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Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo)
#1
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Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo)



Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Yamaha Neo AT 115, ano 2005, que não está funcionando. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.



1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema

A motocicleta não liga quando o botão de start é acionado. As possíveis causas desse problema incluem:

- Falta de centelha elétrica na vela de ignição. 
- Falta de combustível no carburador
- Compressão do motor muito baixa devido a problemas nos anéis do pistão ou nas válvulas de admissão e escape. 

Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato.



2. Verificando a Centelha Elétrica e o Combustível

Primeiro, vamos verificar se a motocicleta tem centelha elétrica e combustível suficiente:

1. Teste de Centelha Elétrica: 
  - Retire o supressor de ruído e a vela de ignição. 
  - Encoste a vela de ignição no motor e acione o start. 
  - Se houver centelha, a vela de ignição está funcionando corretamente. 

Resultado do teste: A centelha elétrica está presente.

2. Verificação do Combustível no Carburador: 
  - Levante o assento e verifique se há combustível no tanque. 
  - Solte o parafuso de drenagem do carburador (parafuso Philips) e observe se a gasolina desce pelo dreno. 
  - Se houver gasolina, o problema não é falta de combustível. 

Resultado do teste: Há gasolina no carburador.



3. Teste de Compressão do Motor

A próxima etapa é verificar a compressão do motor:

1. Use um Manômetro para Medir a Compressão do Motor: 
  - Enrosque o adaptador do manômetro na rosca da vela de ignição. 
  - Acione o start com o acelerador totalmente aberto e observe o ponteiro do manômetro. 
  - A compressão do motor deve ser de aproximadamente 160 PSI

Resultado do teste: A compressão inicial foi de 50 PSI, indicando que a compressão do motor está muito baixa.

Possíveis causas de baixa compressão incluem: 
- Válvulas de admissão ou escape enforcadas. 
- Problemas nos anéis do pistão.



4. Verificando as Válvulas de Admissão e Escape

Agora vamos verificar as válvulas de admissão e escape para garantir que elas estejam reguladas corretamente:

1. Coloque o Magneto no Ponto Correto: 
  - Remova a tampa da válvula de admissão (superior) e da válvula de escape (inferior). 
  - Verifique a posição do magneto. Ele deve estar no ponto onde o risco ao lado da letra "H" está alinhado com a seta no motor. 
  - A engrenagem no cabeçote deve ter um risco alinhado com a seta na parte superior. 

2. Verifique a Folga das Válvulas: 
  - Use um calibre de lâminas para medir a folga da válvula de escape (inferior) e admissão (superior). 
  - A folga da válvula de escape deve estar entre 0,08 a 0,12 mm e a válvula de admissão entre 0,06 a 0,08 mm

Resultado da verificação: A válvula de escape está correta, mas a válvula de admissão estava enforcada (sem folga).

3. Regule a Válvula de Admissão: 
  - Afrouxe o parafuso de ajuste e use um regulador para ajustar a folga da válvula de admissão para 0,08 mm
  - Aperte a porca de ajuste com uma chave de 8 mm. 

Resultado da Regulagem das Válvulas

Após a regulagem, refaça o teste de compressão do motor.



5. Refaça o Teste de Compressão do Motor

1. Enrosque o Adaptador do Manômetro Novamente: 
  - Com o motor no ponto e as válvulas reguladas, enrosque o adaptador e acione o start novamente. 
  - O ponteiro deve subir para o valor correto de compressão. 

Resultado do teste após regulagem: A compressão aumentou para 90 PSI. Ainda está abaixo do padrão (160 PSI), mas melhorou em relação aos 50 PSI iniciais.



6. Conclusão do Diagnóstico e Solução Final

Após a regulagem das válvulas, a compressão melhorou, mas ainda está abaixo do ideal. Isso indica que há um problema adicional nos anéis do pistão ou nas válvulas. O cliente optou por não autorizar a desmontagem completa do motor para verificação dos anéis e assentamento das válvulas.

Portanto, a motocicleta será liberada com uma melhoria no funcionamento, mas ainda abaixo da compressão ideal. O problema inicial de não funcionar foi causado pela válvula de admissão enforcada, que foi corrigida pela regulagem.

Conclusão: O problema que impedia a Yamaha Neo AT 115 2005 de funcionar foi a válvula de admissão enforcada. Após a regulagem, a motocicleta voltou a funcionar, mas a compressão ainda está abaixo do ideal.

Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Yamaha - NEO AT 115 - 2005.

Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!

Hélio Rodrigues

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