Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Luz de Bateria Acesa no Painel Qual O defeito?
#1
Video 



Neste vídeo, o mecânico de carros Daniel está explicando como lidar com a situação em que a luz de bateria acende no painel de um Renault Clio 1.0. Abaixo está o passo a passo das informações fornecidas:

1. O cliente trouxe um Renault Clio 1.0 para a oficina com a reclamação de que a luz de bateria no painel estava acendendo. Ele menciona que a luz do painel às vezes apagava, às vezes piscava e a luz interna do carro ficava mais fraca e mais forte em alguns momentos.

2. Daniel aponta que, quando a luz de bateria acende no painel, isso indica que o alternador não está carregando a bateria e o carro está operando apenas com a carga da bateria.

3. Ele explica que a tensão da bateria com o carro desligado estava em torno de 12,82 volts, mas quando o carro é ligado e o alternador está funcionando, a tensão deve variar entre 13,5 e 15 volts.

4. Daniel esclarece que, quando a tensão da bateria começa a cair, o carro pode ficar fraco e até mesmo desligar. Isso pode causar danos a componentes eletrônicos, incluindo a central do carro e o painel.

5. Ele recomenda que, em casos como esse, é necessário remover o alternador para inspecionar e, se necessário, trocar o regulador de tensão ou outras peças defeituosas.

6. Daniel destaca que o problema será resolvido quando a tensão da bateria estiver dentro dos parâmetros normais (entre 13,5 e 15 volts) enquanto o carro estiver em funcionamento.

7. Ele enfatiza a importância de procurar um eletricista ou mecânico de confiança para lidar com problemas elétricos e do alternador.

O modelo do carro mencionado é um Renault Clio 1.0.


Medir a tensão da bateria com um multímetro é um procedimento relativamente simples. Além disso, você pode verificar se o alternador está funcionando corretamente ao medir a tensão da bateria com o carro ligado. Aqui estão os passos para ambas as medições:

**Medindo a Tensão da Bateria com o Carro Desligado:**

1. **Preparação:**
  - Certifique-se de que o veículo esteja desligado, com a chave de ignição na posição "desligada" e o motor frio.

2. **Configuração do Multímetro:**
  - Ligue o multímetro e defina a escala de medição de tensão contínua (DC Voltage) para um valor maior que 12 volts. Se não souber qual escala usar, comece com 20V DC.

3. **Conexão do Multímetro:**
  - Localize os terminais da bateria no compartimento do motor do veículo. Os terminais da bateria são geralmente marcados como "positivo" (+) e "negativo" (-). O terminal positivo é geralmente vermelho e o negativo, preto.
  - Conecte a ponta vermelha (positiva) do multímetro ao terminal positivo da bateria.
  - Conecte a ponta preta (negativa) do multímetro ao terminal negativo da bateria.

4. **Leitura da Tensão:**
  - O multímetro mostrará a tensão da bateria no visor. A tensão típica de uma bateria de carro em bom estado estará entre 12,4 e 12,7 volts quando o motor estiver desligado e o carro estiver parado. Uma leitura abaixo de 12 volts pode indicar que a bateria precisa ser recarregada ou substituída.

**Medindo a Tensão da Bateria com o Carro Ligado (para verificar o alternador):**

1. **Preparação:**
  - Ligue o veículo e mantenha-o em marcha lenta (motor em funcionamento). Certifique-se de que os faróis e outros acessórios elétricos estejam desligados.

2. **Configuração do Multímetro:**
  - Se o motor estiver funcionando, você pode deixar a escala de medição do multímetro em 20V DC.

3. **Conexão do Multímetro:**
  - Repita as etapas de conexão do multímetro aos terminais da bateria da mesma forma que fez no procedimento anterior, mantendo a ponta vermelha no terminal positivo e a ponta preta no terminal negativo.

4. **Leitura da Tensão:**
  - Com o veículo em funcionamento, o multímetro mostrará a tensão da bateria. Se o alternador estiver funcionando corretamente, a tensão deverá estar entre 13,8 e 14,4 volts. Isso indica que o alternador está carregando a bateria. Se a tensão estiver abaixo desse intervalo, pode haver um problema no sistema de carga.

5. **Análise dos Resultados:**
  - Se a tensão estiver significativamente abaixo do intervalo correto (abaixo de 13,8V), isso pode indicar um problema no alternador ou no regulador de voltagem. Se a tensão estiver acima do intervalo, também pode haver um problema no sistema de carga.

Medir a tensão com o carro ligado ajuda a verificar o funcionamento do alternador, que é responsável por carregar a bateria enquanto o motor está em funcionamento. Se houver alguma dúvida sobre a saúde da bateria ou do sistema de carga, é aconselhável procurar um mecânico para um diagnóstico mais preciso e correção dos problemas, se necessário.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Dica, Ar Condicionado do Clio defeito Intermitente admin 0 679 03-11-2022, 00:38:52
Última Mensagem: admin
Video Renault Sandero 1.6 - defeito: Falha admin 0 855 18-06-2022, 20:11:35
Última Mensagem: admin
  Renault Clio 1.6 16V - Painel de instrumentos, hodômetro marcando 1 km para cada 1m p Sr.Big 0 799 15-06-2020, 17:23:25
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)