09-06-2020, 15:21:59
Detalhes: O cliente reclamava que seu veículo, um Ford Fiesta ano 99, funcionava bem, às vezes morria e não mais funcionava e de repente voltava a funcionar; e isso tudo se repetia freqüentemente. Após checagem na parte mecânica e no sistema de alimentação, tudo estava OK, porém o problema persistia. Resolvi fazer uma análise com o NGS, aparelho utilizado pela Ford, pois trabalho em uma concessionária. Não apresentou qualquer código de falha, porém ao acessar os pids que são parâmetros de funcionamento dos sensores e atuadores - notei algo interessante no pid VPWR - alimentação da UCE: o mesmo oscilava muito para baixo, mas o veículo não morria, pois devido estar conectado ao aparelho, o mesmo aterrava a UCE; ao desconectar o aparelho, o veículo parava de funcionar. Então cheguei à conclusão de que o problema era no aterramento da unidade, pinos 20-40-60. Fazendo uma revisão no aterramento, o mesmo estava frouxo, oxidado e causando todo esse transtorno.
Solução: Feita uma limpeza nos terminais e reapertando-os, o carro ficou perfeito, e o cliente, muito contente.
Obs.: o aterramento da UCE está localizado na coluna ao lado esquerdo.
Solução: Feita uma limpeza nos terminais e reapertando-os, o carro ficou perfeito, e o cliente, muito contente.
Obs.: o aterramento da UCE está localizado na coluna ao lado esquerdo.