Sr.Big 0 1.286 09-06-2020, 15:44:53
Última Mensagem: Sr.Big
Video New Fiesta não comunica com o scaner. Sr.Big 0 1.518 09-06-2020, 15:42:33
Última Mensagem: Sr.Big
Video Fiesta Supercharger 1000 com Vazamento de Água Sr.Big 0 1.425 09-06-2020, 15:37:24
Última Mensagem: Sr.Big
  Fiesta 1.4 - O motor, eventualmente, ficava acelerado Sr.Big 0 1.205 09-06-2020, 15:31:58
Última Mensagem: Sr.Big
Video FIESTA 1.6 FLEX 2012 - DICA DE ARREFECIMENTO Sr.Big 0 1.078 09-06-2020, 15:29:48
Última Mensagem: Sr.Big
Video Motor Fervendo - 2 Soluções Top - Zetec Fiesta, Ecosport, Ka e muito mais!! Sr.Big 0 1.005 09-06-2020, 15:26:07
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)