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Moto Não Funciona Luz Freio - Teste Fio Negativo e Positivo e Interruptores Freio
#1
Video 


Olá pessoal, eu sou Clayton Lima, mecânico de motos, e hoje vou mostrar como resolver um problema na luz de freio traseira da Yamaha XTZ 250 Ténéré. A moto liga, as luzes piscam, mas a luz do freio não funciona. Vamos realizar alguns testes para diagnosticar e solucionar o problema.

Primeiro, ao ligar a moto, notamos que a luz de freio não acende ao acionar o freio. Vamos começar pelos testes necessários. Faremos testes de continuidade no fio negativo e positivo, além de verificar os interruptores de freio e a fiação.

Aqui, temos o interruptor do freio, que funciona como uma tomada de liga e desliga para a lâmpada. Quando acionamos o manete, ele deveria permitir a passagem de corrente para a lâmpada, indicando que o interruptor está funcionando corretamente.

Já testamos os interruptores dianteiro e traseiro, e ambos estão funcionando individualmente. Agora, precisamos verificar se o sinal chega até a lâmpada traseira. Para isso, usaremos uma caneta de polaridade. Na Ténéré, identificamos que o fio amarelo é o responsável pela lâmpada de freio.

Ao pressionar o freio e tocar a caneta de polaridade no fio amarelo, observamos que há 11 volts, confirmando que o sinal está chegando até a lâmpada. Além disso, a caneta de polaridade nos mostra o negativo e positivo. Se a lâmpada não acende, pode ser um problema na própria lâmpada.

Neste caso, como a moto utiliza lâmpadas de LED, identificamos um terminal rompido na sinaleira de LED. Para resolver, podemos mandar para a eletrônica para reparo ou substituir a sinaleira completa.

Em resumo, se o sinal chega até a lâmpada e os testes de polaridade indicam negativo e positivo, o problema provavelmente está na lâmpada ou sinaleira. Se gostou do vídeo, deixe seu like, inscreva-se no canal para fortalecer, e lembre-se que podemos diagnosticar problemas com ferramentas simples, sem desculpas.

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