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Como Medir Fuga de Corrente da Moto
#1
Video 


Olá pessoal, tudo certo? Hoje vamos falar sobre um problema comum em motos, especialmente na Honda CG 125: a fuga de corrente na bateria.

Às vezes, os clientes trocam a bateria, mas depois de alguns dias ou semanas, o problema retorna. O primeiro teste que realizamos é para verificar se há fuga de corrente. Isso pode acontecer em motos que possuem rastreador, alarme ou outros dispositivos que consomem a carga da bateria quando a moto está desligada.

Para medir a fuga de corrente, usamos um multímetro na escala de 10 amperes. Conectamos o fio vermelho no borne de 10 amperes e soltamos o cabo negativo da bateria. Em seguida, colocamos uma ponta de prova do multímetro em um lado do cabo solto e a outra ponta no terminal positivo da bateria, ligando-os em série. O consumo deve ser próximo a zero. Se ultrapassar 1 miliamper, há uma fuga de corrente.

O próximo passo é verificar se o alarme ou rastreador estão consumindo mais corrente do que o normal. Desconectamos a bateria, ligamos a chave (para simular a moto desligada) e medimos o consumo. No exemplo mencionado no vídeo, o consumo foi de 22.6 miliamperes, principalmente devido a uma lâmpada no painel.

Se confirmarmos que não há fuga de corrente, é hora de verificar a voltagem da bateria. Conectamos novamente o cabo negativo, mudamos o multímetro para a escala de 20 volts e medimos a voltagem da bateria. No exemplo, a voltagem estava em 12.23 volts, indicando uma carga baixa. O ideal é que esteja acima de 12.5 volts.

É importante destacar que, se a voltagem estiver abaixo disso, a moto pode não carregar corretamente. Antes de trocar peças, é recomendável recarregar a bateria externamente e, em seguida, realizar os testes novamente.

Outro ponto abordado no vídeo é o consumo de corrente por dispositivos como alarmes e rastreadores. Recomenda-se que os clientes desliguem esses dispositivos quando a moto estiver parada por vários dias, para evitar descarga da bateria.

Esses testes elétricos são cruciais para identificar problemas antes de substituir peças, economizando tempo e dinheiro. Se tiverem dúvidas ou quiserem saber mais sobre elétrica de motos, deixem suas perguntas nos comentários. E não se esqueçam de estudar e se aprofundar na área elétrica, que pode parecer desafiadora, mas com dedicação, se torna mais fácil. Até mais!

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