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CG 160 FAN ESDI 2016 com Dificuldade Para Funcionar e Falhando tudo Passo a Passo
#1
Video 
E aí galera quer uma Cg 160 Fan SDI 2016
e qual o nome dela aqui ela tá com
dificuldade para funcionar vamos ligar
de ignição e vamos dar partida agora
Ah tá com dificuldade para funcionar e
quando funciona ela fica falhando perto
fica dando falhas no sistema
é então que é que a gente tem que
analisar aqui primeira coisa que a gente
tem me avisar quando a moto é injeção
eletrônica verificar mapeamento de
combustível quero ficar combustível
pressão de gasolina certo compressão de
motor verificação de folga de válvula
certo tudo isso a gente tem que analisar
vai ficar centelha elétrica se tem ou
não tem primeiro procedimento aqui nessa
moto queremos fazer é verificar o mapa
mente combustível como ela vai nos
apresentar e já quase eu janto mas deve
ser e morre analisar se tem algum código
que foi armazenado para a gente ter um
parâmetro de como iremos que você tem os
testes e vai ficar uma frente
combustível caso ela tenha mudado certo
então vamos lá vamo tirar que a tampa
lateral e fazer o jogo dele ser e fazer
a verificação vamos lá Pronto direita
pra lateral quando é que os links deve
ser Vamos colocar o gente aqui fazer uma
jantinha que meu fio azul
é o que o azul e o verde com listra
preta colocamos um janta aqui no local ó
e Pronto agora vamos ligar a ignição e
vamos analisar em qual mapa me de
combustível está e verificar sua algum
corte de faca me ligar a ignição pronto
olha aqui ó
[Música]
ó ó já pescou quatro vezes aqui marcar
meio de combustível o
o número 4 que a gente tem 100 porcento
de álcool Mas pode ser que tenha é
somente gasolina do tanque Então ela
mudou novamente que a gente tem que
subir porque vou do movimento vamos
agora qual o código que está armazenado
natural 12 12 você vai dar outro código
um 12 certo piscam uma vez longa que é
10 unidades e duas vezes curta então
duas unidades então 12 certo então tá
indicando aqui que o código do Zé do
bico injetor Então vamos analisar o bico
injetor verificar pressão da bomba de
combustível que mudou o mapeamento aqui
então esse problema pode ser mudado
somente como o motivo do bico que está
defeituoso ou sujo ou alguma alguma
fiação que esteja interrompida de
alimentação ou pulsação para objetor o
mesmo ou a Bruna combust
o que redunda em relação à pressão de
linha de combustível Então vamos
analisar vamos lá ó galera vamos medir
aqui a pressão da bomba de combustível
vou mostrar aqui um pouco aqui do
sistema
e como funciona a
e essa mangueira aqui ó aqui vem lá da
bomba de combustível é
e ela vem certo passa pelo filtro não
E ai vai e vem para ir para esse e vim
aqui ó essa junção Central chegar aqui
vai saiu vai ter duas saídas um aqui ó
essa vai para novamente a bomba que
justamente vai para o regulador de
pressão dentro da bomba e essa outra
aqui ó vai para é só ó o bico injetor
como é que funciona a bomba Manda um
abração acima de Três Barras em média de
4 a 7 bar certo quando vem para cá chega
aqui aí essa mangueira que sai lá para
bomba para o regulador ele vai regular
essa pressão
Tá certo ele vai deixar a pressão da
linha de combustível que justamente é
essa aqui que vai para o bico em Três
Barras certo quando chega nesse Y essa
mangueira vai para dentro da bomba
novamente que é onde está o regulador e
o regulador vai deixar essa pressão da
linha de combustível entre eles bar de
pressão certo é assim que funciona então
eu vou ver se conectado crédito do bico
e vou fazer o teste na saída certo aqui
ó para o bico injetor perto do sistema
se ela der à pressão de 3 bar Ok então
sistema está funcionando corretamente se
não der essa pressão de 3 bar eu vou
verificar aqui ó na saída da bomba de
combustível para ver se o refil da bomba
está mandando acima de 3 bar de pressão
ok
e depois disso Caso esteja tudo correto
aqui nessa opção direito desmontar
e aqui tirar o bico injetor me diga
existência é medir no alimentação nos
com do conector do bico injetor certo
saber se está tudo correto mesmo que
venha dar correto aqui a pressão da
bomba eu tenho que tirar o bico injetor
por causa que vocês tema de injeção me
mostrou que tá com código 12 eu tenho
que ir aí para poder fazer o análise mas
esse código 12 pode estar aparecendo foi
o motivo da bomba está baixa e o bico
não dá trabalhando corretamente Ok e
também isso fez com que mudasse o mapa
mente combustível vamos analisar o
sistema agora vamos lá programa já tirei
aqui a mangueira lá do conector do bico
injetor Já coloquei aqui o Mônico certa
ó fechei aqui e agora eu vou ligar a
ignição para ver qual a pressão que ela
vai nos apresentar
e olha garota tem uns bar de pressão
Ah beleza então aqui a pressão da linha
de combustível Está ok então agora eu
vou retirar lá o bico injetor para poder
fazer as verificações dele Certo faz as
medições no conector do bico injetor e
também no bijetor Lembrando que temos
que também analisar folga de válvula
certo vamos também analisar a folga de
volta Caso esteja tudo correto aqui
iremos passar para o outro e tem também
o sensor é o ter certo vamos lá
a prova já tirei aqui o coisa de
aceleração fora agora vamos verificar
alimentação positiva no fio preto com
listra azul e o pulso negativo que vem
do modo no fio rosa com a lista branca
certo já liguei aqui minha caneta de
qualidade com voltímetro tá na opção
medição de volte certo ignição está
ligada e eu vou colocar aqui a Ponta da
Agulha no fio alfinete está aqui ó do
que o rosa com a lista branca certo e
ela tem que dar aqui ó a voltagem da
bateria
ó ó 12.9 volts porque deu voltagem da
bateria no fio rosa com listra branca
por causa que no bico injetor tem uma
bobina azinha e alimentação 12 volts
está chegando no fio preto com listra
azul se esse fio preto construiu tivesse
rompido ou o bico injetor estivesse
defeituoso em relação a bobina interna
dele Certo não daria essa voltagem vou
simular aqui o defeito vamos supor que
esse fio preto com ali Jesus tivesse
rompido eu vou desligar que é ignição
simulando que esse fio preto quando
Jesus tivesse rompido em algum canto
Observe caso eu ligasse ignição
e colocasse o alfinete no filme rosa com
listra branca e a caneta de polaridade
com voltímetro no fio rosa com listra
branca e não dessa voltagem certo
estaria com defeito o fio preto com a
lixa Azul Faria rompido em algum canto
ou sistema daria defeituoso uma ignição
fiação fusível Ok então vamos lá eu vou
desligar aqui ó a ignição e observem se
ainda se não tivesse ligada e apresentar
essa leitura certo então iria dizer que
a ignição estaria com defeito o fio
preto quando Jesus teria rompido em
algum canto ou a bobina do bijutaria
defeituoso certo obrigada defeituoso
lembrem que o alfinete está no fio rosa
com listra Azul certo se eu pegar esse
alfinete colocar no fio preto com listra
azul com a ignição ligada vai dar a
mesma voltagem então eu já faço o teste
diretamente
e quando isso Azul Vou ligar a ignição e
olha aí é voltar agora iremos fazer o
que o teste do pulso negativo que vem do
modo pelo fio rosa com listra branca
Quando eu der partida
tá certo aqui no fio na luzinha verde
ela vai ter que piscar quando eu der
partida essa luzinha verde aqui ó vai
ter que piscar vou dar partida agora
olha agora você viu que a luzinha verde
começou a piscar novamente
Ah tá ficando gordinha que a gente não
quer dizer que o sinal negativo o Sandy
que vem do modo Pelo frio rótulo azul
que está correta então alimentação no
conector obd2 está OK agora vamos
verificar o bico injetor Vamos colocar
ele na máquina para poder fazer as
verificações vamos lá ó galera já
coloquei o bico injetor na máquina nós
vamos ligar aqui a máquina e vamos fazer
os primeiros testes primeiro teste o que
é verificar a resistência do dente gente
vamos selecionar aqui ó
a resistência certo e aciona pronto de 9
a 12 homens estão tá dentro do padrão OK
agora vamos agora para estanqueidade
vamos acionar Vamos colocar aqui em 13
bar para poder fazer de acordo com o a
pressão de trabalho do bico injetor era
tudo vamos selecionar aqui ó
estanqueidade agora vamos selecionar ok
e3va ok e vamos ver se ela vai aguentar
essa pressão ressoa sem dar
o vazamento ali sem gotejar
e até agora tá ok tem que esperar um
tempo para fazer verificar se realmente
a válvula
a tu vai aguentar essa pressão Ok
beleza agora ia me fazer um teste de
leque certo a mulher quantidade de vazão
quem vai nos apresentar aqui certo vamos
selecionar aqui o leque certo na pressão
3 vá OK tá chateando o que a certinho
leque EA quantidade ó aí média de 15 ml
Então tá dentro do padrão Beleza agora
vamos parar aqui vamos lá
e vamos achar aqui o líquido é para
poder fazer o teste agora de equalização
Pronto já esvaziou e agora vamos fazer o
teste equalização certo como selecionar
já se não tivesse bate trabalho e vamos
agora esperar Aí gravei em quantos ml
levar nos apresentar aí em menos de três
minutos assim que nos mais ou menos a
gente vai dar certo só aguardar agora é
Oi gente meio mais ou menos já tá com 40
quase 50 ml pressão de 15 bar
há 50 ml justo Então tudo dentro do
padrão resistência está em Piedade leque
equalização tudo dentro do padrão então
bico injetor show de bola Ok então vamos
parar mais teste na motocicleta galera
já remontei aqui o bico injetor tudo
certinho no bico injetor alimentação
tudo ok pulso negativo também tudo OK
agora vamos verificar aqui a parte da
folga de válvula depois vamos verificar
o sensor é o ter e depois conta na moto
e verificar
é o sinal da sonda para o modo como está
claro já tirei que a tampa de válvula
você já tira a requerente apresentou HC
certo ela vai ficar aqui a coroa e Ok
tudo certinho tá no tempo certinho coroa
de comando tá com a bolinha para cima a
linha da Cruz de comando está alinhado
com alinhamento do cabeçote Ok folga de
válvula 0,24 nesse cabo 0,8 de admissão
para corretíssimo aqui na admissão tanto
pode ficar 0,067 milímetros com pode
ficar 0,10 centésimo de milímetro na
Dias Cap pode ficar
a 0,20 e 20 MM com pode ficar 0,26
centésimo de milímetro perto é 0,02 cm
para menos e para mais ok então aqui na
parte de válvula em relação ao cabeçote
aqui está corretíssimo certo então vamos
parar Outro ponto Agora vamos lá pro
galera tudo prontinho aqui é agora vamos
retirar que o sensor é o tecido
temperatura e fazer a verificação de
resistência e se ele vai mudar essa
resistência de acordo com a temperatura
ambiente certo vamos lá
[Música]
Fala galera para medir a resistência do
sensor é o que se temperatura colocamos
um motivo na escala de 20 cá coloquei
dois certo Narizinho aqui ó vou poder
fazer medição tem a borrachinha que eu
poder Encostar um no outro a controlar
frente aí um dos fios nos terminais e
aprender ele é louco certo como é que a
temperatura está em torno aí gente 30 a
35 graus a resistência que tem que dar
em torno de 1,4 a 1,8 ohms tentar nessa
média certo vou colocar aqui ó ok uma
nas pontas de prova queria tem um dos
fios EA vermelha no outro certo eu
inverti vai dar mesmo chegar olha aí
a seis Campos né então eu vou pegar aqui
no onde se faz a leitura eu vou passar o
dinheiro daqui para poder aquecer um
pouco ele e aqui essa resistência vai
ter que diminuir certo então vou
encostar aqui ó ó
[Música]
e olha aí galera já tá dormindo ainda
quanto mais
e eu esperei aqui eu os dedos no
terminal de leitura ele vai ter que
baixar essa resistência certa
e olha isso quanto maior for a
temperatura que ele está recebendo menor
vai ser a resistência e Menor vai ser a
voltagem para o módulo de sinal quando
ele recebe a alimentação de 5 volts aí
ele vai mandando essa voltagem para o
modo de acordo com a resistência dele
certo agora eu vou parar e aos poucos
como tá no ambiente que tá ventilando
então ele vai começar aumentar essa
resistência observa 1
e olha aí então tá trabalhando
corretamente então presta o sensor é o
que está ok vamos colocar no canto e
agora vamos fazer o teste lá fazer uma
verificação na vela de ignição para ver
se tem algo de errado nela também vamos
lá a galera já conectar aqui o sensor
tem no local agora vamos fazer uma
verificação a expressão lá na vela de
ignição vamos lá pro galera vamos
retirar aqui a vela ignição para a gente
analisar certo dando uma visualizada
nela aqui ó essa vela ela não é a
original ela é falsificada certo
bom então vamos retirar ela aqui e vamos
fazer uma análise ela é
[Música]
E aí
G1
E aí
E aí
e olha aí galera como tá o ele acordou
[Música]
e como faço pino agora ele queimou
irregular o motivo que essa vela é
falsificada certo então vamos sem
colocar uma vela nova certo e o chá
mente por motivo que a vela está
danificada Ok para o sistema ficar o
mais correto possível não é Beleza
depois colocava ela aqui vamos montar
colocar o tanque e fazer a verificação
ela em funcionamento iremos fazer o que
iremos apagar os códigos o armazenamento
Central certo iremos mudar uma coisa com
o motivo funcionar ela e analisar ver se
ela vai voltar esses código ou mudar o
mapeamento de combustível beleza até
agora não encontramos nada irregular
somente a vela certo tava irregular
Então vamos fazer
é apagar os códigos falhas fazer essa
mudança de mapeamento e verificar o que
pode ter acontecido aqui talvez é tenha
rodado somente com álcool perto e ela
mudou o mapeamento certo e tá causando e
essa variação de aceleração essa
dificuldade para funcionar mas que uma
vela também está danificada então isso
pode ter ajudado a fazer essa mudança de
mapeamento perto Como pode estar
falhando e dificultando ao funcionamento
Ok vamos lá olha aí galera
diferenciadoras que eu uso de uma para
outra hora começa está fina e essa
perfeita e a diferença aqui ó ó
Tá certo essa que tem uma coloração e é
mais curta o espaço e esse aqui não tem
coloração e é mais longo espaço certo e
as iniciais aqui ó são maiores Beleza
então vamos substituir a vela que
realmente essa vela que é falsificada e
ela está danificada Então vamos colocar
essa vela para ter um melhor rendimento
na mão vamos lá então galera já montei
toda aqui eu tô aqui no canto OK agora o
procedimento é apagar os códigos de
falha armazenar Central depois fazer o
reset do mapa vem de combustível e
depois fazer o reset do PPS pelo sensor
é o tempo certo como eu fiz a
verificação de Val fiz a verificação do
bico injetor vela tem que fazer o reset
do CPF ok
a primeira coisa a gente fala o shampoo
aqui no planeta deve ser entre o fio
verde quando cheguei aqui o fio azul
certo e agora vamos Apagar o Spotify
querendo fazer vamos ligar a ignição
certo aí antes de 5 segundos iremos
desconectar e assim que segundo depois
que diz Conectar conectar novamente e a
Lucy um diagnóstico começará a piscar
certo então Jump feito liga esse ignição
desconecta e conecta aguentem aqui ó a
injeção vai começar a piscar para saber
se realmente pagou o código a gente
desliga a ignição liga novamente vai
ficar aceso direto e
e pronto OK agora vamos apagar aqui ó
passou reset novamente combustível está
no código mapa Quatro ó certo comeríamos
fazer iremos fazer o champagne deve ser
certo
E aí iremos puxar o punho total do
acelerador puxar deixar Total assim ó
puxado e vamos ligar a ignição a
Luizinha aqui do teu de álcool né irá
acender irá pagar quando aceder
novamente iremos soltar o ponho total
já vimos aqui desconectamos e
reconectarmos e a luzinha aqui do
marcador de teu de álcool irá ficar seis
permanente certo então vamos usar já
perfeito puxar emos aqui o por um total
do acelerador seguramos
e ligamos a ignição quando 2014 de ter o
diabo ali ó acender só tamo saindo do
acelerador desconectamos e conectamos
novamente vai ter que ficar aceso direto
ó não ficou acesa é
é isso quer dizer que pode ser algum
problema no TPS para que como a gente
fez o procedimento correto só sei que o
TPS esteja irregular e no teste desde
deixando fazer o reset Então vamos
tentar só mais uma vez desliguei uma
ignição shampoo conectado ou totalmente
puxado liga apreensão acendeu apagou
quando aquele novamente soltamos
desconectamos e reconectados ficar ser
direta não tá ficando aceso direto
continua piscando Então quer queremos
fazer agora iremos verificar ou TPS o
sinal do TPS vamos lá como é que iremos
proceder
e aqui ó dá um dado sensores ali ó
iremos colocar um alfinete no fio
Amarelo certo e iremos verificar a
voltagem dele para o módulo iremos
colocar um afinete no seu Amarelo
múltiplo na escala de 20 igual de
continuar ponta de prova preta no
aterramento do motor EA vermelha no
alfinete Aonde está o justamente o que o
amarelo tem que ficar em medi 0,4 a 0 a
5 volts é com a borboleta fechada ao a
gente começa a acelerar ela tem que ir
de 0,4 ou 0,5 até 4.3 ver sem da corte
de falha no decorrer dessa atenção até
chegar no quadro quando fez vou vamos lá
então galera coloquei um alfinete lá no
conector da unidade de sensores núcleo
Amarelo Lembrando que lá no conector da
hoda sensores tem um fio amarelo com
essa vermelha é para falar
e somente no fio amarelo que é o sinal
do TPS para o módulo contra o vermelha
no alfinete no fio Amarelo ponta de
prova preta no aterramento do motor
multímetro na escala de 20v certo então
vamos lá ignição Ok olha aí 0,4 aí agora
é o seguinte iremos puxar o acelerador
agora certa iremos puxar que o
acelerador lentamente e ela vai variar
de 0,4 a 4,3 volts certo não pode dar
falha na leitura aqui da voltagem Então
vamos lá puxar lentamente e
E aí
[Música]
E aí
[Música]
E aí galera chegou em 3.8 volte já caiu
criar um volte eu vou soltar um pouco
acelerador vou soltar o qual o tava
tocando aí ó 3.194 volte agora eu vou
acelerar mais e ela já cai para 0,7 V
Então esse é o motivo que a gente não tá
conseguindo fazer o reset do mapeamento
de combustível certo vou soltar
acelerado agora foi para que esse ponto
ou depois quando sete vou continuar
acelerando ela tinha que ir para 4
controles volte eu vou chorar tudo olha
aí fui para 0.6 volte então isso quer
dizer o que quer dizer que a unidade de
sensor está defeituosa ou sensor TPS
está com defeito tem que ser substituído
a andar de sensores Mas vamos lá para a
gente conseguir fazer o reset do
marcamento combustível que queremos
fazer iremos puxar o ponho aqui
Tá certo a iremos puxar o ponho aqui ó
até 3.8 volte a botar aqui até pronta
aqui a 3.8 vou tiramos segurar nessa
posição certo iremos igual nessa posição
aqui iremos fazer a mesma coisa iria me
ligar a ignição quando a luzinha do teu
do álcool acender a pagar novamente a
acender a gente soltaremos o punho do
acelerador desconectamos o conector LC e
como é que nos novamente que iremos
conseguir fazer o reset do mapeamento de
combustível Então vamos lá vamos para o
procedimento Lembrando que esse
procedimento somente para a gente fazer
a mudança de mapeamento Lembrando que
tem que ser substituído a andar de
sensores Ok só para vocês verem que o
motivo que a gente não tá conseguindo
fazer o reset do mar durante combustível
é por motivo do TPS defeituoso Então
vamos lá para o procedimento
Fala galera vamos lá para você de medo a
injeção tá ligado Por enquanto a gente
deixar o punho Aqui de acordo com o que
a gente precisa Então vamos puxar aqui o
acelerador vamos deixar aqui na média de
peraí 3.8
o João galera Ó já está segurado aqui ó
na maneira de 4 volts ok certo agora vou
desligar a ignição ó certo ou ponho está
puxado aqui ó né na média de quatro
volts agora vou ligar a ignição o Jampa
e já está aqui ó então eu vou ligar a
ignição agora aí ó Vai acender pagou
quando acender a gente solta o.
e voltamos o punho desconectamos e
conectamos novamente Pronto agora vamos
ver se após se fosse é direto olha aí
galera já ficou a ser direto show de
bola agora para gente confirmar se o
novamente realmente mudou deixamos janta
aqui conectado desligamos a ignição e
ligamos e vai ter que ficar pescando
somente uma vez
[Música]
E ai galera show de bola já mudou para o
mapa uma Então OK agora o procedimento
agora é funcionar motocicleta desligamos
aqui a direção desse conectamos o
shampoo só que a gente funcionar vamos
fazer o reset do sensor é o teste do
sensor TPS certo vamos fazer o reset
pelo sensor at do sensor PPS vamos lá ó
galera para fazer o reset do TPS aqui
certo ao lado sensores fazendo o Japão
DLC entre confio azul com fio verde com
chá preto desse conectamos conector do
sensor é o que e fazemos Jump entre os
dois fios meu gente aqui ó essa pecinha
aqui peguei um sensor eu ter danificado
Tirei essa parte aqui e já peguei de um
lado para o outro certo
E aí o seguinte
o estágio ampliado aqui quando eu ligar
a ignição a luzinha da diagnóstico lá e
irá começar a piscar antes de 5 segundos
eu tenho que ir somente desconectar o
jumpeamento da do conector do sensor é o
que ao retirar irá piscar bem rápido a
luzinha do diagnóstico lá certo vou
mostrar lá no na ignição vamos lá na
frente jamp Conectado e observe eu vou
ligar que ignição e ela vai começar a
piscar aqui ó pronto e agora eu vou
retirar aqui e observe lá a posição que
vai ficar eu tirei Observe que ele ficou
bem rápido várias vezes certo vocês
viram que preciso bem rápido várias
vezes então duas vezes vezes bem rápido
então isso aqui quer dizer que
conseguimos fazer o reset do PPS Beleza
agora desligue a ignição
Oi Rê conectamos o conector do sensor é
o que é
o desconectamos andar de sensor ou
conector DLC e agora vamos colocar a
motocicleta para funcionar ligamos a
ignição vamos dar partida agora é
e agora vamos ajudar na na acelerador e
E aí
e quando funcionou agora iremos deixar
aqui em média de 10 minutos ela
funcionando para destino um ajuste do
sistema de injeção da correia depois
iremos verificar o sinal da sonda para o
modo mesa o funcionamento está show de
bola qual iremos aguardar e uns 10
minutos Vamos esperar agora 10 minutos
vamos lá volta depois de 10 minutinhos
funcionando perfeito funcionamento e
agora vamos verificar o sinal da sonda
lambda sensor de oxigênio para o móveis
colocamos aqui alfinete no fio preto
certo do lado das ondas ou mesmo no lado
do chicote elétrico no fio preto com
listra branca Ok no fio preto do lado da
sonda ou no fio preto colete aguenta do
lado do chicote elétrico no conector da
sonda
é um troll vermelha justamente no fio
preto aqui ó um alfinete e com prova
preta no aterramento com multímetro na
escala de 20 volts e ela tem que ficar
alterando de 0,1 a 0,9 mini router olha
não funcionamento ela fica alterando a
Hora Está rica hora está pobre a mistura
Ok então show de bola o funcionamento
Então galera um defeito da moto e
e somente a unidade de sensores
defeituoso Ô TPS defeituoso quando a o
condutor estava acelerando ela ela
chegava nesse ponto mais alto onde
falava e ficava mandando uma voltagem é
de 0,67 vou te uma temperatura lá em
cima certo ou sensor eu mandava uma
leitura ou TPM já mandava a outra uma
uma resistência muito alta no sensor é o
ter uma alimentação de retorno para o
modo muito baixa 200 UTI e já do sensor
TPS já mandava uma leitura em regular a
temperatura que já estava certo tava uma
alta temperatura e o sensor TPS mandava
uma leitura abaixa então indicando que
estava na podem descer ainda tava em um
funcionamento lento
E aí mandava pouco gasolina então isso
mudava um mapeamento de combustível
certo então defeito da moto a unidade
sensores defeituosa show
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