28-05-2020, 11:47:13
Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: S10
Fabricante: Bosch
Motor: 2.8 Turbo
Versão: EDC 16C9 (Common Rail)
Ano: 2008
Combustível: Diesel
Problema: Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM.
Retorno do scanner: Código P0234 - Falha no controle da pressão do turbo.
Histórico/Causa do Problema:
Esse modelo possui uma eletroválvula de 3 vias de controle da pressão do turbo situada na parte posterior do cabeçote junto ao reservatório de óleo da direção hidráulica.
A eletroválvula atua controlando o vácuo oriundo da câmara de vácuo sobre a válvula "wastegate" (válvula pneumática que controla o fluxo de gases de escape sobre a turbina).
Uma das vias da eletroválvula, é ligada a atmosfera e fica com a tomada (ponta) voltada para cima, sujeita à obstrução por sujeiras do ambiente externo, o que de fato constatamos ao examinarmos a peça.
Com a eletroválvula obstruída não havia controle sobre a pressão do turbo que subia exageradamente ocasionando a falha.
O defeito foi resolvido quando fizemos uma limpeza e eliminamos a obstrução, além disso, para evitar a repetição do problema, instalamos na eletroválvula uma mangueira de 30cm aproximadamente com a ponta voltada para uma região mais protegida no vão do motor.
Solução: Limpeza e eliminação da obstrução na eletroválvula de controle da pressão do, turbo.
Sistema: Injeção
Modelo: S10
Fabricante: Bosch
Motor: 2.8 Turbo
Versão: EDC 16C9 (Common Rail)
Ano: 2008
Combustível: Diesel
Problema: Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM.
Retorno do scanner: Código P0234 - Falha no controle da pressão do turbo.
Histórico/Causa do Problema:
Esse modelo possui uma eletroválvula de 3 vias de controle da pressão do turbo situada na parte posterior do cabeçote junto ao reservatório de óleo da direção hidráulica.
A eletroválvula atua controlando o vácuo oriundo da câmara de vácuo sobre a válvula "wastegate" (válvula pneumática que controla o fluxo de gases de escape sobre a turbina).
Uma das vias da eletroválvula, é ligada a atmosfera e fica com a tomada (ponta) voltada para cima, sujeita à obstrução por sujeiras do ambiente externo, o que de fato constatamos ao examinarmos a peça.
Com a eletroválvula obstruída não havia controle sobre a pressão do turbo que subia exageradamente ocasionando a falha.
O defeito foi resolvido quando fizemos uma limpeza e eliminamos a obstrução, além disso, para evitar a repetição do problema, instalamos na eletroválvula uma mangueira de 30cm aproximadamente com a ponta voltada para uma região mais protegida no vão do motor.
Solução: Limpeza e eliminação da obstrução na eletroválvula de controle da pressão do, turbo.