Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Semana Black - Aula 01 - O início para se tornar um Reparador de Sucesso
#1
Video 
Aula 01 - O início para se tornar um Reparador de Sucesso




Aula 02 - O caminho definitivo para o reparo de módulos


Boa noite meu nome é Luciano Gomes tenho 46 anos de idade trabalho com veículos automotivos desde os 11 anos de idade e sempre gostei de aprender com o passar do tempo atrás instalador de som né com o passar do tempo descobri que eu poderia ampliar meus horizontes aí comecei a trabalhar com elétrica depois de trabalhar com elétrica Depois de alguns anos descobri que o negócio tá também na injeção eletrônica já mais de 10 anos estuda aí já se eletrônica e ainda não sei muito mas tô aprendendo mexendo com Instagram essas coisas né e eu tenho alguns amigos que trabalham com reparo de imóvel surge uma oportunidade assim que começou a pandemia de um curso tá do professor Felipe e ele falando sobre conserto de reparo de módulos E aí o player é esse então eu comprei o curso né e automaticamente já comecei a fazer e abrir minha cabeça abriu minha cabeça e graças a Deus hoje está aqui na bancada meu laboratório né Eu tenho um catálogo tem [Música] tá bom é isso aí cara muito bom o que ele fala direto no assunto sem muita muita delonga sem muito blá blá blá e qualquer né e ensina ali passo a passo ali o que que você tem que começar para aprender e mexendo e ter coragem né não pode ter medo as ferramentas que indica tudo bem já são ferramentas atuais que tá no mercado e que eu ouvi falar depois eu fiquei assim poxa né Depois algumas ferramentas são caras mas graças a China tem gente que consegue comprar umas uns Clones aí que dá para começar aos poucos até ganhar dinheiro suficiente para poder comprar as originais né tá bom os focos recomendo indico principalmente para quem tá começando e que não sabia nada igual a mim pode ir aí sem dó sem medo show de bola [Música] Bom dia pessoal tudo bem eu sou o Nei aqui da Nei Auto diesel eletrônica e Auto Peças venho aqui fazer o meu depoimento dos cursos que eu fiz com a Focus online foi um curso que eu gostei muito que é especialização em modo pld eu vou fazer ainda com a e eu mexia com a parte de mecânica tem um scanner tem uns scanner tem tudo mas quando dava um defeito no modo a gente tem que terceirizar mandar para outros fazer hoje não depois que eu fiz o curso com uma Fox eu mesmo já faço a reparação faça a programação deles do próprio módulo em si quando o perde o módulo em si moto tá muito danificado Então antes eu não fazia isso hoje eu já faço já tenho a oferecer estudos meus clientes a minha clientela e eu fiz o curso com o Felipe na Fox essa equipe aí tá de parabéns que é um curso bem detalhado certinho tem ali toda a informação dentro ali do curso tudo certinho passo a passo tá de parabéns a equipe aí da Fox do Felipe que é um professor excelente eu só tenho a agradecer essa equipe me ajudou trazer esse conhecimento para mim esse curso online ele é muito bom porque você tem a hora que você quiser você acessa vai fazer a sua aula vai ponhar em prática o curso tá te oferecendo Então para mim foi boa utilidade porque a correria do dia a dia Nossa é terrível então a gente fala assim não tem tempo para ir fazer um curso mas um curso online te ajuda nisso aí a sua falta de tempo você consegue encaixar na sua rotina do dia a dia mas eu fiquei muito feliz meus horizontes cresceram demais tá hoje a gente já tem conhecimento bem mais amplo do que a gente tinha a respeito da injeção eletrônica da eletrônica embarcada em si eu só tenho a agradecer [Música] fala pessoal tudo bem sejam todos bem-vindos a semana Black da foco Eletronic essa é uma semana especial uma semana diferente que nós preparamos para vocês mas antes da gente dar início eu quero te falar um pouco sobre como que vai funcionar o que tanto que a gente vai estar abordando aqui durante esses dias então a gente vai estar falando Inicialmente um pouco sobre a história da foco eletrônica quando que surgiu o foco eletrônico quem que é a foco o que tanto que nós oferecemos de serviço no mercado desde cursos equipamentos o serviço de reparo de módulos também vou estar Contando um pouco sobre o normal que nós temos ali a experiência que nós temos no mercado Há quanto tempo que nós já estamos atuando entre outras coisas relacionadas a foco Além disso vamos estar conversando também fazendo bate-papo sobre o Mercado automotivo com dados com informações falando ali sobre veículos em circulação no país Quantos veículos que nós temos separados ali por segmentos também vamos estar falando um pouco sobre lucratividade o quanto que nós conseguimos lucrar no segmento de reparo de módulos isso independente da área que você esteja atuando desde a linha leve diesel leve diesel pesada e até mesmo os módulos da linha agrícola mas todo esses conhecimentos aqui também se expandem para outros módulos para outras placas eletrônicas tá legal também vão estar conversando um pouco sobre defeitos comuns defeitos recorrentes que acontecem nos módulos tanto algo mais específicos com os módulos que estamos na bancada como também falando de uma forma mais genérica de uma forma Ampla que se aplica para diversos módulos de todos os segmentos e também preparamos algo especial diferenciado que todos estarão concorrendo que é uma bonificação uma caixa surpresa da foco eletrônica onde nós separamos equipamentos que você vai utilizar durante o seu dia a dia no reparo de módulos vou trazer ela um pouco aqui para vocês separamos aqui uma caixa com ferramentas especiais aqui diferentes para você trabalhar aí no seu dia a dia tá independente do segmento que você for estar atuando vai servir para você se for da linha leve diesel leve diesel pesada Náutica motocicletas indiferente o que tem aqui dentro onde vamos estar fazendo um sorteio todos estarão concorrendo você consegue utilizar no dia a dia sem nenhum problema só que são mais de 1.500 de equipamentos de bonificação Além disso também iremos disponibilizar um conteúdo em PDF E também algumas vídeo-aulas que fizemos exclusivamente para esse evento Beleza então vem comigo vamos dar início a nossa semana Black da Foco [Música] bom e para você que não conhece a foco eletrônica e não conhece o Felipe deve estar se perguntando mas o que que eles têm que me oferecer Qual que é a bagagem que eles tem no mercado automotivo Eu trabalho no setor automotivo desde 2006 trabalhando desde o segmento de reparo de módulos desde aqueles módulos mais antigos LG tronic e awg7 G6 G7 um AVP uma vpi e meu 5154 entre outros módulos né para quem é da mais antiga vai lembrar e também atuei durante um bom tempo no setor de desenvolvimento de equipamentos para simulação de módulos na bancada e também com cursos presenciais desde o segmento da linha leve segmento da linha diesel pesada e também imobilizadores e fiquei atuando nessa área executando Essas funções até o ano de 2013 daí para frente eu tive uma oportunidade de atuar numa outra empresa trabalhando especificamente com desenvolvimento de equipamentos para performance automotiva desenvolvendo equipamentos que aumentasse a po dos veículos ou aumentasse torque antecipasse de alguma forma que dessa resultado Desce mais performance para os veículos de um modo geral também desde veículos da linha leve até os veículos da linha diesel e também tive uma grata oportunidade de atuar durante um certo tempo fora do país e em 2017 foi onde eu decidi fundar foco eletrônica para voltar a trabalhar com o ramo de reparo de módulos desde o serviço de reparo de módulos os desenvolvimentos de equipamentos para simulação teste de módulos na bancada e também cursos curso online e também curso presencial e estamos aqui hoje com vocês preparando essa semana da Black da foco Eletronic que vai estar imperdível bom agora que você já conhece um pouco sobre a foco eletrônica eu trouxe aqui alguns dados algumas imagens que eu vou estar compartilhando com vocês aqui na tela para a gente fazer aqui um bate-papo sobre módulos da injeção eletrônica mercado e aí por diante vamos voltar lá do início Por que que surgiu o módulo da injeção eletrônica quando que veio o módulo da injeção eletrônica aqui no Brasil desde lá do início de 1988 a 1990 os veículos começaram a surgir com o sistema eletrônico com o sistema do módulo da injeção eletrônica que serve exatamente para que para gerenciar o funcionamento do motor e diminuir os gases poluentes na atmosfera nós temos aqueles primeiros módulos que surgiram ali no gol também tem aqui no Monza que são os módulos da LG Eletronic aqueles modos bem mais antigos muito diferente do que nós temos hoje em dia aqui na bancada eu trouxe para vocês alguns módulos como módulo do gol do sistema e aw4gv o módulo da estrada o módulo de caminhões e ônibus da Mercedes o módulo caminhões e ônibus da linha Volkswagen e Ford e também que o módulo da linha agrícola obviamente que com o passar do tempo com o passar dos anos houve uma evolução muito grande primeiro em relação aos módulos aos tamanhos das placas aos componentes a tecnologia e também obviamente junto com esse desenvolvimento da eletrônica em si também teve um desenvolvimento muito grande em relação à quantidade de módulos que nós encontramos nos veículos isso falando desde módulos da linha leve vou colocar uma imagem aqui para vocês ó rapidamente se a gente for pegar aqui hoje em dia isso aqui é uma breve demonstração mas tem veículos que tem mais módulos além do que tem aqui então hoje em dia nós encontramos nos veículos automotivos módulo de injeção eletrônica módulo de direção módulo de câmbio módulo de ABS módulo de conforto módulo de vidro iluminação entre outros e o mesmo acontece para todas os segmentos para todas as linhas módulos da linha diesel pesada da linha agrícola eles acabam possuindo mais módulos para fazer um gerenciamento ainda maior não somente do motor mas de outras áreas também como coordenador módulo de arla módulo de ABS módulo de injeção eletrônica módulo de câmbio suspensão iluminação conforto diversos modos espalhados no veículo além também de módulos que a gente podemos encontrar específicos para trabalhar com a linha de comunicação a linha redicando de um veículo que tem a ligação do módulo de injeção eletrônica com painel com o modo de conforto e essa linha de comunicação fica trocando informações constantemente e tem que haver um protocolo de comunicação para que os módulos consigam consigam receber informação processar para entender Qual que é o tráfego ali que que é o sinal que tá passando que que um módulo quer conversar com o outro então cada vez mais os veículos eles estão com mais módulos mais tecnologia e isso sempre tende a aumentar ainda mais ali com a vinda dos veículos elétricos para o Brasil além disso módulos da linha aquática motocicletas linha agrícola que está aqui comigo caminhões carros entre outros podemos encontrar até mesmo empilhadeira aquela linha amarela né vamos dizer assim que são mais voltado ali para a área fechada né como Supermercado podemos encontrar a parte Industrial ele também motores estacionários tudo nós encontramos módulos de injeção eletrônica e o que acontece é independente do segmento os módulos com o passar do tempo é tudo peça física eles têm a parte do software do programa que está armazenado dentro de alguns componentes do módulo Mas eles têm a parte física e com o tempo isso tá dando problema o módulo acaba apresentando uma varia podendo ser uma coisa muito comum o módulo deixar de acionar uma bobina de ignição um elétronjetor um corpo da borboleta ou uma unidade injetora um banco das unidades o módulo pode com o passar do tempo apresentar alguma avaria entrar água entrar óleo e o módulo acaba não conseguindo reconhecer um determinado sensor o sensor de temperatura pressão rotação fase E aí consequentemente o veículo ele deixa de funcionar ou começa a apresentar falhas ali ele funciona e um regime de emergência onde ele vai funcionar é limitado vamos dizer assim e o mercado hoje em dia automotivo precisa necessita de mão de obra qualificada de profissionais que executam serviço do reparo dos módulos isso não tem assim um mercado que é maior o outro menor o mercado que é mais lucrativo outro que é menos para todos os segmentos você consegue trabalhar e ter uma lucratividade muito boa para qualquer módulo a gente pode pegar diversos exemplos módulos da linha leve desapesada da linha agrícola diesel leve Náutica motocicletas um veículo quando ele apresenta defeito no módulo de injeção eletrônica ele pode ser um defeito muito simples onde você ali somente às vezes com uma solda uma limpeza na placa você consegue resolver o problema como ele pode ter um defeito onde você tem que fazer substituição do componente Mas independente do serviço que você for fazer o retorno que isso te dá é sempre muito alto porque nós encontramos módulos hoje em dia no mercado de 700 800 mil reais 5 mil 13 mil não tem limite os módulos hoje em dia estão muito caro e consequentemente o retorno que você vai ter em um serviço executado em qualquer modo de qualquer segmento é sempre muito alto muito benéfico tem componentes hoje em dia no mercado que para a gente solucionar um problema a gente acaba comprando componente ali por r$ 20 30 e acaba cobrando de um serviço obviamente que dependendo do módulo dependendo ali do que você for fazer no módulo geralmente 40 30 até mesmo 50% do valor de um módulo novo então Imagine que o módulo custa ali aproximadamente r$ 3000 você pode acabar cobrando do serviço de reparo de módulos é 1.500 1.700 1.300 isso também vai depender de algumas variantes né forma de pagamento cliente entre outras coisas mas de um modo geral esse mercado de reparo de módulos está faltando profissionais qualificados para atuar para fazer esse tipo de serviço vou mostrar aqui mais alguns dados para vocês para a gente ter uma ideia hoje no mercado especificamente automóveis motocicletas caminhonetes caminhões utilitários ônibus e tratores nós temos ali 90 milhões de veículos em circulação no país Isso é uma grande oportunidade da gente atuar nessa área e conseguir ter lucratividade um outro dado que eu vou trazer aqui para vocês nós temos hoje no Brasil aproximadamente a oficinas que trabalham com a linha leve 67.390 oficinas da linha diesel 6.739 oficinas Auto Centers 24.379 auto center e eu garanto para vocês que dentro de todos esses valores de oficinas nós não temos ali um por cento de mão de obra qualificada profissionalizada para atuar com reparo de módulos então é um mercado promissor é o mercado que ele cresce dia após dia e sempre haverá espaço para você atuar com o segmento de reparo de módulos independente do segmento eu sempre friso independente do segmento porque muita gente pensa que Poxa mas será que se eu trabalhar com a linha agrícola vai ter mercado para mim vai ter campo para mim precisa trabalhar com a linha diesel vai ter campo para mim porque obviamente veículos da linha leve veículos da linha cicloto tem mais veículos em circulação até como vemos aqui nos dados automóveis 59 milhões É claro que vai ter mais veículos mais mercado para a linha leve isso porque tem mais veículos em circulação Mas independente se você for trabalhar ali com caminhões 2 milhões 947 mil é muito veículo rodando no país é muito problema que apresenta com os módulos e o mesmo vai ali para tratores ônibus utilitários entre outros e também uma coisa vai puxando a outra você pode começar a atuar trabalhando com o reparo do módulo da injeção eletrônica mas assim também como aqui na empresa linha agrícola nós fazemos o serviço de repare módulos da linha agrícola mas também estendemos o serviço para conserto de placas de joystick painel antenas algo que não é especificamente o gerenciamento de um funcionamento do motor mas como envolve a eletrônica é possível da gente estar fazendo também o serviço de reparo em cima desses módulos então tem espaço para você dá para você começar a dar para você entrar nesse segmento Independente de qual que você for atuar bom pessoal dito tudo isso Contando um pouco da minha história da onde que nós viemos falando um pouco ali sobre os dados no mercado né de veículos que tem circulação quantidade de oficinas mão de obra qualificada mercado lucratividade eu quero entrar agora no assunto muito bacana que é o funcionamento do módulo de injeção eletrônica a partir de agora eu preciso que você Preste bastante atenção pois eu vou estar mostrando como que funciona a estrutura de um módulo da injeção eletrônica e tudo isso que eu vou dizer aqui agora onde eu vou utilizar um módulo como referência essas informações ela também se aplica para outros módulos de qualquer segmento tá legal então Acompanha comigo aqui no slide é o seguinte Qual que é o funcionamento do módulo da injeção eletrônica Por que que tem um módulo da injeção eletrônica para gerenciar o funcionamento do motor Ok se aplica Igualmente para todos os módulos E como que ele vai funcionar o módulo tem o objetivo de receber as informações dos sensores sensor de temperatura sensor de pressão sensor de rotação sensor de velocidade fase entre outros sensores para que o módulo consiga entender o que que está acontecendo com veículo se o veículo está andando se ele tá parado Você tá em alta rotação você está em marcha lenta Qual que é a temperatura e daí ele vai determinar o que ele vai ter que fazer Qual o atuador ele vai Acionar e por quanto tempo que ele vai acionar aquele determinado atuador podendo ser um Eletro injetor uma bobina de ignição o corpo da borboleta se a temperatura do carro tá alta do motor Está Alta ele vai acionar o eletroventilador entre outras execuções todos os módulos tem esse mesmo município de funcionamento e até um comparativo que nós podemos fazer com o módulo de injeção eletrônica é com o corpo humano Acompanha comigo aqui nessa imagem ó temos aqui do lado esquerdo a parte de sensores do módulo sensor de temperatura rotação e fase essas informações chegam até o módulo porque através dela é que o módulo vai entender Qual que é a temperatura Qual que é a rotação Qual que é o sincronismo de rotação e fase para ele determinar o que ele vai fazer se ele vai acionar o Eletro injetor 1 2 3 4 qual bobina de ignição que ele vai Acionar e daí por diante se ele vai acionar a ventoinha ou se não vai e o mesmo a gente pode se usar como comparação o corpo humano nós temos ali a parte da audição a parte da visão a parte do fato aonde que através dessas informações nós conseguimos entender o que está acontecendo aqui em nossa volta você tem algo queimando se não tem e Através disso a gente vai tomar alguma ação que pode ser a fala pode ser um digitar pegar correr chutar é muito similar ali o funcionamento e uma outra coisa que os dois têm em comparação que também é muito similar o que que é o cérebro o nosso cérebro é o nosso chip é nele que está armazenado tudo que nós temos que fazer quando nós Recebemos a informação e ele que vai determinar ali o que que nós vamos fazer se vamos pegar alguma coisa se Vamos chutar se vamos correr e no módulo não é diferente em todos os módulos da injeção eletrônica Nós também vamos encontrar um processador que é o cérebro do módulo É ele que vai receber todas as informações é dentro dele que já está armazenado ali o mapa de injeção eletrônica e ele que vai determinar Qual a tua dor ele vai Acionar e por quanto tempo beleza até aí tranquilo então agora vamos para a parte interna do módulo então o que que eu quero mostrar para vocês inicialmente primeiro o que que o módulo precisa para entrar em funcionamento ele precisa de alimentação ele precisa de energia e essa alimentação ela vai vir lá da bateria ou do alternador E aí começa a ter alguns detalhes aqui dentro então um exemplo todos os módulos da injeção eletrônica nós vamos ter um componente que é o cérebro do módulo que é exatamente o processador é esse componente que é responsável por receber todas as informações dos sensores processasse informações para saber o que que tá acontecendo com o veículo e daí dentro dele já tem um mapa de injeção armazenado que aí ele vai determinar Qual o atuador ele vai Acionar e por quanto tempo que ele vai assinar aquele determinado atuador podendo ser um bico uma bobina um Releia uma válvula um corpo de borboleta qualquer tipo de atuador um detalhe muito importante essa alimentação vindo dos 12 volts lá de fora para o módulo ela não pode chegar direto no processador porque ele trabalha com apenas 5 volts então o que que nós vamos ter no caminho entre o bocal do módulo e o processador nós vamos ter um regulador de tensão temos diversos modelos de regulador de tensão no mercado em todos os módulos da injeção nós temos também um regulador de tensão Mas qual que é a principal função desse componente é diminuir a tensão de 12 volts para 5 volts se for módulos da linha diesel pesado por exemplo ele vai transformar 24 volts em 5 volts Aí sim a partir desse momento Essa alimentação ela pode ser entregue até o processador então no módulo nós vamos ter nesse canto do lado direito o regulador que vai ser responsável por transformar 12 para 5 e daí sim ele vai alimentar o processador a partir desse momento o processador ele já está em funcionamento ele já está apto para funcionar apto para receber as informações dos sensores para entender o que tá acontecendo com veículos está andando se está parado qualquer rotação se está em marcha lenta Qual que é a vontade do motorista através da lei da informação do pedal do acelerador e aí ele vai calcular o que ele vai fazer um outro detalhe que nós temos aqui dentro é o processador ou o sistema de injeção eletrônica quando há alguma avaria em algum sensor ou em algum atuador o processador ele reconhece essa falha que pode ser uma falha externa um curto circuito um chicote um sensor danificado ou um circuito aqui interno com problema ele reconhece essa falha e quando o usuário do veículo chega com scanner via tomado diagnóstico via tomado BD para buscar informação se há alguma avaria no módulo ou não ou acendeu a luz de injeção lá no painel indicando que tem algo errado e você entra com Scanner no veículo o scanner ele vai puxar a informação do processador porque está tudo concentrado nele as informações dos sensores e acionamento dos atuadores Só que essa comunicação aqui do processador com o conector OBD ela é feita através de um protocolo de comunicação onde nós podemos encontrar mais de um modelo mais de um tipo de protocolo de comunicação linha k linha L linha k tem mais de um modelo de linha Khan de Protocolos de comunicação linha cana verdade né E essas comunicações como que elas funcionam repare ali que no diagrama no slide no diagrama que eu separei aqui para vocês entre o processador e o conector OBD inicialmente eu coloquei uma linha uma ligação direta só que internamente no módulo como que ele funciona Entre esses dois componentes vamos dizer assim o processador e o conector OBD nós temos um componente aqui no meio do caminho que é um CI ou um circuito integrado E por que que nós temos esse componente é ligado no meio do caminho para fazer essa comunicação entre os dois vamos imaginar o seguinte trazendo ali para um tema mais popular mais didático o scanner um raster qualquer autocon qualquer scanner supondo que ele fala em português só que o processador ele só consegue falar só consegue transmitir as informações em inglês ou seja o scanner trabalha com um protocolo de comunicação e o processador Ele trabalha com outro protocolo de comunicação Então são duas línguas diferentes vamos dizer assim e aí no meio do caminho tem um circuito integrado que pode ser composto por um CI de oito terminais de 14 de 16 isso vai depender muito de como cada Engenheiro resolveu desenvolver o seu módulo a sua placa eletrônica e esse aí ele é responsável por fazer a conversão de protocolo ou conversão a tradução da linguagem de português para inglês e de inglês para português essa que desse circuito integrado Aqui ó pode ser que encontre algum sistema que vai a comunicação direto com o processador Pode até ser que encontre Tá mas na grande maioria dos módulos ali a gente sempre acaba encontrando ali um conversor de protocolo de comunicação um outro detalhe na estrutura interna do módulo é que o mapa de injeção Onde está armazenado ali quanto tempo que o módulo vai injetar de combustível em qual momento que ele vai injetar o combustível está armazenado aqui ó dentro do processador isso para esse módulo para este sistema mas nós podemos encontrar outros módulos outros sistemas que o mapa da injeção ele está fora do processador ele está ligado ele está dentro de uma memória flash Ok E aí dessa forma pegando o exemplo aqui do módulo de caminhões e ônibus da Mercedes Então dessa forma nós vamos ter o processador constantemente buscando informação trocando informações com a memória para ele saber qual que é a dosagem de combustível que ele tem que aplicar para aquele veículo naquele momento então tem uma variação de módulos Onde podemos encontrar a memória o mapa armazenado dentro do processador ou fora do processador através de uma memória flash seguindo adiante Então vamos imaginar temos a alimentação do módulo temos um regulador de tensão Ok o regulador de tensão ele já transformou os 12 volts para 5 alimentou o processador e daí o processador já tá apto para receber informação dos sensores e fazer o acionamento dos atuadores porém tem alguns detalhes vamos imaginar o seguinte o sensores sensores de temperatura sensor de pressão eles devem receber uma alimentação que vem do módulo então o sensor de temperatura geralmente são dois pinos que é um massa do sensor um negativo que o módulo envia para o sensor E aí através da sua alteração da Resistência ele vai informar para o módulo Qual que é a temperatura do motor por exemplo e temos alguns sensores como sensores de pressão aonde que além do massas do sensor do negativo que o módulo envia para ele ele também necessita de ter uma alimentação de 5 volts e quem manda essa alimentação de 5 volts para o sensor de pressão é o regulador de tensão então repare que o regulador de tensão além de alimentar a parte interna do módulo ele também alimenta os sensores lá fora e aí depois através da sua alteração ali da Resistência onde ele vai variar a tensão de retorno para o módulo o módulo consegue reconhecer o que que está acontecendo com aquele determinado sensor então podemos encontrar módulos aonde nós temos um componente só que vai alimentar tanto a parte interna como também a partir dos sensores mas também podemos encontrar algumas variações aonde temos um regulador para alimentar a parte interna e um outro regulador para alimentar os sensores lá fora tá ok isso nós podemos encontrar também indo adiante módulo já está tudo em funcionamento toda energizado recebendo informação de sensores e agora o que que o módulo precisa fazer ele vai ter que fazer o acionamento dos atuadores então eu trouxe aqui na bancada uma bobina de ignição um Eletro injetor ok e também aqui um pedal do acelerador então Imagine que o módulo tá recebendo as informações de temperatura pressão a informação do pedal do acelerador que é na verdade o que a vontade do motorista de andar mais ou menos e essas informações até chegar no processador ele vai passar por alguns componentes que é formado aqui por resistores e capacitores que estão ligado aqui próximo ao bocal do módulo e esses componentes eles têm a função do que de filtrar ruído eliminar qualquer interferência que venha de fora para dentro porque o processador ele precisa receber essas informações com altíssima precisão ele não pode fazer uma leitura errada do sensor da informação que tá vindo do sensor para o módulo E aí vamos imaginar o seguinte o processador recebeu a informação sabe qual que é o sincronismo do motor sabe qual que é a temperatura pressão sabe qual que é a rotação de marcha lenta ele sabe se o motorista tá querendo andar mais ou não E aí ele tem que fazer o quê ele Tem que acionar os atuadores a bobina de ignição um Eletro injetor um relé uma válvula só que lembra que o processador Ele trabalha com apenas 5 volts os atuadores trabalham com 12 volts então o processador ele não pode enviar informação direto lá para o chicote direto para fazer o acionamento do atuador entre o processador e o bocal do módulo ou entre o processador e a bobina de ignição por exemplo nós temos no meio do caminho driver drivers são componentes que fazem amplificação do sinal eles potencializam o sinal então esses componentes vão ser responsáveis por receber um sinal de baixa intensidade do processador que vai ficar variando de 0 a 5 volts Ok e esse camarada aqui ó esse componente ele vai transformar esse sinal de 05012 012 vai amplificar vai potencializar esse sinal daí sim esse driver vai poder fazer o acionamento da bobina de ignição de um Eletro injetor de um relé ou de uma válvula é assim que funciona a estrutura interna do modo isso também pessoal falando aqui de uma forma bem simplificada Tá legal esse daqui é um modelo de driver de acionamento por exemplo esse daqui são os drivers que fazem acionamento da bobina de ignição nós temos aqui do outro lado aqui do módulo vocês até podem acompanhar comigo aqui no slide também ó deixei separado para vocês ó em vermelho aqui do lado esquerdo nós temos os dois drivers que fazem astronamento da bobina de ignição nós temos aqui em laranja no centro do módulo o processador ok nós temos aqui mais ao lado direito três componentes o primeiro lá em cima que faz o acionamento do corpo da borboleta que está em verde aí na sua na sua imagem o que está em azul claro que é esse componente do Meio componente do centro é o componente responsável por fazer o acionamento do cânister os bicos 1 2 3 4 e também o acionamento do relé de partida a frio e por último esse aqui de baixo que ele vai fazer além de regular a atenção Ele vai fazer a conversão de analógico para digital do sensor de rotação Ok Além disso ele também vai fazer o acionamento do relé principal e por último ele que vai ser o responsável por fazer aquela tradução do protocolo de comunicação É ele que vai passar o sinal do conector OBD para o processador então esses componentes que fazem mais de uma função são chamados de multi driver e os componentes que fazem apenas uma função são chamados de drivers e nós assim como dissemos anteriormente eles nós podemos encontrar de mais de um modelo mais de um formato até utilizando aqui novamente é o módulo da linha Mercedes nós temos aqui a próxima ao bocal os drivers de acionamento das unidades injetoras que são formato diferente se comparado aqui com o módulo da estrada Ok é um formato mais simples mas tem a capacidade tanto quanto esses drivers aqui do módulo também então só recapitulando para o módulo fazer acionamento ele tem que potencializar o sinal para o processador entrar em funcionamento esse sinal aquela alimentação que vem da bateria tem que ser transformada de 12 para 5 ou de 24 para 5 se a gente analisar aqui com o módulo da linha diesel pesada e daí sim o módulo consegue trabalhar ali em perfeita harmonia e agora vou trazer para vocês um comparativo entre os dois módulos da injeção eletrônica um módulo da linha leve e o módulo aqui da linha diesel porque o que acontece todos os módulos da injeção eletrônica eles vão trabalhar de forma muito parecida de um ao outro Claro que cada módulo tem as suas diferenças tem as suas particularidades mas o princípio de funcionamento Como é o mesmo que é o módulo receber informação para saber o que que tá acontecendo com o veículo processar as informações e fazer o acionamento dos atuadores a lógica interna aqui do módulo é a mesma para qualquer módulo de qualquer segmento aqui na bancada estamos com o módulo da linha leve diz o pesada mas também se aplica para o módulo da linha agrícola da linha Náutica e também motocicletas tá então repare venha comigo aqui no slide ó repare que estamos com dois módulos aqui do lado esquerdo é o módulo da estrada Exatamente esse módulo e do lado direito estamos com o módulo da linha diesel pesada não é exatamente esse Mas é bem similar também eu marquei para vocês aqui na imagem o seguinte ó primeira coisa o que está em laranja o que está em laranja na foto na imagem é o regulador de tensão do lado esquerdo aqui o módulo da linha leve e do lado direito Aqui nós temos o regulador de tensão do módulo da linha diesel repare que até no módulo da linha diesel O componente ele é menor e tem menos terminais não quer dizer que por ser linha diesel que vai ser maior mais complexo ok aí nós temos também em azul que é o processador então repare que nos dois módulos por mais que sejam componentes de formatos diferentes nos dois nós encontramos o regulador de tensão nos dois nos encontramos o processador nos dois nós encontramos essa região em amarelo Essa região é amarelo é por onde passa os sinais de rotação fase temperatura pressão posição entre outras entre outros sensores vamos passar por circuitos circuitos um pouco mais simples que são formados por resistores e capacitores e depois dessas informações até mesmo conforme a seta elas chegam até o processador para ele saber o que está acontecendo com o veículo E aí para o módulo fazer o funcionamento primeiro módulo da esquerda o módulo da Estrada usando como exemplo a parte de acionamento da bobina de ignição o processador ele envia um sinal para um driver de amplificação driver que vai potencializar o sinal e aí esse driver envia o sinal lá para fora lá para o bocal já no módulo da linha de diesel pesada nós temos o processador aqui na região de baixo e ele vai mandar essas informações para fazer os treinamento da unidade injetora primeiro para um segundo processador um processador secundário e Esse processador secundário é que vai gerenciar o funcionamento das unidades e assim como no módulo da linha leve ele também não pode fazer o acionamento direto da unidade injetora esse sinal Ele também tem que ser amplificado então o sinal que ele sai aqui do processador secundário até chegar ao bocal do módulo também vai ter que passar por um driver amplificador que nesse caso Aqui nós temos dois drivers aqui para fazer o acionamento do Banco das unidades olhando mais Tecnicamente ali um desses drivers que é o driver da esquerda internamente ele apenas dois diodos que é para não ter o retorno de corrente da unidade para o módulo mas o driver que faz a amplificação mesmo do sinal é esse driver menor é esse transistor menor então repare que são módulos diferentes um é da linha cicloto ou até da linha diesel pesada um trabalho com 12 volts outro trabalha com 24 mas repare que a lógica interna dos dois é similar de um ao outro circuitos diferentes acionamentos diferentes mas é lógica é a mesma então por isso que todos os assuntos que a gente aborda sobre repara de módulos dando exemplos 99% a gente consegue aplicar essas técnicas conhecimentos também para outros módulos beleza pessoal tranquilo até aí eu vou dar aqui agora para vocês alguns exemplos de defeitos que são muito recorrentes nos módulos que a gente pode também colocar isso de um modo geral tá vamos imaginar o seguinte até utilizando aqui ó como exemplo o pedal do acelerador você tá com veículo ali no sua oficina ou enviar um módulo para você ou chegar com veículo até onde você está e estão alegando que o veículo ao pressionar o pedal do acelerador ele não tem aceleração o carro não sobe a rotação não não reage né aí a gente pode ter ali um check list grande ali de coisas que podem ser pode ter problema na parte do chicote podemos ter um problema na parte do conector podemos ter um problema na parte da pista interna né todos os pedais do acelerador eles têm uma pista interna onde que é o pressionar o pedal ele vai ter uma pinça que ele vai ter o contato com essa pista interna vai variar resistência e essa informação ela vai chegar até o módulo então podemos ter um defeito na parte da pista interna podemos ter um defeito na parte aqui do circuito para receber o sinal do pedal do acelerador então Imagine que você foi lá entrou com scanner do veículo ele não tá tendo aceleração e ele apresentou defeito do pedal do acelerador então a gente pode fazer o quê uma análise primeiro através do diagrama elétrico do veículo verificar se ele está recebendo aterramento e alimentação Estando tudo ok próximo passo verifica-se ao pressionar o pedal vai variar a tensão de retorno do pedal para o módulo tendo esse sinal esse retorno para o módulo sabemos que o defeito está aqui ó no módulo agora supondo que variou o pedal do acelerador lá no scanner não teve informação nenhuma o defeito está aqui no pedal então a gente consegue fazer esse primeiro diagnóstico até mesmo antes de condenar se o defeito está no módulo ou você tá no pedal do acelerador ou você está no chicote mas um defeito que é muito comum de acontecer nos módulos é o que acionamento da bobina de ignição o módulo ele deixa de fazer o acionamento da bobina Então vamos imaginar que o seguinte lá no veículo quando ele vai fazer o acionamento da bobina de ignição nós temos ali os drivers que amplifica um sinal e esses drivers estão ligado diretamente a parte da bobina Tás aqui a bobina de um Gol esse aqui é o módulo da estrada tá mas a gente pode até utilizar aqui ó o módulo do Gol mesmo tá isso aí é indiferente esses casos que eu tô contando para vocês aqui eles se aplicam ali para diversos modos então assim como no módulo da estrada Nós também temos ali o driver de acionamento da bobina então Imagine que aqui nós temos a bobina ligado direto ao modo né no caso aqui o driver e quando tem alguma avaria algum defeito aqui fora fechou um curto circuito um chicote a bobina deu problema o que que ela faz em caso de curto-circuito ou de problema na bobina ou no cabo de vela o cabo de vela descascou começou da Faísca no bloco do motor exigiu muita corrente que acontece quando tem alguma varia fora Ele vai puxar uma corrente muito alta do Driver que faz o acionamento da bobina e esse driver ele tem um limite máximo de potência de corrente que ele consegue fornecer para fazer o acionamento do atuador então quando há algum defeito é que fora geralmente o componente que primeiro que danifica dentro do módulo é o driver que faz a amplificação do sinal isso acontece tanto para o módulo da linha Volkswagen quanto para o módulo da linha Fiat o driver ele queima dependendo ele pode chegar a estourar o defeito pode ser visível tá o mesmo acontece para a parte de acionamento de relés o relé tá com problema ou fechou um curto e quando o módulo vai fazer o acionamento do relé aquele curto circuito Ou aquele defeito no relé vai fazer com que haja uma sobrecarga no driver de acionamento e aí esse driver não suporta fornecer aquela corrente toda aquela potência toda e ele danifica em todos os módulos o que mais acontece um defeito muito recorrente é acionamento de atuadores E aí até indo para módulo da linha diesel tanto módulo da Mercedes ou modo aqui do sistema desse set é só para a gente poder variar um pouco é o módulo um pouco maior um pouco mais complexo né Nós temos componente na parte de baixo componentes na parte de cima mas defeitos muito comuns também recorrente desse módulo falha de acionamento da unidade injetora falha de acionamento da válvula M Pro tudo relacionado acionamento de atuadores Ok e o mesmo acontece aqui para o módulo da linha Mercedes né ele deixa ele de fazer acionamento das unidades injetoras que dá defeito em driver ele deixa de fazer acionamento do Banco das unidades injetoras então de repente o veículo está falhando a unidade 1 2 e 3 e ele tem um circuito responsável por fazer o acionamento desse Banco das unidades e Geralmente dá defeito no driver de amplificação do sinal por algum Erro interno externo por algum problema na parte da bobina da unidade injetora que dá uma sobrecarga no módulo e venha danificar o driver de acionamento Esses são os defeitos bem recorrentes que acontecem nos módulos de um modo geral e se estende também que para o módulo da linha agrícola mas é sempre bom a gente Estar atento a fazer um passo a passo um checklist Poxa deu problema aqui no driver troquei resolveu o problema agora foi lá troquei o driver queimou novamente aí deve ser verificar toda a parte do chicote a parte de a parte da bobina a parte da unidade injetora ou parte da bobina de ignição bicos entre outros atuadores e tudo isso que eu passei para vocês pessoal é para vocês conhecerem um pouco sobre como funciona a parte da estrutura interna dos módulos de modo geral muita gente tem medo tem receio de abrir o módulo ter esse primeiro contato Não precisa ter medo tá Não precisa ter receio não tem problema nenhum em você abrir o módulo sempre com muita responsabilidade não tem problema de você abrir o módulo tem esse o contato que físico mesmo pegar os componentes aqui a placa passar a mão não tem problema não vai danificar assim tão fácil Ok claro como eu disse tem que ter responsabilidade evitar o máximo coisas que geram energia aqui em sua volta para não ter nenhum descarregamento aqui na placa por questões de estática ou coisa desse tipo tá mas aí que que eu queria comentar com vocês agora eu quero começar amanhã a consertar módulos o que que eu precisaria comprar de ferramentas para mim ter na minha bancada para começar a reparar módulos primeiro o modelo de multímetro ou um multímetro podendo ser de qualquer modelo Pois é através dele que você vai conseguir medir os componentes aqui nos módulos saber esse componente está em curto circuito se está abertos está estourado você consegue utilizando o multímetro fazer isso segundo uma fonte de alimentação principalmente essas fontes de alimentação começa aqui da imagem que ela tem dois valores primeiro que é um valor de tensão que você vai ajustar ele para 12 volts e segundo a parte de baixo fica ao consumo de corrente elétrica quando você alimenta o módulo na bancada através da fonte ele vai mostrar o quanto que o módulo está consumindo de corrente da fonte e somente através desse primeiro teste dessa primeira alimentação que você faz utilizando a fonte você consegue saber se tem alguma avaria na região da parte de alimentação do módulo ou não principalmente aqui no setor do regulador de tensão ou da parte de aterramento está em curto circuito processadores está em curto você consegue identificar somente de alimentar o módulo na bancada Além disso vamos supor que você conseguiu identificar o componente variado você precisa trocar substituir esse componente então ferramentas como estação de solda estação de retrabalho que aquela estação de ar quente uma lupa para você conseguir uma forma bem nítida visualizar ali o componente os pontos de solda e também ferramentas equipamentos ali como pinças escova álcool isopropílico estanho sugador e também um silicone alguns modelos de módulo tirando aqui o módulo da linha Volkswagen da estrada que eles têm uma Cola aqui na tampa e que você não precisa remover essa cola ela é reutilizável outros módulos como o módulo da Mercedes por exemplo que ele tem um silicone aqui em toda borda para evitar de entrar água ou óleo quando você faz abertura do módulo você precisa retirar esse silicone e colocar um outro silicone para você fazer o isolamento para você fechar o módulo e o silicone ele tem uma observação os modelos de silicone para você trabalhar aqui na bancada tem que ser aquele silicones livre de asséptico que não contém asséptico pois esse essa manter esse material químico quando ele entra em contato aqui com a placa com os componentes eles podem acabar corroendo os componentes tá legal então essa seriam as ferramentas para você começar amanhã a trabalhar com reparo de módulos E aí por exemplo Felipe eu quero dar um segundo passo eu quero adquirir um pouco mais de ferramentas quais ferramentas que eu poderia adquirir com o passar do tempo programadores como cast catag 866 traz data gêmeos culpa tem diversos modelos de programadores do mercado que se aplicam para módulos específicos tá e tem programadores como que és o catag que ele serve para vários módulos vários opções de módulos Além disso você pode estar adquirindo também um gerador de sinal ou um simulador centrais que são ferramentas para você simular o modo na bancada colocar ele em funcionamento e simular algumas situações que acontecem no veículo você consegue simular na bancada um osciloscópio que é um osciloscópio para você capturar o sinal com extrema nitidez com sistema extrema clareza alguns sinais como pulsos de acionamento de bicos bobinas sinais de comunicação como redecana linha k quando você faz a medição com o multímetro muitos detalhes você não consegue pegar com ele mas constroscópio você consegue ver todo o ciclo do sinal com toda clareza Então você consegue identificar se tem alguma coisa errada você tem algum pulso que não está correto você é amplitude tão pouco alta tá baixa se tem alguma falha no sinal ele vai te ajudar bem mais para você trabalhar ali na bancada Então essa seria assim o segundo passo para você adquirir de ferramentas para você tá trabalhando cada vez mais ali com mais uma variedade de módulos ter ainda mais precisão no serviço ali no dia a dia e dois últimos recados muito importantes o primeiro que que é depois de amanhã na quarta-feira durante a Live eu vou estar fazendo aqui o sorteio da caixa preta da foco eletrônica Aqui nós temos aproximadamente r$ 1000 em equipamentos que você pode levar para sua casa todo mundo que vai estar na Live vai estar concorrendo vai estar podendo participar do sorteio da caixa preta não paga nada para participar e você pode levar aqui praticamente r$ 1000 em equipamentos para você tá que vai te ajudar muito aí no seu dia a dia para você trabalhar com reparo de módulos da injeção eletrônica e além disso nós também já liberamos de 10 a 15 aulas sobre o segmento de reparo de módulos que vai te ajudar aí no seu dia a dia totalmente gratuito Basta apenas você fazer o cadastro com o seu nome e e-mail e o que que tem dessas dentro dessas ideias de 15 aulas tem conteúdos vídeo aula sobre como fazer abertura do módulo ferramentas como fazer testes no módulo para identificar por exemplo a parte de alimentação se tem alguma avaria ou não entre outras aulas todas voltadas para o segmento de reparo de módulos e são aulas mistas vamos dizer assim tem conteúdo da linha leve tem conteúdo da linha disa pesada entre outros tá eu vou mostrar para você rapidamente Como que é o acesso a essa plataforma vou mostrar como é que faz ali o seu cadastro e como que você vai ter o acesso a essas aulas então agora vou te mostrar como que é simples fácil rápido prático para você fazer o cadastro e você já ter o acesso a essas 15 aulas que já estão liberadas então aqui ó no link você vai entrar nessa página Você vai clicar aqui embaixo cadastrar-se gratuitamente clicou Ali você vai preencher aqui com seus dados né o seu nome completo Então vou colocar aqui Felipe é Luciano nome completo e aí você vai cadastrar o seu e-mail então por exemplo felipe@hotmail.com Ok e colocar aqui clicar em cadastrar clicou em cadastrar você já vai ter o acesso ali a plataforma Tá ok ao site onde está hospedado dessas 15 aulas Então agora eu quero mostrar para você aqui ó as aulas que já estão liberadas Então são 15 aulas no módulo introdutório de reparo de módulos então tem aulas aqui é de como que funciona um módulo de injeção eletrônica Como saber se o módulo está com defeito no veículo ou no módulo que na verdade como saber se os defeito está no módulo ou no veículo ferramentas para reparo de módulos de injeção eletrônica como abrir o módulo e aw4gv como abrir um módulo do sistema end7 que é igual esse que a gente nós estamos aqui na bancada testes antes de alimentar o módulo na bancada então para você fazer um teste ali na parte de alimentação do módulo até mesmo para você não fazer toda a ligação de módulo painel scanner E aí módulo pode estar em curto circuito e você ligando tudo isso junto você acaba fechando curto circuito em tudo então coloquei também um vídeo bem legal sobre isso como você fazer para testar o módulo para saber se ele tem alguma avaria na parte de alimentação ou não antes de você ligar ele com o sistema na bancada como utilizar o multímetro e suas diferenças Então mostre diversos modelos de multímetros e suas diferenças se todos trabalham da mesma forma você tem diferença ou se não tem como utilizar osciloscópio fazer os ajustes a calibração do osciloscópio simulação do módulo do sistema dc7 na bancada simulação do módulo e aw4gv módulo da linha leve também na bancada Como ligar o scanner com um módulo da linha leve então um exemplo eu quero fazer uma simulação do módulo na bancada e quero entrar com scanner para fazer a leitura de falhas Eu quero fazer uma simulação de um sensor e quero ver se o módulo está reconhecendo ou não então tem também essa parte de comunicação da ligação do Scanner com o modo na bancada sem precisar do veículo tem também aqui tem também como ligar o scanner com o módulo de caminhões e ônibus da Mercedes então sempre dando exemplos ali em um módulo da linha leve e também no módulo da alergia pesada e aí são duas ali sobre eletrônica né uma sobre transistores que são aqueles drivers que fazem acionamento então eu falo sobre transistores mostrando ele para que que serve como eles funcionam como identificar e como fazer o teste desse componente e também como soldar e de soldar esses transistores né obviamente com os transistores aqui nos módulos já aplicado ali aos módulos da injeção eletrônica tá legal então é muito simples muito fácil de você fazer o seu cadastro e ter acesso a todos essas aulas Lembrando que elas vão estar disponíveis liberadas até sexta-feira então são essas as aulas que a gente já liberou que você pode ter acesso a todas essas aulas esses conteúdos aí completo um detalhe essas aulas vão estar liberadas até sexta-feira depois elas vão sair do ar tá certo e lembrando então na quarta-feira dia 16 durante a Live a gente vai estar abordando ali assuntos sobre o que que eu preciso para mim fazer uma de módulo na bancada tanto módulo da linha leve módulo da linha diesel pesada é complexo não é preciso de muita ferramenta não preciso com pouca ferramenta eu consigo já colocar o módulo de funcionamento na bancada Além disso vamos estar falando também novamente sobre defeitos comuns que acontece nos módulos e também eu vou estar te mostrando o caminho do que você realmente precisa aprender para você se tornar um reparador de módulos da injeção eletrônica tá legal então não perca a Live quarta-feira dia 16 às 8 horas em ponto Tá certo então esse te vejo lá um abraço e até mais
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Curso Básico Reparo Módulos UCE Central Injeção Eletrônica. introdução Aula 01 admin 0 386 28-11-2022, 20:50:45
Última Mensagem: admin
Ideia EQUIPAMENTOS MAIS USADOS PELO REPARADOR AUTOMOTIVO admin 0 425 17-06-2022, 01:01:54
Última Mensagem: admin
Video Aula 3 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar. PARTE 2 admin 0 913 09-07-2020, 00:43:09
Última Mensagem: admin
Video Aula 02- Desvendando a sonda Lambda Pré e Pós Catalisador admin 0 842 03-07-2020, 10:12:30
Última Mensagem: admin
Video Aula 01 - Osciloscópio, Acessórios e O que NÃO comprar! | Boa Tarde Oficina admin 0 749 03-07-2020, 10:10:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)