16-06-2020, 12:00:24
Imaginem a seguinte situação:
• O motor gira mas não pega;
• Instalando um visualizador de centelha em um dos cabos de vela, verifica-se que não existe centelha;
O que fazer:
• Remova o conector de ajuste do ponto (shorting plug) e refaça o teste da centelha. Duas possibilidades:
1. Se neste segundo teste aparecer centelha, a causa está vinculada à U.C.E. da injeção eletrônica e neste caso as causas mais prováveis, na ordem, são:
a) Falha no relê principal;
b) Falta de aterramento na central de injeção;
c) Descontinuidade da fiação do sensor de rotação até a central de injeção (terminal 56);
d) Falha na U.C.E.
2. Se continuar não existindo centelha, a causa está vinculada ao sistema de ignição e você deverá testar :
a) Sensor de rotação e pms (incluindo a fiação: positivo, negativo e sinal);
b) Bobina de ignição;
c) Módulo de ignição (incluindo a fiação: positivo, negativo, sinal de rotação e comando da bobina);
d) Rotor, distribuidor e cabo de bobina;
• O motor gira mas não pega;
• Instalando um visualizador de centelha em um dos cabos de vela, verifica-se que não existe centelha;
O que fazer:
• Remova o conector de ajuste do ponto (shorting plug) e refaça o teste da centelha. Duas possibilidades:
1. Se neste segundo teste aparecer centelha, a causa está vinculada à U.C.E. da injeção eletrônica e neste caso as causas mais prováveis, na ordem, são:
a) Falha no relê principal;
b) Falta de aterramento na central de injeção;
c) Descontinuidade da fiação do sensor de rotação até a central de injeção (terminal 56);
d) Falha na U.C.E.
2. Se continuar não existindo centelha, a causa está vinculada ao sistema de ignição e você deverá testar :
a) Sensor de rotação e pms (incluindo a fiação: positivo, negativo e sinal);
b) Bobina de ignição;
c) Módulo de ignição (incluindo a fiação: positivo, negativo, sinal de rotação e comando da bobina);
d) Rotor, distribuidor e cabo de bobina;