Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
XR 200R , 2002 Sem da Partida Elétrica sistema de Partida, passo a Passo Para Trilha
#1
Video 
Oi aqui é uma XR 200R ano 2002 certo essa motocicleta foi modificada para andar em trilhas é perto e foi retirado os piscas peça foi tirado tudo sistema de sinalização Ok então que tá funcionando somente o sistema de carga sistema de partida sistema de ignição certo então mas essa moto aqui viu para a gente fazer uma reparação no sistema de partida liga que é chave e não da partida elétrica certo não da partida lésbica é de uma forma é de outra Ok então aqui vamos analisar o sistema de partida dessa moto então vamos lá para o diagrama elétrico certo e analisar o sistema de partida vamos lá o diagrama do sistema de partida da XR 200R 2002 vamos que para os componentes relé de partida motor de partida fusível de 15 amperes bateria interruptor de ignição que a chave de ignição luz do neutro que fica lá no painel diodo do neutro Intel todo neuro entendeu pude embreagem interruptor de partida certo Esses são os componentes que fazem parte do sistema de partida da XR 200R 2002 certo como funciona que o sistema começa a pior na bateria certo o cabo negativo cabo positivo da bateria vai até o relé de partida não Aquele parafuso certo aí aqui ó passa pelo fusível de 15 a pé certo vai para o milho vermelho vem até a chave de ignição interruptor de ignição quando se liga a chave de ignição faz o jantar mente do fio vermelho para o fio preto na hora que você faz essa ligação da chave de ignição essa corrente elétrica do fio vermelho passa para o fio preto o fio preto vai até o painel certo já alimenta aqui ó a lâmpada com carga positiva nesse mesmo tempo Observe aqui ó tem um jateamento vem o fio preto ó vai para o interruptor de partida certo vai lá para o tanto de partida ok um Ok pronto agora seguinte quando você está no neutro certo quando você coloca a marcha lá no neutro u e esse interruptor faz um um amperímetro com aterramento do motor certo e manda que o aterramento ó para lâmpada quando vem um aterramento da do interior do neutro certo ó acende a lâmpada digitando que a moto está no neutro e esse mesmo tempo quando você coloca no neutro vem o aterramento passa pelo diodo do neutro nesse sentido passa aterramento certo e vem ó para o relé de partida perto para a bobina do relé Tá certo aterramento Ok pronto agora com a ignição ligada a moto já no neuro você pressiona o interruptor de partida ao você pressionar foi certo faz jampear esse ponto a esse ó aqui é o fio preto carga positiva após chave Ea você apertar passa essa carga para o fio passa para o tempo amarelo com vermelho ó certo aperto o botão de partida e o preto faz chave passa até águia para o fio amarelo com vermelho e vem ó e até o relé de partida com carga positiva ao chegar a carga positiva aqui na bobina do relé certo esse em blusinha aqui ó vai subir ao subir certo vai fazer o ampliamento aqui ó dos dois pontos da carga positiva que vem da bateria para o outro terminal lá outro parafuso que está ligado ao motor de partida certo a você apertar o botão de partida jampear esse ponto para esse carga positiva passa para esse ponto e vai lá para o motor de partida como o transporte já está Aterrado Então vai dar partida no motor vai funcionar o motor de partida girando o motor da moto Ok quando você vai apertar partida elétrica EA moto não está no neuro entre aqui ó o interruptor de embreagem quando a moto não está no neutro quando está na primeira ou na segunda marcha bom então esse aterramento aqui ó perde para o relé de partida certo e ao mesmo tempo pega aterramento aqui que a luz não vai sair lá no painel indicando que a moto está engatada a marcha certo então vamos lá como é que irá executar quando ela está engatando a marcha você vai pressionar a manete de embreagem certo ao você quer tomar embreagem vai fazer o julgamento do Fio Verde que é o aterramento para o fio verde com a lixa vermelha ao você apertar a manete embragem já meu fio verde para o fio verde com essa vermelha aí esse frio ó vem para o relé de partida justamente o aterramento certo o ok nesse ponto veja que tem um fio ó verde com essa vermelha também vindo para o diodo do neutro Para que serve esse jogo do negro para esse aterramento não vim e acender a lâmpada do neutro lá no painel então a função desse fio aqui decidiu daqui é para isso para não acender a lâmpada aqui no painel Ok então quando você aperta manete embreagem e o a junção né o jamp do Fio Verde é o aterramento para o fio verde com vermelho para queimar o relé com o negativo quando chega o negativo aqui ou se apertar o botão de partida estator de partida certo e vai passar carga do Rio Preto para o fio amarelo com vermelho justamente carga positiva arrumou Então vai dar partida de ampliando o fio aqui ó esse terminal que o cultivo da bateria parou do terminal que vai lá para o motor de partida certo então é dessa forma que funciona o sistema de partida da XR 200R 2002 OK agora vamos lá para moto analisar todo esse sistema aqui na motocicleta vamos lá Pronto agora vamos tirar e o banco o assento né as carenagem tanque para gente analisar que o sistema de partida dela tira aqui a a parte do Farol também vamos lá Pronto eu já tirei aqui as carenagem o acento tanque certo que na parte frontal aqui como está aqui olha como está aqui na parte da frente até a chave ignição como está Olá aqui é o tempo todo de partida ó Então vamos tirar aqui E aí e tem um Xenon aqui tá ligado a um Xenon aqui ó Tá certo então vamos analisar como eu tava aqui esse procedimento E aqui as conexões vejam aqui as conexões Então vamos analisar tudo esses pontos o seu dinheiro corrente ó que vem lá do CDI que é o corta corrente aqui tem corrente elétrica se esse fio e Costa nesse que tá desencapado a moto não funciona certo mesmo ignição ligada aqui é ignição Irei tirar certo fazer uma reparação do jeito que está aqui já tirei analisar ela está funcionando corretamente e mostrar-se ignição vou colocar um conector aqui tem o conector dela aqui vamos ver se ele estavam pode ser usado novamente e ela tá desligado aqui o fio positivo bom então vamos tirar que eu paralama pra gente ter uma visão melhor a gente analisar certo a caveira de partida é o Diogo tá aqui do neutro certo é E aí a criação Zinho aqui ó Olá tudo isso a gente tem que analisar porque porque somos de reparador que vai mexer nessa moto mas não sistema elétrico dela e não é porque iremos mexer no teu no sistema de partida que não temos que analisar tudo terminado usar tudo como está o chicote para a gente isolar isso aqui Fazemos uma reparação lá no relé de partida Mas deixamos aqui dessa forma isso aqui encostou aqui a moto não funciona o culpado é você o último reparador que fez algum sistema elétrico Então você tem que mostra para o cliente como está certo para poder fazer a reparação com quem bom então ok já está aqui o sistema vamos tirar alguns fios que não é preciso ficar aqui certo é o CDI da motocicleta Quem então vamos lá vamos começar a fazer as verificações primeira coisa é vai ficar aqui na bateria Observe Observe aqui como está certo ó e o cabo está aqui ó mas está folgado certo Então temos que colocar um terminal aqui ó no polo da bateria certo positivo negativo negativa que tá ok já tá então vamos primeiro reparação aqui em algum momento iria solta aqui certo para da vibração iria ficar assim ó não pode fazer essas ligações certo que ao cair aqui iria ficar esse frio esse frio não consegue aguentar a corrente elétrica que na hora da partida certo iria esquentar o fio e é derreter ou mesmo pega fogo então não faça um dessa forma Ok então vamos colocar aqui no terminal e colocar corretamente aqui ó no polo da bateria certo então vamos aqui medir Como tá a carga da bateria caso precise iremos colocar na carga certo Primeiro vamos fazer essa reparação aqui Hoje iremos medir aqui E como está os aterramento a carga positiva vamos lá e pronto eu vou mostrar aqui a analisar o sistema de partida com a moto do jeito que está para gente identificar onde está os erros certo esse quem já sabe que a gente vai reparar não coloca um terminal aqui aí vamos lá vamos colocar aqui o multímetro na escala de 20v certo continuar ponto de prova preta do múltiplo aterramento está aqui ia comprar vermelha no Polo positivo da bateria a carga da bateria 12.7 ver ok ok vamos lembrar lá do diagrama elétrico sai daqui do Polo positivo da bateria o cabo aí vem ó até o relé de partida no parafuso lá vamos ver se chega voltagem aqui ó no cá positivo Olha aí 2.7 então daqui sai vem para cá pelo para o fusível que usei para prossigo vermelho o fio vermelho 2.7 no outro fio vermelho 2.7 então nos vermelho já tem essa corrente elétrica que um fio vermelho vende aqui para o relé de partida e passo para a bateria para recarregar a bateria e outro vermelho vai lá para chave de ignição vem para cá certo ó tá aqui ele é o fio vermelho Observe ó vem lá na bateria então está que ele ó certo queria que a já estava assim certo daqui o fio vermelho estava dessa forma aqui só com uma fita isolante por aqui certo então você quer um perigo que tem corrente agora então vamos no tinto pode 20-volt e a comprar o vermelha aqui no fio Poxa do Brasileirão ver se tem carga vindo para cá então Observe ó 2.7 ver tão até aqui está ok certo eu iria passar para esse frio e esse fio que eu da ignição ó vem ó ele vem e vem para cá para dentro ignição daqui quando se liga a chave ignição certo passa para o fio preto que ele ó Rio Preto justamente ele sai daqui vem e vai para muito autor de partida e também falo meus como a moto que não tem mais painel Então não vai mostrar aqui a luz do neutro certo certo mas ele vinha para cal e para cá e outro como é que eu também também está faltando aquele momento mas justamente outro fio preto que certo então vamos lá continuar o raciocínio aqui ó e não não é esse daqui é do painel mais é do interruptor de iluminação de pisca perto que nós vamos lá no raciocínio no fio preto vem para que eu tô de partida certo lá que eu partida Ok isso aqui não é do mundo original dela parece mas não é e ao aperta isso aqui é o da Bros festa e ao apertar o botão de partida passa a carga desse para do fio preto para o fio amarelo com vermelho e esse arrumada com ver melhor volta lá para o relé de partida em para cal amarelo laranja vermelho certo mas para continuar o teste aqui eu tenho que fazer a reparação da chave ignição que eu não posso fazer o teste assim porque aqui pode pegar fogo se eu ligar esse fio positivo ainda bateria nesse aqui eu não sei o que vai acontecer porque ó tá tudo misturado então e eu tenho que reparar aqui depois que eu fizer reparação Aqui irei conectar esse fio nesse certo irei continuar os testes ok se tivesse correto de mostrar mas eu vou reparar e mostrar a continuação desse teste que é para gente anotar o sistema de partida Caso não dê certo essa reparação e vamos colocar uma chave ignição nova e continuar os testes OK então vamos lá Pronto tira já ignição agora eu vou tirar a fiação aqui na ignição ver como é que tá o funcionamento dessa chave aqui certo para poder a gente fazer uma reparação caso dê certo ok então vamos lá acompanha no sangue já está feita a reparação Olá Tudo limpo tudo ok certo já retirei aqueles frio esses fios aqui ó que está aqui de um lado para outro são de modelo original dessa ignição certo já fez a ligação Correta que a saudade correta quando se liga a ignição jampril que o vermelho para o fio preto nesse momento que você liga é retira a ligação do fio verde para o fio preto com branco tá lá embaixo certo eu Preto comprar quando você desliga a ignição para o rastreamento do Fio Verde para o fio preto com branco e desliga o fio vermelho para o fio preto certo Justamente quando desliga a chave é para cortar corrente lá do CDI e desligar o fio vermelho para o fio preto certo eliminando aí o sistema Eletro da moda a ignição re parada Vamos colocar no canto e continuar nossos testes de sistema de partida vamos lá Pronto eu já coloquei a chave de ignição no canto agora vamos continuar o teste comprou vermelha aqui no fio vermelho ó o 12.7 ver ok fiz aqui uma proteção para o fio vermelho aqui ó coloquei um terminal para encaixar os conectores certinho da chave ignição no fio vermelho 2.7 e agora no fio preto ó não tem voltagem nenhuma porque porque eu não liguei a chave ignição ainda vou ligar chave ignição e agora no fio preto é certa 12.7 olha aqui ó fio preto 12.7 então automaticamente no fio preto a um tem o fio preto vai aparecer essa voltagem justamente é que eu no fio preto que vai para o interruptor de partida que como esse texto de partida não é o dela mesmo vou tirar fora analisar e ver como iremos fazer aqui se a gente vai utilizar aquilo Guiné Shop ou não certo Observe tá indo só dois fios para lá do sistema de partida perto então vamos tirar aqui esse essa emenda e ver se ela chegando voltage aqui no fio preto certo vamos ver outro fio preto aqui ó esse fio preto e vamos ver está chegando voltagem nele só para mostrar aqui ó ó aqui ó 2.7 Ok então vamos tirar aqui o botão de partida e analisar ele já está tudo correntinha vamos lá e Pronto já tirei aqui o a fiação certo do conector certo ó irei colocar um conector consta Narizinho aqui correcto agora vamos fazer a verificação de voltar Jó 12.7 volts Então tá chegando voltagem aqui agora vamos fazer as conexões corretamente e quando apertar o botão de partida ver se essa voltagem vai entregar lá no interruptor e voltar pelo fio amarelo com vermelho certo então vamos tirar fora que o cantor de partida analisar ele e remontar novamente com os conectores de modelo original vamos lá o senhor José para dores como é que eu irei fazer aqui Observe ó o fio aqui era para ser um fio preto totalmente Preto sabe como esse interruptor aqui é da Bros certo o sistema dele é assim a ela que era para ser um fio preto com branco esse fio preto com branco certo e esse aqui preto mesmo na Bros certo mas começa a chave aqui de interruptor de partida que é o tá vendo guinistop É de Um fabricante que não seguiu a linha do padrão original fizeram dessa maneira Mas vamos lá Observe esse fio preto com branco vai ser o fio preto certo o sistema elétrico de partida esse fio preto com black de iremos Liga lá no fio preto do conector do chicote elétrico e o amarelo com Aleixo vermelha ir lá no seu maior vermelho esse aqui é padrão certo da XR 200 Ok então Observe o fio preto com branco está aqui no fio verde e ele vai até o gamestop certo essa moto que não precisa colocar esse interruptor sim para desligar sede principalmente porque tá ligado aqui direto então irei usar o guiness top para acender lá aquele farol serve para acender o Xenon então aqui ó o fio preto fio preto vai até a chave ao ligar aqui vai retornar pelo fio verde aqui ó Irei ligar no fio preto também só que para o farol eu vai ser o pós chave lá do Farol lá do Xenon Então esse fio verde certo vai ligado no fio preto lá que é o fio positivo do Xenon Ok lembre que esse fio verde era para ser um fio preto nessa ligação esse sistema aqui não tem nada a ver em relação a partida elétrica na parte leque é somente o fio preto e o fio amarelo com vermelho lembre que estamos estudando o sistema de partida estou fazendo essa modificação aqui por causa que essa moto Eu quero uma XR 200 de passeio e agora é uma moto trilha Ok vamos eliminar o máximo de peça possível poder ficar o mais maneiro possível ou farol Xenon certo então vamos remontar eu vou tirar esqueci introduzir que queria do estoque como não tem não vai ser preciso então ele vai ficar só isso aqui certo vamos lá e pronto já coloquei o conector aqui certo ó o fio preto com branco nesse interruptor de partida é o fio preto certo e o fio amarelo com vermelho é o que vai lá para o relé de partida certo então vamos lá ligar aqui a chave ignição comprovou preta e vermelha no fio preto aqui ó do lado do chicote ó 12.6 ver do outro lado ó ó e dois. 6 Volts no fio amarelo com vermelho não tem nada porque por causa que para vir corrente para cá eu tenho que apertar o botão de partida certo apertar o botão de partida Ok então Observe agora ignição ligada vou apertar o botão de partida aqui ó olha já está dando partida na motocicleta então defeito do sistema de partida era que na frente no conectou e também na ignição certo que estava errado essas ligações certo como é que tá funcionando aqui quando eu aperto aqui o botão de partida a voltagem do fio preto passo para o fio amarelo com vermelho vem pelo chicote elétrico certo e vem para cá ó para o fio amarelo com vermelho no planeta do relé Alvim para bobina aqui vai arrumar a bobina e jantei a certo essa corrente ela e aqui ó para cá que vai para o motor de partida certo lá para o outro lado olha para o outro partida esse motor não é original essa moto certo o original seja aqui em cima Então vai para lateral lá certo então é assim que funciona não segure o botão de partida por causa que isso aqui ó Ok então sistema agora está funcionando e o aterramento vem pelo fio verde quando eu vermelha certo que aqui é pelo filmes cujo vermelha chama a gente que passa pelo diodo certo que ele isso aqui é do meu certo só que eu já analisei já certo e não tenho teto do neutro certo ele tá ligado direto no aterramento do quadro moto certo primeiro porque não tem o interruptor de embreagem também ó foi colocada na Net Só Que Não colocaram ele e a ligação Já tá feito aqui na frente fizero a ligação do fio verde claro o vermelho para o Terra e também o fio verde escuro com vermelho para o Terra certo muitos muitos dos reparadores ou mesmo dono da moto fazem essa transformação direto porque para certo na trilha não precisar segurar manete de embreagem para poder dar a partida na motocicleta certo somente nesses casos nesse que podemos assim é permitido permitido certo em uma moto de vida ok moto particulares não pode fazer esse jumpeamento do fio verde bandeira vermelha para o terra tem que ligar diretamente lá não tentou de embreagem irei fazer um vídeo mostrando passo a passo o funcionamento dessas motos é particulares de rua certo em relação ao sistema de partida ok é um defeito da moto estava certo aqui na chave de ignição e nas ligações aqui certo na parte frontal que da motocicleta irei fazer uma Reparação por completa ou aqui ó eu falei lá verde com deixa vermelha para o Terra tá direto já por isso que tá a parte de lá mesmo não se lembra manete embreagem isso aí então ele fazer uma reparação aqui no restante do sistema elétrico e mostrarei para o cliente os resultados Ok então defeito da moto somente chave de ignição defeituosas certo fiz a reparação e os conectores do interruptor de partida e da ignição é defeituosa e pronto já tudo já pronto certo ó fiz uma capinha aqui de proteção Ok se conectando já tudo prontinho a instalação é fica se resumiu só nessa fiação aqui o que é preciso irei fazer o conector daqui para cá do Farol ir lá ligar aqui perto já Resumindo aqui o relé já está no canto conector já fiz a reparação aqui no conector já coloquei o CDI no canto certinho certo uma essa capa que estava chegando tô aqui no lado de cá e o aterramento Ok coloquei aqui por trás o certo Positivo já fiz a reparação do terminal certo o outro também já coloquei pelo outro canto está OK agora podemos ligar a chave de ignição da partida e E aí o e desligando na chave então é isso perfeita moto era aqui na conexões da parte da frente certo mas tinha erros aqui também então tudo correto já e então é isso show G
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video NXR 160 BROS ESD 2015 Sem funcionar sistema elétrico , Sistema de injeção eletrônica admin 0 127 19-04-2024, 19:44:30
Última Mensagem: admin
Video CG 160 START 2017 Sem gerar e sem da partida elétrica admin 0 95 13-04-2024, 17:45:56
Última Mensagem: admin
Video CB 300 R 2009 descarregando a bateria e sem da partida elétrica admin 0 112 27-03-2024, 19:29:36
Última Mensagem: admin
Video Troca da Placa Partida, Passo A Passo Motor da Cbx 250/300 admin 0 173 28-02-2024, 20:08:06
Última Mensagem: admin
Video Como Consertar Motor de Partida de Motos admin 0 191 18-02-2024, 20:48:37
Última Mensagem: admin
Video Elétrica Moto Honda - Rele, Chave de Luz, Motor Partida, Piscas - Faça Sua Chave de T admin 0 224 09-02-2024, 20:43:43
Última Mensagem: admin
Video Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo admin 0 220 06-02-2024, 20:28:51
Última Mensagem: admin
Video Sistema de Partida Elétrica CG 150 Titan 2004:08 Diagrama Elétrico admin 0 232 05-02-2024, 22:39:10
Última Mensagem: admin
Video Cbx 250 Twister 2002 Sem da Partida Elétrica , Farol Direto e Farol Baixo Fraco admin 0 186 01-02-2024, 20:58:29
Última Mensagem: admin
Video Sistema de Partida da Crf 230 F 2007 admin 0 186 25-01-2024, 22:43:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)