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Nunca Faça Isso nas Motos Injeção Eletrônica Honda fio Verde, vermelho
#1
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Resumo da explicação de Ivan, o mecânico de motos:

Ivan alerta os reparadores e proprietários de motos Honda para nunca fazerem um determinado procedimento: o jumper (ligação direta) no conector do interruptor de embreagem. Ele explica que este conector está presente em todas as motos Honda injetadas e também é relevante para outras marcas de motos injetadas.

O interruptor de embreagem é ativado quando você aperta a manete da embreagem, conectando um fio verde com uma faixa vermelha. Esse fio é o mesmo que vai para o relé de partida, proporcionando o aterramento necessário para a bobina do relé de partida e, ao mesmo tempo, fornece uma carga positiva para o botão de partida. Isso permite que a moto seja ligada apenas quando a embreagem está acionada, evitando partidas acidentais em marcha.

Além disso, o fio verde com faixa vermelha também envia um sinal de aterramento para o módulo da moto, indicando que a manete da embreagem está sendo segurada. O módulo usa essa informação para ajustar o avanço de ignição de acordo com a situação.

Ao fazer o jumper no interruptor de embreagem, você interfere nesse sistema e o módulo deixa de receber os sinais adequados. Isso resulta em um atraso no avanço de ignição, causando perda de potência e velocidade na moto. Além disso, a moto pode não trocar de marcha corretamente.

Portanto, Ivan enfatiza que fazer esse jumper pode danificar o módulo da moto, causar perda de potência e colocar em risco a segurança, já que a moto pode ligar sem que a embreagem esteja acionada. Ele aconselha que tanto reparadores quanto proprietários de motos evitem esse procedimento e, em vez disso, busquem identificar a causa subjacente do problema, caso a moto não esteja ligando corretamente com a embreagem acionada. Fazer o jumper não é a solução e pode causar danos significativos.
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